Gin Rummy

Regras | O Jogo | Contagem de Pontos
Resumo | Exemplo
Gin Rummy para Quatro
    O Gin Rummy, grande favorito dos monstros sagrados do cinema norte-americano e de muita gente famosa, entre os quais Sir Winston Churchill, é um dos mais conhecidos jogos da família "Rummy", do qual descendem também a Canastra e o Gin. Parece ter sido inventado em Nova York, em 1909, associando-se para seu nome as bebidas gim e rum. É considerado por muitos entendidos como o melhor jogo de cartas para duas pessoas.

Regras

    Jogam duas pessoas, com um baralho normal de 52 cartas, sem curingas. Todos os naipes têm igual valor e as cartas decrescendo Rei ao Ás, que só vale após o dois.
    Cada jogador tira uma carta e quem ficar com a maior será o carteador na primeira partida. A seguir, será sempre quem obtiver menor número de pontos na rodada anterior. As cartas podem ser embaralhadas por qualquer dos jogadores, mas o carteador terá sempre  o direito de ser o último a fazê-lo, oferecendo de pois o baralho para o corte do parceiro. As cartas são distribuídas uma a uma 10 para o carteador, 11 para o adversário. As cartas restantes ficam empilhadas sobre a mesa, com a face para baixo.
    Um segundo baralho será então utilizado, com uma função muito importante, embora pequena. O carteador, após embaralhá-lo, abre a carta superior, que será chamada "carta aberta" e indicará a lenha. Lenha é o limite de pontos das cartas não combinadas que o jogador tiver em mãos, por ocasião da batida. O segundo baralho é utilizado unicamente para esse fim e é preciso muito cuidado para não misturá-lo com o do jogo.
    Os jogadores, com suas cartas, deverão construir trincas (três cartas do mesmo valor), quadras (quatro cartas do mesmo valor) ou seqüências (conjuntos de três ou mais cartas do mesmo naipe seguidas, 8,9 10 de Paus ou 2, 3 e 4 de Espadas, por exemplo). Os jogos devem ficar na mão até que o jogador possa bater, ou seja, que todas as cartas estejam combinadas em trincas, quadras ou seqüências.

O Jogo

    Após a distribuição, o adversário do carteador inicia o jogo descartando uma carta aberta e ficando com 10 cartas, como o carteador. Este, por sua vez, "compra" uma carta do monte. Descarta, a seguir colocando a carta aberta sobre a descartada anteriormente, cobrindo-a completamente. Quem quiser comprar a carta de descarte ficará somente com a última descartada. O jogo continua dessa forma, cada um comprando (do baralho ou o descarte) e descartando, até que alguém bata.
    Se ninguém bater até que restem duas cartas no monte, a rodada será anulada.
    O jogador, para bater e ganhar a rodada, pode fazer três tipos de jogos:     Para bater o jogador deve abrir suas cartas na mesa, separando os jogos e as lenhas ao lado. Nas batidas não combinadas, o total de pontos deve ser sempre anunciado. Se o limite de lenha for 9 e o jogador bater com 8, deverá anunciar: "Oito!".
    As cartas têm os seguintes valores:     Quando o jogador bate, ganha a diferença de pontos entre sua lenha e a do adversário. Por exemplo: o jogador que bate com 6 pontos de lenha, se seu adversário tiver 10 pontos, ganhará os quatro pontos de diferença.
    O jogador que não bateu pode encaixar no jogo do adversário (que bateu) as cartas que combinem com as dele. Suponhamos que um dos jogadores terminou com: 4, 5, 6 de Copas; 8, 8, 8; 9, 10, Valete de Espadas e um Rei de lenha (a carta aberta era uma figura, permitindo portanto 10 pontos de lenha). O adversário tem as seguintes cartas: 10, 10, 10; 6, 7, 8, 9 de Paus; Dama de Espadas, 5 e 7 de Espadas. A Dama de Espadas pode ser encaixada na seqüência do vencedor, sobrando o 5 e o 7 de Espadas (12 pontos). Na contagem de pontos ele perderá a diferença entre sua lenha e a do ganhador, no caso apenas dois pontos, ou seja, a diferença entre 5+7 = 12 e o Rei = 10 pontos.
    Existem no Gin Rummy um quarto e muito interessante tipo de batida, que permite surpreender o adversário que bateu. Trata-se da Rebatida. O jogador que não bateu consegue colocar quase todas ou todas cartas não combinadas nos jogos do batedor, ficando com uma lenha menor que a dele. Exemplo: 4, 5, 6 de Copas; 3, 3, 3; 10, Valete e Dama de Ouros e Dama de Paus de lenha. O adversário tem 9, 9, 9; 7, 8, 9 de Ouros; 3 de Copas, 7 de Copas, Rei de Ouros e 5 de Espadas. Assim, sem ter batido, poderá colocar o 3 e o 7 de Copas e o Rei de Ouros, sobrando apenas o 5 de Espadas, que é menor que a Dama de Paus, lenha do adversário. Ganha assim a rodada com uma rebatida.
    Toas as batidas dão direito a um prêmio. Quando a rebatida for sem lenha, isto é, quando o perdedor conseguir colocar todas as suas cartas de lenha no jogo do adversário, ou se simplesmente não tiver lenha, ela valerá como o Gin.
    A rebatida só existe quando o adversário bate com lenha. Caso contrário, mesmo que fosse possível ao adversário colocar todas as suas cartas, não valerá como rebatida.

