Olá, pessoal!

Bem, eu tinha vontade de fazer essa página há um bom tempo, mas não tinha muitas informações pra oferecer. Acho que agora já tenho material suficiente pra falar sobre ELA, minha personagem favorita dos últimos games de luta; ELA, a melhor lutadora da série KOF (na minha opinião!); ELA... Athena Asamiya!

Minha Deusa Athena Asamiya logo!

Minha intenção nessa página é contar um pouco mais sobre a estória de Athena Asamiya e, conseqüentemente, sobre os personagens que se relacionam com ela e sobre a própria série The King of Fighters (KOF), mas sempre dando preferência a Athena.

Um Toque para os Fãs da série KOF:

O que aparece sobre essa série nos Arcades (Fliperamas) aqui do Brasil é o supra-sumo (ou será o borro de café?) de tudo o que já fizeram lá no Japão! Tem MUITO mais coisas sobre KOF por lá. Exemplos? CDs com as trilhas sonoras de cada arcade, um Mangá baseado em KOF 94, Doujinshis (fanzines), cosplayers, briquedos, bonecos, fitas de vídeo cassete, versões do jogo para vários consoles (inclusive uma versão pro Neo Geo Pocket), etc, etc, etc...

Pra começar, aqui vai o fichão dela e um breve histórico:

Nome: Athena Asamiya
Nascimento/ Idade: 14 de Março/ 18 anos
Nacionalidade: Japonesa
Altura/ Peso: 1,63 metros / 49kg
Busto-Cintura-Quadril: 83-57-82
Técnicas de Luta: Kung Fu e Poderes Psíquicos
Hobbie: Astrologia
Adora comer: Ichigo-daifuku (um bolinho feito de arroz e morango) e Churos (um tipo de Rosquinha)
Esporte: Lacross
Possessão Material mais importante: Um jogo de xícaras de chá do Peter Rabbit e as cartas dos fãs
Odeia: Gafanhotos
Dubladora: Em 94: Fukui Reiko
Em 95: Nagasaki Moe
Em 96: Saitou Tamao
Em 97: Kurisu Yukina
Em 98/99: Ikezawa Haruna (nem parece ser a mesma, né não? A Ikezawa-chan é linda!)

 

Asamiya Athena é a reencarnação da Deusa Grega Athena (EU JURO! qualquer semelhança com Cavaleiros do Zodíaco é pura coincidência!) e, como a Deusa original, sai por aí lutando pela justiça no mundo. Seus poderes psíquicos advêm desse fato dela ser a Deusa Athena. Há bastante tempo atrás, enquanto visitava a China, Athena deparou-se com um menino que queria lutar contra ela: esse menino era o Sie Kensou. Depois de ganhar dele (e foi bem fácil), apareceu um oponente bem mais forte. Athena apanhou bastante (Kensou também), mas conseguiu derrotá-lo. Esse oponente era o velho Chin Gentsai, que ao ver o desempenho e potencial de Athena, perguntou se gostaria de formar um grupo para combater o mal. Athena aceito, e aí se formou o time Psycho Soldier. O velho Chin vem treinando Athena e Kensou desde esse dia (aliás, foi Chin quem ensinou Kensou a manifestar e controlar seus poderes psíquicos). Um detalhe: Athena é a líder do time Psycho Soldier porque... ninguém mais tem competência pra isso! Chin é um velho bêbado e Kensou um moleque cabeça-oca! Ela é quem põe ordem nessa bagunça.

Origens:

Athena Asamiya não foi criada exclusivamente para o jogo The King of Fighters 94; Ela e Kensou já tinha aparecido beeeeem antes num jogo da SNK de 1987 chamado Psycho Soldiers (tá vendo de onde saiu o nome do time?). Nesse jogo, Athena tem o objetivo de livra o mundo de todo o mau (original ela...). A SNK é sabidinha mesmo, heim? Pegou uma menininha escondida no fundo do baú e notou que ela tinha tudo pra se tornar um ícone dos jogos de luta e a "ressuscitaram"...

O mundo de 94 a 99 (pelo menos do jogo...)

