Mexe-Mexe

Como Jogar:

São usados dois baralhos. Cada jogador recebe 11 cartas e o objetivo é descarta-las totalmente, através de jogos que são colocados na mesa. O resto das cartas que sobraram é colocado na mesa formando um monte.

Os jogos são sequências de cartas do mesmo naipe etrincas ou quadras de cartas de mesmo número mas obrigatoriamente de naipes diferentes. Um jogo deve ter no mínimo 3 cartas.

Os duques (2) são curingas. Eles podem substituir cartas em um jogo e não precisam ser do mesmo naipe do jogo em que estão.

Uma vez que um jogo esteja na mesa, este pertence a todos os jogadores, ou seja, qualquer jogador poderá manipula-lo em sua vez. Daí o nome mexe-mexe, pois os jogador podem mexer nos jogos da mesa.

O sistema de mexer funciona dessa forma: podem ser retiradas quaisquer cartas de um jogo para serem colocadas em outro da mesa ou da mão do jogador, contanto que no final do processo todos os jogos tenham no mínimo 3 cartas.

Obs.: Uma vez que uma carta seja posta mesa em um jogo,ela nunca poderá voltar para a mão de um jogador. Com exceção dos 2 curingas(explicado adiante).

Ex.: Na mesa tem um jogo A2345678 de ouros, e na minha mão tem um 3 e um 5 de ouros. Eu posso retirar o 4 do jogo e baixar namesa o 3 e o 5 de ouros de minha mão junto com o 4. Assim ficará A23 de ouros, 345 de ouros e 5678 de ouros.

Um jogador pode em sua vez substituir um curinga em um jogo pela carta real, assim levando o curinga para sua mão.

Ex.: Tem um 729 de copas na mesa. Em minha mão tem um 8 de copas. Eu posso então colocar o 8 no lugar do 2 e pegar o 2 para minha mão.

O jogo roda em sentido horário. Em cada jogada a primeira coisa que o jogador deve fazer é ver se ele tem algo para baixar. Se ele não puder fazer nada com suas cartas, ele deve puxar uma carta do monte e passar sua vez.

Ganha quem descartar toda a mão.