Contagem de Pontos

    O objetivo do primeiro jogo é obter o maior número de pontos, até um limite prefixado (em geral 150 ou 200). O maior número de pontos é obtido pelas batidas. Assim, o importante é fazer combinações de cartas apenas com a finalidade de bater, sem, procurar formar jogos artísticos e complicados, se isso atrapalhar a batida.
    O sistema de marcação é importante, pois quanto melhor o sistema adotado, mais interessante se torna o jogo. O mais conhecido e o mais interessante para se ensinar aos principiantes é o Hollywood Gin Rummy.
    Há três itens que são marcados no Hollywood Gin, traduzidos em pontos:
  1. a diferença de pontos das lenhas dos dois jogadores. Se um bate com 10 pontos de lenha e o outro tem cinco, o último ganhará cinco pontos.
  2. prêmio correspondente à batida, mais os pontos obtidos pela diferença de lenhas:
  3. Se bater com Big Gin e encontrar o adversário com 15 pontos de lenha, ganhará 45 pontos (30+15).
  4. cada marcação, ao final de uma rodada é chamada de box (caixa, em inglês).
    Imaginemos que o jogador consiga uma batida simples, sem prêmio, ganhando apenas 5 pontos de diferença de lenhas. Ao marcar esses pontos, ele obtém um box. Todas as batidas, exceto a simples, recebem também prêmio em boxes.
    O Big Gin vale mais três boxes, o Gin e a Rebatida sem lenha mais dois boxes; e a Rebatida com lenha, um box.
    A marcação em boxes facilita a contagem, pois elimina várias operações de adição e subtração. O jogador que obtiver o maior número de boxes será o vencedor final.
    Para o jogo a dinheiro, estabelece-se o valor do box e o pagamento é feito pela diferença de boxes.
    O Sistema Hollywood Gin emprega marcador com três colunas para cada jogador.

A A A B B B
. . . . . .

    Imaginemos uma partida:
    1ª Rodada - A consegue uma batida com lenha e 15 pontos:

A A A B B B
15 . . . . .

    2ª Rodada - B ganha 19 pontos:

A A A B B B
15 . . 19 . .

    3ª Rodada - A ganha, fazendo 16 pontos, que são marcados da seguinte maneira: na primeira coluna d A, eles são somados aos pontos anteriores (15 + 16 = 31) e na segunda coluna de A, são marcados simplesmente:

A A A B B B
15 16 . 19 . .
31 . . . . .

    4ª Rodada - A ganha novamente 17 pontos, que são somados na primeira e na segunda colunas e marcados na terceira:

A A A B B B
15 16 17 19 . .
31 33 . . . .
48 . . . . .

    A tem agora 48 pontos e três boxes na primeira coluna; 33 pontos e 2 boxes na segunda e 17 pontos e 1 box na primeira.
    Apesar de ter ganho apenas três rodadas, duas a mais que B, A tem cinco boxes de vantagem, porque o Hollywood tem marcação cumulativa.
    Os pontos servem apenas para completar a coluna, cujos limites de pontos devem ser estabelecidos previamente (150 ou 200 pontos, em geral).
    Quando um jogador atinge o número de pontos na primeira coluna, ganha cinco boxes de prêmio e as primeiras colunas dos dois jogadores são fechadas. O mesmo será feito posteriormente na segunda e na terceira colunas.
    Quando a "carta aberta" (indicadora do limite de lenha) for de Espadas, os pontos e os boxes da rodada serão contados em dobro.
    Se um jogador fechar uma coluna, sem que o outro tenha feito sequer um box nessa coluna, ocorrerá um "capote". Nesse caso também os boxes serão dobrados.
    Vejamos agora um exemplo de batida sem lenha, portanto com boxes extras de prêmio:
    1ª Rodada - A bate com Gin (25 pontos de prêmio mais dois boxes) e faz 15 pontos de diferença de lenha. Marcará 40 pontos (15 + 25) na primeira coluna e dois boxes de prêmio:

A A A B B B
40 . . . . .
(2) . . . . .

    Se a "carta aberta" fosse de Espadas, os pontos e os boxes seriam dobrados:

A A A B B B
80 . . . . .
(4) . . . . .

    Teria assim 80 pontos e cinco boxes na primeira coluna, pois a primeira marcação já vale um box.