Rugal Bernstein organiza um torneio super secreto pra definir quais são os melhores lutadores do mundo e convoca uma penca de gente, mas ninguém sabe de seus objetivos. Após a sua suposta morte, todos achavam que tudo ia voltar ao normal, até que recebem outro convite pra participar do mesmo torneio, só que em 95. E, pra espanto de todos, Rugal está vivo! E mais forte que nunca! Mas Rugal é derrotado de novo. Aí chega 1996...Athena! Precisa dizer mais? :)

Em 96, o torneio está sendo organizado por outra pessoa, Chizuru Kagura. Chizuru mudou bastante o caráter do torneio, que de secretíssimo se torna agora público: quem quiser ver, veja! E mais: a grande final, com a organizadora do torneio, seria num estádio aberto ao público (pagante, claro!) e transmitido para todo o mundo pela televisão! Mas Chizuru também tem seus motivos ocultos... Bom, eu nunca entendi direito aquele rolo com o Goenitz, mas sei que a vinda dele foi surpresa pra todo mundo e deu a maior confusão... Após a derrota de Goenitz, Chizuru tratou de encobrir toda aquela bagunça, dizendo que aquilo tinha sido um atentado terrorista e que a segurança iria ser redobrada no ano seguinte.

1997 foi o verdadeiro boom do torneio. Depois do sucesso da final transmitida ao vivo pro mundo todo, a Satella N.N.W (Satella News NetWork) comprou os direitos de exibição do torneio e fez uma mega campanha comercial: vendeu bilhetes pra quem quisesse acompanhar as lutas ao vivo, criou ringues pras lutas e, claro, transmitiu todas as lutas em cadeia mundial... Até que apareceu Iori todo estranho e vocês já sabem, né?

1998 foi, na minha opinião, uma grande decepção em termos de estória, porque simplesmente não tem estória! A SNK justifica dizendo que a proposta pra 98 era apenas reunir todos os lutadores de KOF num mesmo jogo, por isso o subtítulo Dream Match Never Ends (A batalha dos sonhos nunca termina) ://.

Como KOF 98 é um episódio à parte na série, KOF 99 é supostamente uma continuação de KOF 97. É como se dois anos tivessem se passado desde o último KOF. Foi uma surpresa para os lutadores terem recebido um novo convite após 2 anos. Mas há muito mais escondido por trás desse KOF do que se imagina... Como a estória desse episódio é muito complicada, eu escrevi uma página separada. Clique no logo de KOF 99 lá embaixo pra saber mais sobre a estória.

O por que da luta de 94 a 98:

Athena é convocada para participar de um torneio secretíssimo pra definir quem é o Rei do Lutadores. Esse convite foi uma carta enviada pelo senhor Rugal Bernstein (isso mesmo, o macho-man e chefão do jogo). Como o torneio é em trio, Athena chama seu professor de Kung Fu Chin Gentsai e seu colega de classe e de treinamento Sie Kensou pra formar o trio. O motivo aparente para sua luta era apenas pra testar fua força e sua técnica, mas como ela é a Deusa da Justiça reencarnada, ela pressentiu que havia algo mais nesse torneio... algo maligno. Esse foi o verdadeiro motivo pra ela aceitar o convite - investigar o torneio. Em 1995 e 1996 foi a mesma coisa também.

Em 1997, Athena recebeu o convite mas não iria participar porque Chin proibiu, dizendo que ela e Kensou haviam perdido o propósito da Luta, que estavam lutando só pra se exibir. Athena e Kensou não puderam rebater os argumentos, já que eles não eram de todo falsos, então concordaram com Chin que não iriam participar mais do torneio. Mas, naquela noite, Athena abriu uma carta (das centenas que ela recebe por dia) e a carta era de uma fã chamada Kaoru, que tinha problemas nas pernas e andava de cadeira de rodas. Por causa desse problema, ela tinha deixado de fazer um monte de coisas, inclusive não freqüentava mais a escola. Mas quando a fã viu Athena lutar em 96, isso a encheu de força de vontade pra lutar contra a doença e conta que até voltou a freqüentar o colégio e disse também que ia continuar lutando pra tentar conseguir andar de novo. Athena não se conteve de mostrou a carta a Chin, dizendo que o propósito dela agora é ajudar as pessoas a resolver seus problemas. Ela agora ia lutar de qualquer jeito - com ou sem Chin. O velhote, não conseguindo deter sua pupila, meio que resmungando, concorda em participar do torneio de 1997. Óia o spoiler aí gente! No final do Psycho Soldier team de 1997, os três vão visitar Kaoru e lá ela de repente... se levanta da cadeira de rodas e começar a andar! Na verdade, ela não tinha mais a doença nas pernas, e sim medo de começar a andar de novo. Foi Athena quem deu coragem pra ela tentar andar. Que lindo... :)

Athena, esta é a sua vida...Athena com seu uniforme escolar no seu jogo pro P.Station! Essa figura foi feita por computação Gráfica, viu?

