Começando

Se tem algo difícil no RPG, é começar a jogar. Abaixo você lerá sobre os meios mais comuns de se começar a jogar, e algumas dicas para fazê-lo.
1. O meio mais fácil de começar a jogar é entrando num grupo que já joga a mais tempo (os mais "idosos" tem mais experiência). Desse modo, você irá, provavelmente, participar de aventuras mais elaboradas, com muito mais além de "Matar, pilhar, destruir" ou "Abre porta, mata monstro, pega tesouro", mostrando o verdadeiro potencial do RPG: A interpretação, e a possibilidade de se fazer o que quiser.
Além disso, você aprenderá as regras muito mais rapidamente, já que você tem alguém pra tirar suas dúvidas, e principalmente, vê-las dentro do jogo, sendo utilizadas. Você provavelmente não terá que comprar os livros de regras logo de primeira.

2. Este meio é obviamente mais difícil: Montar seu próprio grupo (alguém tem que começar, né?). Mas as vezes, você não conhece ninguém que já jogue, obrigando você a pegar um grupo de pessoas, ensinar e aprender as regras sozinho... Daí, a experiência vem com o tempo. Este trabalho é um pouco difícil, mas depois de finalmente alcançar seu objetivo, você pode se lembrar de quando você ergueu tudo isto do nada (é bem recompensador).
Como este caminho é o mais difícil, aqui vão algumas dicas:

Antes de escolher com qual RPG começar, dê uma pesquisada sobre eles, atravéz de revistas, homepages, encontros, convenções... ou livrarias (uma folheada nos livros não faz mal a ninguém).

Depois de escolher o RPG, arrume o livro básico de regras e leia-o bem. Se surgirem dúvidas, tente entendê-las procurando no livro, que provavelmente estará explicando tudo. Se não for suficiente, tente tirar as dúvidas em alguma revista, com alguém ou na Internet (a internet é uma fonte de informação infinita. Procure em Homepages, bate-papos sobre o assunto, etc...)

Talvez você deva fazer isso antes do ítem 2: Procurar interessados, para que seu trabalho até então não seja em vão. Se encontrar alguém que já joga, melhor. Vá para o outro tópico. Caso isso não aconteça, continue lendo.
O melhor seria encontrar pessoas na mesma situação que você. Desse modo, além de ter garantia que a pessoa irá participar e vai dar uma força, você não precisa explicar a filosofia do jogo. Se você precisar de mais ou outras pessoas que nunca ouviram falar em RPG, explique pra elas como que o RPG funciona (não as regras, mas suas características).

Depois de juntar um grupo de pessoas, você vai precisar de um Mestre. Se você é o único que já entendia do assunto, você terá que fazer este papel.
O RPG sozinho, sem uma boa aventura não é muito atrativo. Deste modo, uma boa aventura é fundamental. Se você já jogou alguma aventura que você achou muito boa, melhor. Assim você sabe o tipo de aventura que deixa as pessoas mais empolgadas.
Faça uma aventura com intriga, tramas bem boladas, um equilíbrio entre combates (lógicos, é claro), e diálogo ou "trabalho mental". Suspense é uma coisa que prende muito os jogadores (como nos livros, quando você fica curioso para saber "o que é aquilo", ou quando você fica tenso quando o herói da história entra numa casa abandonada, revirada e escura, no meio da noite, com aquele silêncio furtivo, e talvez, vultos e sombras que se movem rapidamente). Na falta de idéias, assista um filme ou leia um livro com o mesmo tema ou cenário do RPG em questão). Muitas vezes você tem idéias apenas lendo o livro de regras.
PS: Criar e mestrar a aventura é a parte mais difícil disso tudo. Seja corajoso.
Para dicas mais avançadas e detalhadas, clique aqui.

Se o pessoal gostou (o que muitas vezes não depende de como as coisas rolaram, mas simplesmente do gosto da pessoa) você não precisa fazer mais nada. Eles provavelmente virão te procurar para jogarem mais uma vez. Boa Sorte!

FIM!

P/ Pág. Principal

Página Principal