* Ver explicação no final desta página

O Zen-Budismo
Zazen (Meditação)
Mestre Moriyama Roshi

De volta para a página principal


Uma Breve História do Budismo

    O budismo, historicamente surgiu no norte da India, onde hoje é o Nepal, por volta do ano 500 AC, a partir dos ensinamentos do Buda ("o perfeitamente iluminado"). Este Buda histórico, Sidarta Gautama, o Buda Sakyamuni, nasceu príncipe e rico. Desde cedo preocupou-se intensamente com o sofrimento. Queria entendê-lo e vencê-lo. Por volta dos 29 anos de idade, deixou a vida no palácio, renunciou a tudo e como monge mendicante, lançou-se por completo nessa busca.

estatua do Buda em Kamakura

Conheceu mestres, estudou, praticou mas não conseguiu elucidar o sofrimento humano. Tentou então o mais completo ascetismo. Mas compreendeu, que a mortificação não poderia levá-lo a essa compreensão. Então, seguiu "o caminho do meio", e sentado sob uma árvore, após um período de profunda meditação, atingiu a realização completa, compreendeu o sofrimento, sua causa e sua extinção.
 

As Quatro Nobre Verdades foram seu primeiro ensinamento:

1) Toda a vida no mundo está repleta de sofrimento. O nascimento, a velhice, doença e morte causam sofrimento. O fato de odiar, amar, lutar para sobreviver, desejar coisas, implica em sofrimento.

2) A causa do sofrimento. Buda reconheceu três causas: avidez, ódio e ignorância. A avidez, que nos faz querer e sempre querer mais. Quando conseguimos, queremos mais, quando não conseguimos nos frustamos. Então, surge a raiva, o ódio. A raiz de tudo é a ignorância. A ignorância que cria um Eu, que sempre deseja mais. Um Eu de um lado e os Outros no outro lado. Criamos a separação, erguemos um muro. Surgem o medo, os inimigos, e essa separação sempre aumenta. Há também a ignorância do mundo como ele é, de não ver esses fenômenos como impermanentes.

3) Se os desejos, o ódio e a ignorância forem removidos, então todo o sofrimento cessa.

4) Buda ensinou o caminho para isso, caminho que se resume nas três práticas:
Sila: os preceitos, a ética e a conduta;
Prajna: a sabedoria, conhecer o Darma e compreênde-lo;
Dhyana: a meditação (zazen)

 “A meditação é o fio-terra do Budismo. É praticar o estado de Buda. Uma mente imóvel, que não vai nem vem, que não segue o fluxo dos pensamentos. No texto Budista Dhamappadha está escrito: a mente precede a tudo. Todo o ódio, desejo, ignorância surgem antes na mente.”

 Retorna ao topo


O Zen Budismo

Bodhidarma (Daruma)
    O budismo então cresceu, espalhou-se pela Ásia, surgiram escolas e mestres. As diferentes escolas priorizaram diferentes aspectos, como os preceitos, os sutras etc. Na China o budismo desenvolveu-se magnificamente. No século VI um monge chamado Bodhidarma chega à China, encontrando um budismo altamente erudito. Bodhidarma se opôs a esse budismo intelectual e cheio de rituais. Passou nove anos em um mosteiro praticando apenas zazen (meditação). Com Bodhidarma surgiu a escola C’han, que é a tradução chinesa para a palavra Dhyana (meditação). No Japão a palavra C’han foi traduzida por Zen, portanto, Zen nada mais é do que Dhyana. No século XII um monge japonês viaja para a China e retorna ao Japão com ensinamentos da Escola Soto.
No Zendo pratica-se a linhagem Soto Zen o Budismo Japonês sob a orientação do Mestre Moriyama Roshi.

“Não somos da escola Soto, não somos sequer Zen-budistas, somos apenas budistas.”
Suzuki Roshi.

O Zen Budismo, junto com o Taoismo e o Confucionismo, são as disciplinas que conformam o cerne da filosofia de vida do Karate-do e do Bushido como um todo.