Athena é uma menina forte, decidida, tem um coração puro e ás vezes é meio cabeça dura. Elafreqüenta a mesma escola que Shingo Yabuki, Kyo Kusanagi, Sie Kensou e Yuki (a namorada de Kyo - éééé, ele tem uma namorada sim! Se você já zerou KOF 98 alguma vez - o que não é nada difícil - talvez tenha visto uma imagem em que aparece uma menina costurando a jaqueta de Kyo enquanto Benimaru e Daimon lutam ao fundo. Pois bem: ela é a Yuki).

Pra quem não sabe, Athena também é uma cantora muito popular no Japão. Na verdade, o boom de Athena foi em 1996: o empresário dela, vendo que Chizuru tinha cortado essa estória de torneio secreto, fez o maior Marketing que pode - No cenário onde Athena luta, ele colocou cartazes, faixas, outdoors eletrônicos, dirigíveis, torcida, tudo com o nome de Athena pra aumentar sua popularidade: e deu certo! As vendas do CD de Athena dispararam e todos os shows que ela fez a partir de então lotaram mais ainda! Mas Athena não se preocupa muito com isso. Na cabeça dela, defender o mundo é muito mais importante que vender CDs, por isso não há tantos CDs dela à venda nem tantos shows ao vivo, apesar da procura ser enorme. Kensou se aproveita dessa situação e fatura também! Já que Athena é uma Idol Singer, ele vende fotos dela para os garotos da escola, que pagam um preço altíssimo por elas. Mas ele também guarda umas pra ele... hehehehe :) O cenário de Athena em 96 é, na minha opinião, o melhor cenário de todos os arcades que já joguei até hoje: a música combina perfeitamente com o cenário e ainda tem aquelas meninas no fundo atiçando a luta. Fora isso, Athena tá de saia em 96, e tem umas pernas...

Já na vida real, a SNK não é nada boba: Nos CDs com as trilhas sonoras remixadas de KOF (todo ano são, no mínimo, 2 CDs - um com as músicas originais do arcade e outro com as mesmas músicas remixadas), as únicas músicas que não são instrumentais são as cantadas pela dubladora de Athena; ou seja, quase todo ano tem um novo remix cantado da música Psycho Soldier mais uma música nova. E todos os anos eles trocam a voice actress (dubladora) de Athena, só pra prender a atenção dos jogadores e pra alavancar as vendas dos Arranged Sound Tracks.

As pessoas com quem Athena tem maior contato:

*Seu mestre Chin Gentsai;

*Seu colega de classe, parceiro nos treinamentos e eterno fã apaixonado Sie Kensou (detalhe: Kensou faz questão de perder toda vez que luta contra Athena no treinamento. Ele ama Athena, mas ela o vê apenas como um moleque);

*A fã e agora melhor amiga Kaoru Watabe;

*E... Kyo Kusanagi! Athena sente alguma coisa por Kyo, mas acha que é apenas interesse nos seus poderes de fogo. Mal sabe ela que o que realmente sente (mas ainda não se deu conta) é... amor! Olha o triângulo amoroso aí, gente! Mas Athena (de novo) não se preocupa com romances: na cabeça dela, acabar com o mal do mundo é mais importante, etc e tal...

Tá, tá, mas... e o jogo?

Aqui eu vou falar tudo sobre Athena no Jogo. Os golpes pra começar... Athena, apesar de ser boa em Kung Fu, tem a maioria de seus golpes baseados nos seus poderes psíquicos. Ela é uma personagem rápida, porém fraca. Ela tem pulos muito altos e consegue dar pulos duplos usando a parede, assim como Mai Shiranui. Não tem muitos combos. Nunca tinha visto alguém jogar com Athena antes (além de mim), mas ultimamente quase todo mundo tem pegado ela pra jogar, principalmente em KOF 98 :). Os 3 últimos golpes listados abaixo são os Especiais.

