Escopa

O Jogo | Bônus | Penalidades | Dicas | Bônus Opcional | Escopone
    A Escopa , também conhecida como Escopa de 15, jogo de origem italiana, introduzido no Brasil pelos imigrantes italianos no início so século, mantém até hoje sua popularidade nos bairros "italianos" de São Paulo.
    É jogada por duas, três e até mesmo por quatro pessoas, neste caso, porém, em parceria. Eliminam-se os 8, 9 e 10 de um baralho (sobram 40 cartas) e atribui-se às cartas seu próprio valor, sendo que, convecionalmente, o Rei o Valete e a Dama respectivamente 10, 9 e 8 pontos e o Ás vale 1.
    Antes de iniciar a partida, os jogadores determinam se a mesma valerá 21 ou 31 pontos. Os números de mãos não é prefixado; jogam-se tantas mãos quantos forem necessárias para a obtenção dos pontos estabelecidos inicialmente.
    A finalidade deste jogo é fazer o maior número de vazas e escopas, afim de se obter primeiro o número de pontos convencionados.
    A vaza se faz ao se atingir 15 pontos, por meio de uma combinação entre uma (apenas uma) carta da mão e uma ou várias cartas da mesa. Quando o jogador consegue somar os 15 pontos, recolhe todas as cartas utilizadas para a obtenção da vaza e coloca-as ao seu lado, viradas para baixo.
    A escopa se faz quando a carta descartada, somada a todas as cartas da mesa, forma 15 pontos. Sempre que se obtém uma escopa, vira-se uma de suas cartas para cima, afim de que, ao final, se possa identificar o número de escopas realizadas durante o jogo.
    O critério adotado para a contagem de pontos das diversas rodadas, ao final de cada mão, é o seguinte:


    Como se pode observar, o valor individual de cada carta é totalmente desprovido de significado na contagem de pontos; é importante apenas ao se computar os 15 pontos durante as rodadas.

O Jogo

    Uma vez escolhido o carteador, por meio do sistema de quem  tira a menor carta, em seguida distribui-se, uma a uma, três cartas para cada jogador. Posteriormente, coloca quatro cartas viradas para cima, no centro da mesa. As cartas restantes do baralho são colocadas à sua direita, com as faces ocultas.
    O jogo obedece ao sentido anti-horário, a partir do carteador. O rodízio de carteadores a cada rodada também obedece à mesma ordem. O jogo, portanto, é iniciado pelo jogador à direita do carteador, que descarta uma das cartas que possui na mão, de forma a obter 15 pontos ao combiná-la com uma ou mais das quatro cartas inicialmente colocadas sobre a mesa.
    Se o jogador tiver na mão o Rei, Valete e Três e as cartas da mesa forem Ás, 2, 3 e Dama, ele poderá fazer 15 pontos, jogando o Valete sobre o Ás, 2 e 3. Poderá também fazer a mesma contagem se jogar o Três sobre o Ás, Dama e Três que estão na mesa. Ou ainda o Rei sobre o 2 e 3. Embora as combinações possam ser diversas, é vantagem somar 15 pontos com o maior número possível de cartas da mesa; se possível, com todas.
    Se nenhuma carta do jogador somar 15 pontos com pelo menos uma das cartas da mesa, ele escolherá uma de suas cartas da mão e descartará aberta ao lado das outras da mesa. A seguir  jogará o participante à sua direita. O jogo prossegue desta forma, cada jogador procurando descartar uma carta que some 15 pontos com as da mesa, a fim de obter uma vaza ou uma escopa.
    Após o descarte das três cartas inicias, muda o carteador e nova distribuição de três cartas será processada, pelo mesmo sistema.
    Quando for ocorrer a última distribuição, o carteador será obrigado a anunciar: : "Últimas". As cartas que sobrarem no centro da mesa ficarão com o jogador que ganhar a última vaza.
    As cartas que sobram na mesa somam necessariamente 10, 25, 40 ou 55 pontos. Caso contrário, algum erro ocorreu no decorrer da mão. Se as cartas não somarem os pontos acima indicados, os jogadores deverão verificar cuidadosamente todas as vazas de todos os jogadores, a fim de aplicar-lhe a penalidade correspondente.

Bônus

    Se as quatro cartas distribuídas inicialmente na mesa somarem 15 ou 15+15, combinadas duas a duas, deverão ser recolhidas pelo carteador, que fará assim uma ou duas escopas, conforme o caso.
    Exemplo: ao abrir as quatro cartas da mesa, o carteador tira um Rei, um 5, um valete e um 6 e terá feito duas escopas.
    Se as cartas abertas forem um Ás, um 6, um 5 e um 3, ele terá ganho uma escopa.
    Quando o carteador fizer uma ou duas escopas dessa forma, as cartas da mesa não serão substituídas. Caberá ao primeiro jogador, após o carteador, inaugurar a mesa, colocando uma carta aberta de sua mão.

Penalidades

    O jogador que recolher erradamente uma vaza, se o erro for percebido na verificação final, perderá quatro pontos e mais os pontos correspondentes a todas as vazas que fizeram os outros jogadores naquela mão. A soma desses pontos será diminuída do total de pontos do infrator.
    Se um jogador descartar uma carta, sem perceber que ela soma 15 pontos na mesa, ao passar sua vez para o jogador seguinte, perderá o direito à vaza. O jogador seguinte poderá recolher a vaza para si.

Dicas

    Quando o jogo é em duplas ou parcerias de três, é importante indicar aos parceiros quando se tem o 7 de Ouros (Sete Belo), para que estes possam descartar uma carta com que se possa faturá-lo. O sinal habitual para se indicar o Sete Belo, é piscar o olho esquerdo. Para indicar que se tem um outro sete qualquer, pisca-se o olho direito.

Bônus Opcional

    Na Escopa, após a contagem final, costuma-se também fazer a contagem da Primeira. Isto é feito verificando-se entre as cartas de um jogador quem tem um conjunto de quatro cartas, uma de cada naipe, que valha o maior número de pontos. Na primeira os 7 valem onze pontos, os 6 valem 8 e os Ases valem 6 pontos casa um. As cartas figuradas não têm valor. As demais correspondem ao seu valor nominal. Quem obtiver o maior número de pontos na Primeira ganhará dois pontos, que serão somados aos que já obteve no jogo.

Escopone

    É uma variante de Escopa para duplas. É jogado também com um baralho de 40 cartas, distribuídas dez a cada um. Nenhuma carta fica no centro da mesa.
    O objetivo também é o mesmo da Escopa - fazer o maior número possível de vazas e escopas. O jogo também obedece ao sentido anti-horário e a contagem de pontos é a mesma da Escopa.
    O primeiro jogador descarta uma carta na mesa e a preocupação do jogador seguinte é a de fazer 15 pontos, juntando uma de suas cartas à da mesa. E assim por diante, até que terminem todas as cartas de todos os jogadores.