Belote

Contagem de Pontos

    É uma variante do "Dane-se". Joga-se com um baralho de 52 cartas. Podem participar de 2 a 10 pessoas.
    Como no "Dane-se", na primeira mão, cada jogador recebe uma carta; na segunda, duas e assim por diante
    Como muitas pessoas podem jogar, a última distribuição de cartas não será sem trunfo, pois é necessário que sobrem cartas no maço. Para escolher o trunfo, basta abrir uma carta do maço, que indicará o naipe de trunfo da rodada.
    Exemplo: Suponhamos que nove pessoas estão participando. Como é necessário sobrar pelo menos 3 cartas no maço, cada jogador receberá 5 cartas . Se cada jogador receber 5 cartas, nenhum deles poderá prometer mais que 5 vazas.
    Regra importante: A soma das vazas prometidas pelos jogadores não poderá ser igual ao número de vazas possíveis na mão. Poderá ser maior ou menor. Assim, pelo menos um dos parceiros deixará de cumprir sua declaração.

Contagem de Pontos

  1. Cada vaza feita é igual a 1 ponto, independente de ter sido ou não prometida;
  2. O jogador que fizer o número de vazas que prometeu receberá um prêmio de 10 pontos. Exemplo: Se um parceiro prometer fazer duas vazas e cumprí-las, ganhará 12 pontos. Se prometer duas e fizer três, ganhará apenas três pontos.


    Assim, vemos que a diferença entre "Dane-se" e Belote está no fato de o total de vazas prometidas não poder coincidir com o número total de vazas possíveis. A segunda diferença está na contagem de pontos.