Primeira

O Jogo | Recapitulação
    É um jogo de origem espanhola, muito apreciado em São Paulo e Rio, até ser substituído pelo Pif-Paf. A "Primeira" pode ser jogada por até oito participantes, utilizando-se um baralho de 44 cartas (excluindo-se os 9 e 10). Antigamente o sete também era retirado, jogando-se com 40 cartas. Os sete foram incluídos posteriormente com valor idêntico ao dos oitos, ficando o jogo bem mais interessante.
    A primeira distribuição é feita, duas a duas, até que um dos jogadores diga: "Envido" (convido ao lance). Assim fazendo, estabelece o valor da parada. Digamos, R$ 10,00. Os que desejarem, aceitam o lance e ficam com suas duas cartas. Os demais jogam as cartas no centro da mesa e pagam uma multa (R$1,00 digamos).
    Os valores das cartas são os seguintes: 8 e 7 = 11 pontos; 6 = 8 pontos; Ás = 6. As demais cartas valem o que indicam e as figuras não valem nada.
    O jogo é completado com quatro cartas. Quem tiver quatro cartas de naipes diferentes tem uma Primeira e, se forem dois oitos e dois setes, a 11 pontos cada, terá a maior Primeira, isto é, 44 pontos. A Primeira consiste em conseguir uma carta de cada naipe e, entre os que a fizerem, proceder à contagem para ver quem tem a maior.

O Jogo

    A carta maior distribui as cartas. O pé (último jogador) corta e o carteador dá duas cartas a cada jogador. Todos têm direito de ficar com uma ou desprezar as duas, todos procurando guardar um 8 ou um 7. Quando o envide é feito logo, o jogador terá a vantagem de menor número de adversários, pois os "duros" não terão tido tempo de receber um 7 e um 8, ou dois setes ou dois oitos. Assim, conseguindo-se um 7 e um 6, já se deve fazer o envide. Se três jogadores aceitarem o envide, não poderá mais haver o "passe", isto é, nova distribuição de cartas para os que ficaram com uma ou nenhuma carta. Se somente dois aceitarem, o passe é feito para ver se alguém mais entra no jogo.
    As cartas desprezadas são reunidas e embaralhadas com as que haviam sobrado do baralho. As cartas são distribuídas agora uma a uma, para completar as quatro cartas que constituem o jogo.
    Há dois tipos de jogos a serem realizados: a Primeira (uma carta de cada naioe) ou o fecho (todas do mesmo naipe). O fecho ganha da Primeira. O Chico, constituído de três manilhas (Ás, 6, 7, 8) do mesmo naipe, também mata qualquer Primeira. Antes do 7 ser posto no jogo, o Chico era chamado de 55 (8=11; 6=8; Ás=6 e mais 10 pontos para cada carta da mesma cor).
    Com a inclusão do 7, o número dos Chicos foi aumentado para três: 8, 7, 6 ficou sendo o Chicão; 8, 7, Ás, o Chico e 8, 6, Ás o Chiquinho.
    Entre o Rio e São Paulo havia uma diferença: no Rio somente o Chicão matava a Primeira e em São Paulo todos os três o faziam.
    Distribuídas as quatro cartas, a fala é feita pela mão. Quem não completar o jogo com a Primeira, com um dos Chicos, com o Fecho, anuncia: "Passo". Se todos passarem, o carteador manda que descartem e cada um faz seu pedido - uma ou duas.
    Se nada acontecer, a fala também é feita pela mão: "Emburriquei!" dirá aquele que dobrar a carta da primeira. 42, diz quem quis se garantir com os pontos, levando um 8 ou um 7 do mesmo naipe e que não recebeu mais nada (11+11+20). Se não houver Primeira, ganha quem tiver o maior número de pontos em cartas do mesmo naipe.
    Antes de iniciar o jogo deve-se combinar se todos fazem negócio no pé; o jogo maior, que está vencendo a parada, se defronta com o último adversário, que é o pé do baralho. Este deve sempre esperar a decisão dos demais. Quando não há possibilidade de alcance (o vencedor já leva 55 ou fecho), não há negócio. Quando o ganhador vem com 42 ou mais pontos, sem Fecho ou Chico, e o pé vai para a Primeira, ocorre a fala: "metade cor". Isto significa que,se a carta for da mesma cor da que está faltando (ele precisa de Copas, para fechar a Primeira), não perderá nada; se for carta preta, perderá apenas a metade e se fechar a primeira ganhará, mas quem estava ganhando não perderá. Com o Fecho acontece o mesmo; havendo um Fecho na roda e o pé também indo para esse jogo, receberá a proposta: "condições", ou seja, se der cor e tamanho para ganhar, negócio feito. Por exemplo: o jogador que tem maior jogo até o pé, tem um Fecho de 8, 5, 4 e figura (11+5+4+0=20) e o pé tem 6, Às, 8, ou seja, 25 pontos; se filar uma carta da mesma cor que não seja nem figura, nem 2, o negócio será feito, porque seu Fecho poderá suplantar o existente.
    Houve tempo que uma outra convenção era adotada: a Primeira de quatro figuras, cujo valor na realidade é zero, matava o maior jogo. Esta convenção caiu.

