RIO - A expectativa de vida do brasileiro que em 1998 era de 68,1 anos subiu para 68,4 anos em 1999, segundo dados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo Tábua de Vida constatou ainda que a taxa de fecundidade continua caindo aceleradamente: em 1950, o número de filhos por mulher era de 6,2; no ano passado, o índice foi de 2,3.

Segundo técnicos do IBGE, a Tábua de Vida de 1999 reflete o processo de transformação demográfica representado pelo gradual envelhecimento da população. Conforme a tabela, hoje, uma pessoa com 40 anos tem uma expectativa média de vida de mais 33,8 anos, enquanto uma com 60 anos terá mais 17,7 anos de vida.

O declínio acentuado da fecundidade nas últimas décadas, as mudanças nas causas da mortalidade e a redução dos níveis da mortalidade são os principais responsáveis pelas mudanças nas estatísticas. Segundo o gerente do projeto Componentes da Dinâmica Demográfica, Fernando Albuquerque, os estudos indicam que houve um ganho considerável nas taxas de mortalidade infanto-juvenil desde o pós-guerra.

Constatou-se, por exemplo, que houve um declínio das mortes relacionadas às doenças que mais atingem a população infantil, como as infecto-contagiosas e respiratórias. Em 1999, foram registrados 34,8 óbitos de menores de um ano para cada mil nascidos vivos. Por conta disso, a expectativa de vida média ao nascer passou de 43,3 anos em 1950, para 60,1 anos em 1980 e chegou a 68,4 anos em 1999. "Os ganhos foram consideráveis", assinalou Albuquerque. www.estadao.com.br ------------------

Eu gostaria de saber como um povo faminto pode ter a sua expectativa de via sempre elevada???? ...Isso é um misterio que aqueles que usam os pobres como escada para seus discursos demagogicos jamais conseguirão explicar.....

Só um completo idiota pode não enxergar os beneficios que a população Brasileira, principalmente e a mais pobre, teve com a estabilização e a abertura ecnonomica....Com o estado democratico não existe mais espaço para a manutenção de privilegios de grupos que sempre exploraram o povo com reservas de mercado e monopolios estatais que só beneficiam funcionarios de estatais e funcionarios publicos.

Eduardo Paiva http://www.oocities.org/edpaiva1/Edpaiva.htm "Eduque a criança e não terás um petista na família" "Quem não assina o que escreve não respeita o próprio pensamento"

Volta Menu

Volta Inicio