 Retorna ao topo



 Zazen

Moriyama Roshi em zazen
 “Para meditar, deves ter um aposento tranqüilo. Deves comer e beber com moderação. Deves desprezar todas as relações e abster-te de tudo. Não penses no bem e no mal. Não te preocupes com o certo e o errado. Detém as funções da mente, da vontade e da consciência. Guarda-te de medir a memória, a percepção e o discernimento. Não te esforces para te transformares em Buda. Não te apegues ao sentar-se ou ao deitar-se. No lugar onde sentares, estende uma almofada quadrada e fina e sobre ela coloca uma almofada redonda e espessa. Uns meditam em “kekkafusa” e outros em “hankkafusa”. Em “kekkafusa”, deves colocar teu pé direito sobre a coxa esquerda e o esquerdo sobre a coxa direita. Em “hankkafusa”, deves apenas colocar o pé esquerdo sobre a coxa direita. Deves desapertar tua roupa e teu cinto. Depois, colocar a tua mão direita sobre o pé esquerdo e tua mão esquerda sobre a palma da mão direita. Ambos os polegares devem se tocar. Senta-te ereto. Não deves te inclinar para a esquerda, para a direita, para a frente ou para trás. Tuas orelhas devem estar na mesma linha que teus ombros, teu nariz deve estar na mesma linha que teu umbigo. Mantém tua língua encostada ao céu da boca e une teus lábios e dentes com firmeza. Teus olhos devem estar sempre abertos. Inspira calmamente e depois de colocares teu corpo na posição adequada, expira com força. Move teu corpo para a esquerda e para a direita. Permaneça depois firme na postura de meditação. Pense no impensável. Como pensar no impensável? Pensando além do pensar e do não-pensar. Essa é a mais importante fase da meditação Zazen.” (Palavras do Mestre Doogen para os monges de Kipoji, novembro de 1243).
 Retorna ao topo


Mestre Moriyama Roshi

Mestre Moriyama Roshi
O Mestre Daigyo Moriyama é formado em Filosofia e iniciou sua prática Zen-Budista há mais de trinta anos nos principais mosteiros do Japão (Eihei-ji e Soji-ji), onde alcançou o título de mestre Zen (Roshi) da linhagem Soto do Zen-Budismo. De 1970 a 1973 difundiu, juntamente com Suzuki Roshi, o Zen nos EUA.

No Japão construiu aos arredores do Monte Fuji, o Templo Zuigakuin, que procura preservar a prática original do fundador do Zen Soto, Mestre Doogen, durante o séc.XIII. Mais recentemente, recebeu o título de Sokan (Arcebispo), chefe da Soto Zen na América do Sul, tornando-se responsável pela orientação de vários grupos leigos Zen-Budistas.
 
 
 

    Alguns centros Zen-Budistas orientados por Moriyama Roshi:

PORTO ALEGRE (R.S.)
SANGEN ZENDO
R. Germano Petersen Jr. 634, CEP: 90540-140. Porto Alegre.
<viazen@pro.via-rs.com.br>
URUGUAI
Alexis Kensoo <suru@i.com.uy>
Emilio Raña 2484, Montevideo.
Sérgio Rodrigues <shusen@adinet.com.uy>
RIO GRANDE
(antigo SHYO GAKU ZENDO)

ARGENTINA
Helene e Norberto 
Campana 1113  Buenos Aires1416 
<dojo_gensei@hotmail.com>
Tel.: 4585-9527
FLORIANÓPOLIS (S.C.)
Vera Meyer 
Rod. Virgiuo Varzea 2884 
Saco Grande
ESTADOS UNIDOS 
Oakland Zen Center 
Califórnia.
SÃO PAULO (S.P.)
Maria Helena F. Gaulin 
R. Manoel da Nóbrega, 471/35 
Paraíso CEP: 04001-083, São Paulo 
Tel: (11)8851403
FRANÇA
DAISHIN – Association loi 1901
635 A, Chemin des Marjoraines
84170 Montreaux.
  Retorna ao topo

Retorna à página inicial da Ken-Shin-Kan




* A Ken-Shin-Kan Goju-Ryu Karate-do chegou a Rio Grande em 1995 com o Sempai Gonzalo Velasco (então 1° Dan). Mas em 1999 começou a funcionar num centro dedicado às Artes Zen orientais, o "SHYO GAKU ZENDO", no Cassino. Nesse centro se praticavam meditação Zazen, Karate-do Shorin-Ryu e Aikido, no começo, e posteriormente se incorporaram o Karate-do Shotokan e o Goju-Ryu assim como outras atividades orientais (Shiatsu, Sho-do - caligrafia japonesa, etc.).
Como lembrança daquela época tão saudosa para tantos companheiros, recuperamos esta página do site original do Zendo para difundir esta valiosa informação e assim honramos os Mestres, Sensei e Sempai que por ali passaram: Moriyama Roshi, Cassio Shiten Franco, Roque Vargas Sensei, Alexandre Zenku Garcia, Solerte Sempai, Bete Zuiso Sempai, Helio R. Vaz Sensei, Marcos C. dos Reis Sensei, Michel Kamimura e tantos outros amigos.
Gambatte kudasai!
Turma do saudoso Shyo Gaku Zendo