Resumo

  1. A "carta aberta" do baralho suplementar indica a o limite de lenha, ou seja, das cartas não combinadas para a batida.

  2. Quando esta carta for um Ás (um ponto), não será obrigado a bater com Gin ou Big Gin.
  3. Se a "carta aberta" for de Espadas, os pontos e os boxes serão dobrados.
  4. A marcação dos pontos, por si só, já vale como um box.
  5. Cada Gin vale um box, pelos pontos marcados, mais dois de prêmio (idem para a Rebatida sem lenha).
  6. O Big Gin vale um box pelos pontos marcados e mais três boxes de prêmio.
  7. Cada Rebatida vale um box mais um box de prêmio.
  8. O limite de pontos deve ser convencionado previamente (em geral 150 ou 200 pontos). Ao atingir esse limite em uma coluna, o jogador ganha cinco boxes de prêmio.
  9. Na marcação dos pontos, somam-se os correspondentes à diferença de lenhas aos prêmios da batida. Os prêmios são: 30 pontos para o Big Gin; 25 para Gin ou Rebatida sem lenha; e 20 para Rebatida. Os prêmios serão dobrados quando a "carta aberta for de Espadas.
  10. A marcação de pontos é cumulativa.
  11. O resultado final é obtido pela soma dos pontos de cada coluna. Se o jogo for a dinheiro, o valor do box deve ser fixado previamente.
  12. Se um jogador completar os pontos de uma coluna, sem que o adversário tenha feito qualquer ponto nessa coluna, o prêmio e os boxes da coluna serão dobrados (capote).
  13. O jogo termina com o preenchimento das três colunas. Quando um jogador completa uma coluna, ela é fechada para os dois adversários.

Exemplo do marcador de uma partida (limite - 200 pontos)

A A A B B B
18 13 41 10 31 70
31 54 (2) 41 (2) (4)
72 (2) 97 (2) 101 87
(2) 110 (4) 111 (4) 92
128 (4) 125 (4) 118 7
(4) 138 179 9 9 .
156 192 (4) . . .
210 (4) 191 . . .
(4) 204 (1) . . .
+(5) (1) 204 . . .
21 +(5) +(5) . . .
. 22 22 . . .

Gin Rummy para Quatro Jogadores

    O Gin Rummy pode ser jogado por quatro pessoas, em parceria, o que dará maior interesse ao jogo. Serão utilizados dois baralhos para o jogo e um suplementar para indicar a "carta aberta".
    As regras são as mesmas do Hollywood Gin, aumentando-se o limite de pontos das colunas (geralmente para 250).
    Os parceiros serão sorteados e os carteadores também. Os carteadores e os parceiros deverão alternar a cada rodada.
    Trata-se, na realidade, de dois Gins jogados simultaneamente. Cada jogo deve desenvolver-se separadamente, sem que um parceiro possa ajudar ao outro. A "carta aberta" será a mesma para os dois jogos.
    Suponhamos duas duplas: A e B contra C e D. A será o carteador contra C e B contra D. Na rodada seguinte, C e D distribuirão as cartas, mas A jogará contra D e B contra C.
    A estratégia é a mesma, mas a marcação é ainda mais importante. Apenas a dupla com o maior número de pontos ganha a rodada. Assim, o jogador que terminar primeiro deve avisar qual q sua contagem para que o parceiro tente ficar com uma lenha mais baixa que os pontos obtidos pelo primeiro jogador.
    Se o jogador A (contra C) bater com Gin e 15 pontos de lenha e seu adversário D (contra B) ganhar com 9 de diferença de lenha e batida simples, A/B marcará 6 pontos (diferença das lenhas), mais 25 pontos e dois boxes extras pelo Gin.

A A A B B B
31 . . . . .
(2) . . . . .

    No Gin Rummy apenas um jogador pode bater primeiro, ganhando os pontos de diferença de lenha e os prêmios em pontos e boxes pelo tipo de batida.
    No Gin de parceria é comum as duas duplas fazerem simultaneamente Big, Gin ou Rebatida. Neste caso a dupla vencedora da rodada marcará a diferença de pontos e a diferença de pontos do prêmio e de boxes obtidos com as batidas.
    Exemplo: A ganha de C com 15 pontos de diferença de lenha, fazendo Big Gin e B é derrotado por D, que faz nove pontos de diferença de lenha e Gin. A dupla A/B marca seis pontos (15 - 9) mais cinco pontos (30 - 25) pela diferença entre Big Gin e Gin e um box (três boxes do Big Gin menos dois do Gin).
    Se as duplas fizerem o mesmo tipo de batida, somente os pontos de diferença de lenha serão computados.
    Se os dois parceiros vencerem, os pontos e prêmios serão somados. Exemplo: Se A fez Gin e ganhou oito pontos de lenha e B ganhou com 10 pontos de lenha e Big Gin, a dupla marcará 73 pontos e cinco boxes.
    Os pontos serão dobrados se a "carta aberta" for de Espadas.