Lenda da Ermida de N.S. dos Milagres
Lá pelo século desesseis (XVI), num dia de mar
manso, andavam uns homens nos calhaus do Porto da Casa a apanhar peixe ou a procurar
restos de madeira trazidos pelo mar. Inesperadamente deram com um pequeno caixote à beira
da água, muito bem feito e que despertou logo muita curiosidade.
Abriram-no com cuidado e tiveram uma grande alegria quando encontraram dentro uma pequena
imagem de Nossa Senhora do Rosário.
A notícia correu pelo pequeno povoado e toda a gente se juntou para ver a Santinha.
Alguém reparou que a imagem trazia um escrito que logo foi decifrado pelos poucos que
sabiam ler. Dizia assim a inscrição: "No lugar onde eu sair, façam-me uma
ermida".
As pessoas ficaram muito animadas e, embora não tivessem muitas posses, decidiram que se
haviam de juntar e construir una ermidinha no Alto da Rocha.
Passado algum tempo, a notícia de que uma imagem da Senhora do Rosário tinha aparecido
no Corvo espalhou-se pelos Açores e chegou a Lisboa. Daí veio alguém para levar a
imagem. O povo do Corvo ficou revoltado por se quererem apossar do que era seu, mas não
pode fazer nada.
A imagem foi levada para qualquer templo em Lisboa. Aí uma coisa estranha começou a
acontecer: Nossa Senhora amanhecia todos os dias com o manto molhado, como se tivesse
feito uma grande viagem por mar. E assim era. A Santinha aproveitava a noite para vir
visitar a pequena ilha do Corvo, onde queria estar.
Os padres de lá começaram a ficar perturbados com o acontecimento inexplicável. Até
que um disse: - Esta santa não se quer aqui. Ela, desde que cá chegou, o manto está
sempre alagado. Isto é um sinal. Ela tem de ir para onde saíu.
Alguns concordaram e outros não, mas, passado algum tempo, durante o qual o estranho
acontecimento se continuava a dar, mandaram a imagem de volta para o Corvo.
A alegria do povo foi grande quando recebeu a sua Santinha. Fizeram-lhe uma pequena ermida
sobre a rocha, sobranceira ao Porto da Casa, onde ela tinha aparecido e queria ter a sua
morada. Dali passou a proteger os corvinos e a fazer muitos milagres, pelo que a
baptizaram com o nome de Nossa Senhora dos Milagres.