Napoleão

Contagem de Pontos
    Vaza é o conjunto de quatro cartas, uma de cada jogador. Ganha a vaza quem jogar a carta mais alta. Trunfo é um naipe previamente escolhido para ter um valor especial durante a partida, podendo, qualquer carta de trunfo, ganhar de qualquer carta de outro naipe. Assim, se um jogador não tiver cartas do naipe jogado naquela vaza, poderá "cortar" com uma carta de trunfo e a menor carta de trunfo poderá ganhar da maior carta de outro naipe.
    A hierarquia das cartas, em ordem decrescente, é: Ás, Rei, Dama, Valete, 10 ... até o 2.
    Podem jogar de 2 a 6 pessoas, com um baralho de 52 cartas.
    A primeira distribuição será feita pelo jogador que sortear a carta mais alta e que poderá, também, escolher o lugar em que deseja sentar. Ele distribuirá 5 cartas para cada jogador, em sentido horário, uma de cada vez. A segunda distribuição será feita pelo parceiro à esquerda do primeiro e assim por diante.
    Depois de receber as cartas , cada jogador analisa suas possibilidades, dando-se início a um leilão: o primeiro participante à esquerda do distribuidor deverá declarar quantas vazas pretende fazer. O jogador seguinte poderá fazer também o seu lance ou passar; se fizer lance, este terá de ser obrigatoriamente maior que  o do jogador que o precedeu. Quem  fizer o lance mais alto será o declarante e a ele caberá indicar o naipe de trunfo.
    Se todos passarem, o declarante será o distribuidor e seu lance, nesse caso, deverá ser no mínimo 1 vaza.
    A maior declaração possível é o "Nap", ou seja, 5 vazas.
    O objetivo do jogo, para quem escolheu o trunfo e um certo número de vazas, é ganhar o número exato de vazas que declarou, nem mais nem menos. O objetivo dos demais  jogadores, sempre unidos contra o declarante, é impedir que o declarante cumpra a declaração.
    A primeira vaza será iniciada pelo declarante, que jogará uma carta qualquer. Todos são obrigados a servir o naipe. Não tendo o naipe jogado, qualquer participante poderá descartar uma carta de outro naipe qualquer, "baldar", ou uma carta de trunfo, caso em que ganhará a vaza. Entre duas cartas de trunfo, ganha a de maior hierarquia.

Contagem de Pontos

    Se o declarante cumprir sua declaração, fazendo todas as vazas que prometeu, ganhará um número de pontos igual aos das vazas feitas.