Buraco

Combinações, Prêmios e Contagem de Pontos
Canastra | Vulnerabilidade | Contagem
Com Morto ou Biriba | Exceções | Batida Direta e Indireta
Bossa Nova

    O jogo com dois ou três participantes tem contagem de pontos individual. Quando quatro pessoas participam, duas duplas são formadas, devendo sentar em posições alternadas. Com seis jogadores, podem jogar dois triângulos, que também deverão ficar em posições alternadas.

Combinações, Prêmios e Contagem de Pontos

Canastra

    As combinações de sete ou mais cartas do mesmo valor ou em seqüência do mesmo naipe, chamam-se canastra e recebem prêmios especiais. A canastra sem curinga é chamada Limpa e vale 200 pontos; a canastra com curinga chama-se Suja e vale 100 pontos. Estas denominações variam de região para região.

Vulnerabilidade

    No início da partida, qualquer jogador, na sua vez de jogar, poderá descer os jogos que estiverem prontos. Quando o jogador ou a dupla atingir 750 pontos (metade dos pontos da partida), ficará vulnerável e ele ou cada componente da dupla só poderá descer cartas quando estas somarem 75 pontos ou mais. Se o jogador descer com menos que 75 pontos pontos, estando vulnerável, terá de recolher suas cartas e só poderá voltar a descer quando tiver 90 pontos.

O Jogo

    O mão compra uma carta do baralho (monte no centro da mesa, constituído pelas cartas que sobrarem após a distribuição), verifica quais as combinações que pode fazer com essa carta e descarta uma que não lhe interessa. Essa carta começa o chamado bagaço, refugo ou cartas da mesa. O mão tem direito a comprar uma segunda carta, se a primeira não lhe convier. Esta exceção só se aplica ao mão, na sua primeira jogada.
    Após o descarte, que nunca poderá ser recolhido e substituído (ou seja, não se pode desistir de jogar fora uma carta), jogará o segundo jogador à esquerda do primeiro e assim por diante, até que alguém termine a partida. Após cada compra o jogador poderá baixar uma combinação de cartas - jogo - antes de descartar uma carta da sua mão. O descarte significa que ele acabou sua jogada e está passando a vez. O jogador não pode voltar atrás. Se a partida é em duplas, então os jogos da dupla deve ficar na frente de apenas um componente da mesma.
    Do segundo jogador em diante, existe opção entre a compra de uma carta do monte ou de todas as cartas do bagaço.Quem ficar com uma carta não poderá comprar um bagaço de apenas uma carta.

Contagem

    Contam-se os pontos perdidos na mão (as cartas que sobram na mão quando um outro jogador bate) como negativos. Contam-se os pontos das cartas combinadas sobre a mesa e os prêmios, descontam-se os pontos perdidos, anotando-se a diferença.

Buraco com Morto ou Biriba

    Jogando no máximo por quatro pessoas. A contagem de pontos, as combinações, o jogo é o mesmo do buraco.

Exceções

    Se os participantes forem dois ou duplas (4 pessoas), além das onze cartas distribuídas a cada jogador, quem cortar o baralho deverá distribuir duas pilhas de onze cartas (mortos), que serão postas no canto da mesa, fechadas. O jogador que bater com as onze cartas iniciais, pegará as onze cartas de seu morto e o jogo continuará como antes. No jogo de parceria, cada morto corresponde a uma dupla. Se quem já pegou o morto tornar a bater, terminará a partida. Se a outra dupla ou o outro jogador não pegar o morto, deverá descontar de seus pontos positivos os 100 pontos correspondentes ao morto, além das cartas que tem em mãos.
    No jogo em três, os mortos também serão em três, um para cada jogador.

Batida Direta e Batida Indireta

    Batida direta é aquela em que o jogador termina sem descartar. Pegará o morto e continuará a jogar, sem comprar carta.
    Batida indireta é aquela em que o jogador termina suas cartas, descartando uma. Pegará o morto, mas só poderá utilizá-lo na outra volta, quando for a sua vez de jogar. Deverá então comprar carta ou o bagaço, normalmente. Se um jogador comprar o morto por batida indireta e o adversário terminar a partida antes que chegue sua vez de jogar, o morto deverá ser pago, como se não o tivesse sido comprado.

Buraco "Bossa Nova"

    É igual ao Buraco com Morto ou Biriba, mas é obrigatório ter canastra limpa para poder bater o morto. É a modalidade mais jogada atualmente.