Psycho Ball:

âåß+soco

Projétil psíquico

Psycho Sword:

àâæà+soco

Uppercut psíquico. Multi-hit.

Phoenix Arrow:

pulo, âåß+soco (no 98 o comando muda: âåß+chute)

Mergulho girando como uma bola. Multi-hit.

Psycho Reflector:

àæâåß+chute

Athena rebate projéteis como Psycho balls. Com o chute forte, pode ser um golpe de ataque.

Psychic Teleport:

âæà+chute

Athena teleporta-se psiquicamente pra junto/trás do inimigo

Super Psychic Throw:

ßåâæà+soco

Athena joga o inimigo pra cima. Dá pra emendar outro golpe, como um Psycho Ball ou um Especial.

*Shining Crystal Bit:

ßàæâåß+soco (no 98 é àæâåß duas vezes +soco)

Dois cristais roxos começam a girar em torno de Athena, carregados de energia Psíquica! Pode ser executado no ar.

Shining Crystal Shoot:

âåß+soco durante o Shining Crystal Bit

Athena pega os dois cristais e joga no oponente. Pode-se segura-los por um tempinho, pressionando o botão.

**Phoenix Fang Arrow:

pulo, âæàâæà+soco (no 98 é âæàâæà+chute)

Uma versão powerup do Phoenix Arrow; Athena lança 4 projeções psíquicas do Phoenix Arrow em cima do oponente.

*O Shining Crystal Bit é bastante interessante em 98: se você executá-lo com a energia piscando e a barra powerup cheia/ usando duas bolinhas de energia (depende do modo que você escolher: advanced ou extra), Athena, além dos Cristais, cria um escudo psíquico a sua volta. Mas algumas vezes ela aparece só com as roupas de baixo (calcinha e sutiã) ou com a roupa que ela usava no ancestral Psycho Soldier - uma versão do uniforme de sailor (esse me disseram, mas eu nunca vi)

**O Phoenix Fang Arrow não muda muito se executado com a energia piscando e a barra powerup cheia/ usando duas bolinhas de energia (depende do modo que você escolher: advanced ou extra): o que muda é só a quantidade de projeções psíquicas, que agora são seis.

Frases e comemorações:

Dá pra escolher qual será a comemoração de seu personagem no final da luta! É só pressionar qualquer um dos 4 botões logo depois de derrotar o oponente e soltar apenas quando ela começar a realizar a comemoração (OBS: Isso vale pra qualquer personagem). Athena tem 4 comemorações. As comemorações de KOF 99 estão na página separada (clique no logo de KOF 99 para acessá-la):

Botão A: Athena dá um giro e fala "Yatta! Guu!" ("Eu consegui! Legal!")
Botão B: Athena estala os dedos, põe as mão na cintura e diz: "Yay! Kanpeki!" ("Yeah! Perfeito!")
Botão C: Athena faz um "V" com os dedos e pisca. Ela diz: "Watashi tachi wa makenai wa!" ("Não existe a possibilidade de nós perdermos!")
Botão D: A comemoração nova! Athena bate continência e diz "Arigato Gosaimashita!" ("Muito obrigada!)

Outras frases:

Athena como primeira do trio: "Asamiya Athena, Ikimasu!" ("Asamiya Athena, aqui vou eu!")
Athena como a 2ª ou 3ª do trio: "Ganbarimasu!" ("Vou dar o melhor de mim!")
Athena versus Kensou: É bem engraçado; Kensou solta um beijo pra ela e diz "©Athena©...!" bem apaixonado. Ela olha meio constrangida e diz: "Mou... Hazukashiina..." ("Meu... que mico...")
Athena versus Chin: Ela o cumprimenta e diz "Yoroshiku onegai shimasu!" (algo nesse sentido: "É bom que tenha aceitado lutar contra mim")
Derrota (em 97)/ Provocação: "Gomenasa~i!"/ " chi! Gomenasai..." ("Desculpe-me". Antes da provocação, ela dá um espirro)
Athena como primeira do trio (até 97): "Athena... Ikimasu!" ("Athena... Aqui vou eu!")

