21

    Também chamado de "Black Jack", é um jogo rápido e animado que, jogado a dinheiro, causa grandes ganhos e grandes perdas em muito pouco tempo. Pode ser jogado com fichas, cujo valor deve ser estipulado previamente, ou por brincadeira, com milho, feijões, botões, etc. Além de determinar o valor das fichas, o limite máximo do jogo também deve ser fixado com antecedência, assim como a duração do jogo.
    Neste jogo são usados 5 "decks" (baralhos). Os ases podem valer 11 ou 1, conforme o que se combinar; as figuras valem 10 pontos e as outras cartas valem o que indicam, isto é, o 8 vale oito, etc.
    O objetivo do jogo é juntar na mão cartas cujo valor atinja 21 ou que se aproxime de 21, sem ultrapassá-lo.
    Inicialmente, sorteia-se o banqueiro, que será aquele que tirar a carta maior. Durante o jogo o jogador diz quanto quer apostar e o banqueiro terá que apostar igual quantia.
    O banqueiro distribui duas cartas a cada jogador, fechadas, uma a uma. Os jogadores examinam suas cartas. Se algum deles tiver 21 natural (um Ás e uma figura ou um 10), o banqueiro deverá pagar em dobro. Se ninguém tem um 21 natural, cada parceiro poderá ficar com suas cartas ou pedir tantas quantas quiser para aproximar o mais possível de 21. Se ultrapassar 21, o banqueiro ganha.
    O banqueiro é obrigado a pedir carta quando a soma de seus pontos atinge 16 ou menos e, é proibido pedir quando iguala a 17 ou mais.
    Quando o adversário se mostrar satisfeito com suas cartas (as iniciais e as que pediu), o banqueiro vira as suas na mesa e comprará mais, se puder. Se passar de 21, o adversário ganha e arrecada as fichas. Se ficar abaixo de 21, ganhará aquele que mais se aproximar de 21. Se houver empate as fichas continuarão na mesa para aumentar a mesa seguinte.
    As paradas seguintes serão jogadas com o que sobrar do baralho, até que este se esgote. Quando o baralho terminar, as cartas são embaralhadas e a banca passa para outro parceiro.
    Para ser jogado de brincadeira, sem fichas, pode-se utilizar também um marcador. Os pontos a serem marcados são: 21 natural = 10 pontos; 21 comprado = 5 pontos; jogo mais próximo de 21 = 3 pontos. Se passar de 21, o adversário ganha 2 pontos. Cada partida vai até 25 pontos.