Caminhar para a saúde
Elias Cima,
Psicólogo e professor de Educação Física
O caminhar sempre foi tido como um bom exercício, mas poucos sabem de sua grande importância para a saúde. Ao caminhar com ritmo, pressionamos as solas dos pés e os grandes lagos de sangue ali instalados após os primeiros 400 metros,entram em sincronia com o batimento cardíaco e começam a funcionar como duas bombas na circulação de retorno (coração venoso). É como se estivessem implantados no corpo mais dois corações.
Com três corações a circulação é perfeita. Por isso os médicos recomendam a seus pacientes enfartados caminharem todos os dias. Nas estatísticas os safenados que caminham tem uma sobrevida sensível.
Caminhar com ritmo e continuidade, põe também em equilíbrio, o funcionamento de todos os órgãos do nosso corpo. Melhora a respiração e conseqüente oxigenação das células da massa cinzenta do cérebro, melhorando a memória. Todas as outras células, melhor oxigenadas, eliminam as toxinas acumuladas nas últimas 24 horas, baixando a tensão, diminuindo stress e suas conseqüências.
Além disso, recomenda-se beber bastante água entre as refeições. O sódio é eliminado e a hipertensão diminui naturalmente. O fígado (que tem mais de quinhentas funções conhecidas no corpo humano) passa a funcionar melhor, o baço é estimulado, o pâncreas tem funções ativadas e a digestão fica mais fácil, aliviando a prisão de ventre.
Caminhar previne todas as doenças, e cura muitas. Mas o caminhar tem que dar prazer. O homem tem não só direito, mas a obrigação de viver o tempo de vida que lhe resta da melhor maneira possível.
Elias Cima é presidente da Fundação Cima's de pesquisa de ervas medicinais na
prevenção de doenças, sediada em São Lourenço, MG.
© 1996 Fundação Cima's. Todos os direitos reservados.