Finais:

Francamente... os finais do time Psycho Soldier até 1996 são tão ruins que nem vale a pena comentar: é só uma conversinha do tipo "Nos matamos Rugal?" , "Matamos sim", "Ah, tá...". Só tenho a destacar o final de 95 no (extinto?) NeoGeo CD que depois dessa porcaria toda, aparece os três tocando uma música, como se fossem uma banda: Chin na bateria, Kensou na guitarra e Athena no Vocal.

O final de 97 é mais bem elaborado: Depois de derrotarem Orochi, Athena, Kensou e Chin vão à casa de Kaoru (a menina paralítica da carta) para conhecê-la (é, eles ainda não tinham se encontrado pessoalmente), que fica surpresa com a visita. Athena agradece pela carta e explica que foi o que deu motivação pra lutar. Kaoru então diz que tem outra surpresa: ela foi ao médico e ele disse que ela não tinha mais nada nas pernas. Chin então diz o que ela tinha era medo de recomeçar a andar e Kaoru concorda. Ela (Kaoru) então diz que vai tentar se levantar da cadeira ali para apertar a mão de Athena... e é o que ela faz! Ela consegue se levantar, mas como não tem mais prática, cai no chão. Kensou corre para acudi-la, mas Athena executa o Psychic Teleport, atropelando Kensou e chegando mais rápido a Kaoru. Athena ajuda-a a se levantar e as duas começam a rir. E Kensou ainda está no chão ^^;;.

Mas tem uma coisinha que poucos sabem: Em 97, se você terminar o jogo com Athena, Ralf e Clark, há um final especial! Não deu pra ler o que aparece escrito porque estava em Japonês, mas o final é bem pequeno e aparecem uns personagens estranhos (provavelmente do Jogo Psycho Soldier e do Jogo Ikari Warriors -> Ralf e Clark também vieram do jogo anterior Ikari Warriors)

Em 98 não há finais (tô cansado de repetir isso...), mas se você zerar com o time Psycho Soldier (ou qualquer trio feito), aparece uma ilustração exclusiva no lugar da última ilustração (aquela em que aparece todo mundo com uma inscrição no meio dizendo THE KING OF FIGHTERS 98). No caso do Psycho Soldier team, aparecem Chin e Kensou de fundo e Athena com as mãos sobre o ombro de Kaoru mais a frente. Tem também uma ilustração inédita se você zerar com Athena, Mai e Yuri: aparecem as três, só que esse desenho tá tão fofooo... gutigutiguti... ^^;;; O pessoal apelidou esse trio de Cute Girls team. Ah, Athena aparece também em outro daqueles desenhos que ficam passando quando a gente zera: nesse desenho, aparecem Athena respondendo as cartas dos fãs e Kaoru trazendo um copo de leite para Athena.

Os finais do KOF99 também são ótimos, principalmente o que aparece quando se zera com Kensou (explicando: O Psycho Soldier Team em KOF 99 tem 2 finais). Aqui estão os arquivos zipados com as imagens e textos dos dois finais:

Final do Psycho Soldier team 99 (Athena, Bao ou Chin)
Final do Psycho Soldier team (Kensou)

Em tempo: já reparou que quando Athena é derrotada em 97 ela grita "Gomenasai....!" ("Me Desculpe...!")? Ela pede desculpa a Kaoru, afinal de contas, foi ela o motivo da luta em 97.

Roupas, Roupas...

Athena é a personagem que mais mudou seu uniforme durante a série KOF, tudo jogada de marketing da SNK. Desculpe Aerith, mas não dá pra deixar de colocar aqui: clique em cima de Athena com o uniforme escolar pra ver o GIF animado de sua abertura em 98, que é onde ela mostra todos os seus uniformes até agora. Na ordem: o tradicional uniforme escolar, a roupa de 94/95, a roupitcha de 96 (a mais legal de todas! A saia é minúscula!), a roupa de 97 e finalmente, a de 98. Agora também está disponível a sua transformação de KOF 99. A primeira figura é a roupa que ela usa em seus shows.

