Écarté

    É jogado com um baralho de 32 cartas, excluindo-se do baralho comum as cartas do 2 ao 6. A carta mais alta é o Ás, seguindo-se o Rei, Dama, Valete, 10, 9, 8 e 7. É jogado em duplas. O objetivo do jogo é fazer vazas e a partida vai até cinco pontos. Os jogadores marcam um ponto por três ou quatro vazas feitas e 2 pontos por cinco vazas (capote).
    O distribuidor será soretado. Será aquele que tirar a carta mais alta. As cartas são embaralhadas e posteriormente o maço é cortado. O distribuidor dá cinco cartas a cada jogador, primeiro três e depois duas, alternando na vez seguinte (primeiro duas, depois três).
    A 11ª carta é aberta para determinar o trunfo. Se for um Rei, o distribuidor marcará imediatamente um ponto. As demais cartas permanecem fechadas sobre a mesa. Após a virada da 11ª carta, o jogador a esquerda do distribuidor deverá declarar "jogo", se desejar jogar com as cartas que recebeu. Se desejar melhorar suas cartas, substituindo algumas, dirá: "proponho".
    O distribuidor pode aceitar, dando ao jogador tantas cartas quantas ele descartou. Poderá também recusar, dizendo apenas: "jogue". Se o distribuidor concordar que o adversário descarte, poderá também descartar quantas cartas desejar. A manobra pode ser repetida, até que um dos jogadores decida jogar.
    Após as trocas, o jogador sai com a carta que quiser, dizendo: "jogo". Se tiver o Rei de trunfo, deve anunciá-lo antes da primeira jogada. Quem sai em cada vaza deve anunciar o naipe. O jogador é obrigado a seguir o naipe. Se não tiver, deverá trunfar. Se não puder trunfar, deverá descartar. A vaza é ganha pela carta mais alta do naipe inicial da vaza, ou se houver uma ou mais cartas de trunfo, pela maior carta de trunfo.
    Os descartes são postos de lado, fechados e não mais poderão ser examinados. se o jogador pedir mais cartas do que as que restam no baralho, deverá tirar do seu último descarte as cartas necessárias para completar as cinco. Se o primeiro jogador comprar cartas e não sobrarem suficientes para o distribuidor, este deverá jogar com as cartas que tiver na mão.
    Se o primeiro propuser e o distribuidor aceitar, o primeiro jogador será obrigado a descartar pelo menos uma carta.