Pink Floyd

Os mestres do Rock. Junto com os Beatles, foram os criadores do rock progressivo, que é o estilo caracterizado por álbuns fechados, ou seja, em que as músicas se concentram sobre um mesmo assunto, e são mais ricas musicalmente em relação a outros estilos, como o heavy metal e o rock'n'roll.
Também é chamado por muitos de "música pra maconheiro", devido ao seu estilo psicodélico, com músicas de tom relaxante e atmosférico. Mas muitas vezes quem tem uma opinião desse tipo sobre o Pink talvez nunca tenha ouvido sequer um disco deles.
O Pink Floyd se tornou mundialmente conhecido e aclamado pela crítica devido ao sucesso de dois dos seus grandes álbuns: em 1973, com "Dark Side of The Moon" (o que tem aquela figura acima na sua capa), que ficou nas paradas inglesas por 730 dias(!), e com o clássico  "The Wall", de 1979, que mesmo sendo um disco duplo, já vendeu mais de 25 milhões de cópias em todo o mundo.

Da esquerda para a direita: Richard Wright (sintetizadores, órgão, piano, vocais e compositor); Roger Waters (contrabaixo, vocais e principal compositor); Nick Mason (bateria) e David Gilmour (guitarra, vocais principais e compositor).
Foto de 1973, do álbum Dark Side of The Moon.

Se você não conhece o som do Pink Floyd e quer ter uma noção sobre o grupo, recomendo os seguintes álbuns: The Piper at The Gates of Dawn (1967), para ouvir um som  "muito louco"; Dark Side of The Moon (1973), para ouvir sua fase progressiva, e o The Division Bell (1994), que é o álbum mais recente e já é um pouco mais pop.

Voltar para a Página de Rock