Há mais de 40 anos,
"atrás do gol à direita"
Lá pelos anos 50, alguns jovens com lembranças pálidas de 48, juntavam-se a outros não tão jovens, para cumprir semanalmente, um ritual quase religioso ou, talvez, religioso e quase xiita: Acompanhar o Botafogo!
Era, ainda, o tempo do sem túnel e sem aterro, quando uma jornada alentada, horas de ida e volta, nos remetia não motorizados, como se dizia à época - aos préstimos dos ônibus 109 e 110 da linha Malvino Reis/Ipanema, cores vermelha e branca ou os de número 84 e 85, da linha Maxwel/Leblon, cor cinza. Uma verdadeira romaria.
O ponto de encontro, a concentração principal era na A.A. Tijuca, mas havia também o bar Éden, na praça Saens Pena ou, finalmente, atrás do gol à direita, que era aliás palavra de ordem: "Atrás do gol à direita!"
Começávamos a chegar até duas horas antes do jogo. Todos dividindo apreensões, escalando o time, criticando, apostando e recordando, rumo ao Maracana, sempre atrás do gol à direita.
É verdade que quando o jogo permitia, acompanhávamos o ataque. No intervalo, saía a procissão do nosso "à direita" para o deles "à esquerda", naturalmente.
Não havia chefe, não havia nome, não havia símbolo, mas éramos sem dúvida, uma torcida organizada.
Vale mesmo recordar isso tudo, essa turma não parou. Temos lembranças com certeza, mas saudades não muitas.
Como tem sido bom comemorar 89/90, 93, 95, 96, 97 e 98. Com a certeza de que continuamos juntos como estivemos em 48, 57, 61/62, 67/68.
Quem como nós, tem histórias como essa para contar não se afoba, não se destempera, espera. Os momentos se alternam numa evolução cíclica, mas a grandeza do Botafogo sempre crescente não muda sua trajetória. Ganhamos e vibramos, perdemos e sofremos, sofremos muito, mas trazemos no peito a certeza da volta. Da volta ao pódio, da volta olímpica. Volta é mesmo conosco, a volta à General Severiano é penhor dessa verdade.
E já estou me preparando para o próximo título, e vamos comemora-lo lá, como sempre "atrás do gol à direita!"José Luis Rolim
Presidente do Botafogo*À 30 anos atrás, mais precisamente no dia 09/09/69, nascia a Torcida Jovem do Botafogo, na sua "sede" mais famosa, claro, atrás do gol à direita.