Dane-se

Declarações | O jogo | Contagem de Pontos | Regras Adicionais
    Conhecido pelo nome inglês de "Oh Hell!", é também  chamado de Blackout. É muito remotamente aparentado com os jogos da família Copas. É jogado no Brasil como se fosse  o Whist. Participam quatro pessoas, com um baralho de 52 cartas, tendo por objetivo ganhar em cada mão, exatamente o número de vazas que foram declaradas, nem mais nem menos. O carteador é escolhido por sorteio e o jogo se desenvolve no sentido horário.
    O número de cartas distribuídas varia a cada mão: na primeira, cada jogador recebe uma carta, na segunda, duas e assim por diante até a 13ª mão, quando cada um recebe treze cartas.
    Ao final de cada mão, as cartas são embaralhadas e o jogador seguinte, à esquerda do último, fará a nova distribuição. Quando o carteador completar a distribuição, em cada mão, virará a carta de cima das que restarem, para determinar o trunfo naquela mão. Na última, quando cada jogador receber 13 cartas, a mão será jogada sem trunfo, ou seja, será ganha pela carta mais alta do naipe da primeira carta descartada na mesa.

Declarações

    Após verem suas cartas, os jogadores iniciam suas declarações, começando pelo carteador. De acordo com o trunfo na mesa e suas cartas, cada um deverá declarar quantas vazas fará naquela mão. Na primeira, as declarações só podem ser "uma" ou "nenhuma".
    Nenhum jogador pode declarar mais vazas que o número de cartas que tem em mãos, mas o número total de vazas declaradas por todos s jogadores não precisa ser igual ao número de vazas possíveis naquela mão, podendo ser menor ou maior.
    Cada jogador tentará cumprir o número de vazas que declarou; este é um jogo em que cada um cuida de si.
    No final da mão, o jogador encarregado da marcação anuncia os resultados: Acima (quando um jogador estourou, isto é, fez mais que o prometido); Abaixo (quando  não cumpriu o número de vazas prometidas); Certo (quando o jogador fez exatamente o que prometeu).

O jogo

    O jogo é iniciado pelo jogador à esquerda do carteador. Na primeira mão, os jogadores só têm uma alternativa, isto é, a carta que têm na mão. A partir da segunda mão, as possibilidades são maiores. O naipe em jogo deve ser seguido, mas, se o jogador não tiver o naipe, poderá cortar ou descartar uma outra carta qualquer. A vaza é ganha pela maior carta do naipe em jogo ou pelo maior trunfo descartado. O ganhador da vaza dará início à seguinte.

Contagem de Pontos

    O jogador que cumpre sua declaração ganha 10 pontos e mais o número de pontos correspondente às vazas que ganhou.
    Os jogadores que declaram nenhuma vaza ganham os mesmo 10 pontos de prêmio dados ao jogador que cumpriu sua declaração. Às vezes, dependendo de combinação, quem declara nenhuma, ganha apenas cinco pontos.
    O jogo é vencido pelo jogador que, no final, tiver feito o maior número de pontos.

Regras adicionais

  1. Um jogador pode mudar sua declaração antes que o jogador seguinte faça a sua.
  2. A declaração feita fora de vez não sofre penalidade, mas tem de ser mantida.
  3. Qualquer carta jogada fora de hora deve ser retirada da mesa e colocada aberta ao lado do jogador que a descartou por engano, até que chegue a sua vez de jogar.
  4. Qualquer participante pode perguntar sobre a declaração de outro jogador.
  5. As vazas ganhas devem ser mantidas em ordem, para facilitar a marcação dos pontos.

    Este jogo também pode ser jogado em ordem descendente. Quando se chega a 13 cartas, começa-se novamente a descer. Esta variante é chamada de "Escalera".