Recapitulação

    Valores das cartas: 8 e 7 = 11 pontos cada; 6 = 8 pontos; Ás = 6 pontos; às demais correspondem seus valores numéricos; figuras nada valem.
    Valores dos jogos: as Primeiras, são confrontadas entre si, ganhando a maior. As Primeiras perdem para o Fecho e para os jogos de manilhas, chamados Chicos (Chicão, Chico, Chiquinho). É importante a contagem de pontos quando não há Primeira apresentada. Os jogos do mesmo naipe recebem mais de 10 pontos por carta, mas o fecho ganha de qualquer Chico, embora este possa somar maior número de pontos.
    As três cartas, com a quarta diferente, são chamadas na gíria de "Três e um Ferro".
    As diferenças de jogos é que decedem a partida. O Fecho é o jogo máximo; depois Chicão, Chico e aseguir Chiquinho; as Primeiras, pelos seus valores normais, e finalmente os pontos pelas cartas. Três cartas ligadas perdem para apenas duas, se os seus pontos somados e mesmo acrescidos dos 10 de cada carta não atingirem os 39 ou 42, que é o que geralmente é apresentado, pois já são  levados de início ao entrar na parada. Por exemplo: um 5 e um Ás e uma figura perdem para um 8 e um 7, pois estes somam 42, ao passo que as três cartas (5+6+30+0) somam 41. Esta é outra qualidade do jogo e pertence à série em que o maior jogo só se confronta com os de sua categoria.
    As cartas são distribuídas duas a duas. Os jogadores ficam com uma e descartam a outra ou descartam as duas, se preferirem. Obtidas duas manilhas, faz-se o envide. Se mais que dois toparem a parada, não haverá mais passe e o jogo se processa entre os que acompanharam. Se não houver três na parada, o passe será dado, passando os que não quiserem jogar e acompanhando os que que assim desejarem. Se ficarem só dois no jogo, este não será realizado e os pingos serão divididos entre os remanescentes. Se houver jogo, com qualquer número de participantes, os pingos serão arrecadados.
    Se toparem a parada, o carteador junta o baralho aos descartes, embaralha novamente as cartas, passa-as ao último jogador que entrou na parada para o corte. Este jogador passar a ser o pé. Daí em diante as cartas serão distribuídas uma a uma aos parceiros, até completar quatro.
    O mão é o primeiro a falar. Se fez jogo, deve mostrá-lo; caso contrário, dirá: "Passo". O mesmo farão os demais. Se todos passarem, o carteador anunciará: "Descartes". Estes serão feitos pela ordem, para novo recebimento de cartas, que serão agora entregues de acordo com o número da pedida, uma, duas, três e até mesmo quatro, pois isto é permitido.
    A seguir, a parada será resolvida de acordo com os jogos feitos a partir da mão.
    Certas expressões ficaram famosas na Primeira: "É pequenina mas está no mundo", significando uma Primeira muito pequena. "Essa sua nasceu de sete meses, amigo, e não tem muita saúde. Olhe só a robsutez da minha", diz aquele que vai apresentar uma primeira maior que a do adversário, e assim por diante.
    A Primeira é um jogo que não oferece campo a fisselas e golpes. As regras existem apenas quanto à mecânica do jogo. Este jogo pode ser modificado à vontade, por tantas convenções quantas se queiram introduzir.