Roupa que Athena usa em seus shows Clique aqui para ver o GIF animado da transformação de Athena em 98! clique aqui para ver a transformação de Athena em KOF 99

 

Escolha a cor do uniforme de Athena em 98!

botão A: Tradicionais uniforme, diadema, luvas e sapatos vermelhos
botão B: Uniforme, diadema, luvas e sapatos Azul-marinho
botão C: Uniforme, diadema, luvas e sapatos Amarelo-mostarda (é o mais bonito, apesar da cor)
botão D: Uniforme, diadema, luvas e sapatos Branco-gelo (é bonito também)

"Fire...Fire! Psycho Soldier..." (ou seja, músicas):

Há-há! Meu amigão Hikary Yanagami me ensinou como se converte um .MP3 pra .RA! Este é o Remix de 1997 do CD Arranged Sound Track, ou seja, esta versão disponível aqui para download é cantada por Kurisu Yukina, sua dubladora em 97. Está no formato RealAudio, portanto você precisa ter o RealPlayer pra ouvi-la (vasculha pelo site www.real.com que você acha), mas fui eu quem converteu para .RM, e fiz de tudo pra que a qualidade do som ficasse boa, sem ficar um arquivo muito grande (a música está em Stereo, por isso que ainda tá meio grandinha)

A propósito: Esse remix cantado de 97 não tem a última estrofe escrita na letra da música (que também está aí em baixo pra download). A última estrofe só aparece no Remix de 94.

Letra da música Psycho Soldier

Psycho Soldier Remix '97 do CD Arranged Sound Track (AST) 1.362KB psoldier.zip

Hehee!!! Aqui está o MP3 da música Present Holiday (a melhor música cantada por Athena na minha opinião). Se quiserem baixar essa música, que seja logo, pois estou precisando de espaço e talvez tenha que apagá-la. Agora preste atenção em duas coisas: primeiro, sou eu que gosto dessa música (e meus amigos dizem que meu gosto é bem estranho), por isso pegue-a por conta própria. A música é meio lenta e dançante - quase uma balada. Segundo, a Geocities não suporta mais o uso do Getright, e essa música é bem grandinha (afinal, é um MP3), portanto escolha uma hora boa para pegá-la, evitando o risco de sua conexão cair, essas coisas.

Present Holiday (música cantada por Athena no CD The King of Fighters 98 AST) 4,19 MB pholiday.mp3

Bom, eu arrangei outra coisinha legal também: o jogo de 8-bits em que Athena apareceu pela primeira vez! Para jogá-lo você precisa do emulador Nesticle, que pode ser facilmente achado por aí na Internet (mas comojá teve gente reclamando, vou colocar o Nesticle aqui no futuro. De quebra, aqui vai também o jogo Ikari Warriors, onde Ralph e Clark apareceram pela primeira vez. Mas lembre-se que esses jogos são pra nintendinho, você pode se decepcionar um pouco com a qualidade dele...

Athena pegue o jogo aqui
Ikari Warriors pegue o jogo aqui

"Acordando da vida comum..."

Acordando de uma vida normal -  O game de Athena Asamiya!

Saiu! O jogo tendo Athena Asamiya como personagem principal finalmente saiu no Japão! O nome é "Athena - Acordando da vida comum", a plataforma é para o PlayStation e o jogo é em 3D. A presença de Athena (lógico! bã...!) e Kensou está confirmada. Há também outros personagens inéditos como Rika (uma colega de classe) e inimigos (claro). Não tenho idéia de sobre o que fala o enredo. Eu vou ainda mais longe... A SNK sabe do sucesso de Athena (pelo menos pelo Japão), não é possível que ela não vá dar um presentinho pra os fãs de Athena... Quem sabe até um clip dela cantando a Psycho Soldier, todo em 3D? Meu, ia ser massa, viu? Mas lembre-se: isso é só especulação minha!

KOF 99: Millenium Battle

Clique neste logo para acessar a página sobre KOF 99


Vou tentar colocar mais desenhos de Athena (quem sabe até alguns feitos por mim...) na página. E lembre-se: todos os personagens e jogos aqui mencionados têm a ©SNK como dona de seus copyrights, tá certo?

Dúvidas, sugestões, comentários... é-mêia eu! :) lgonzaga@elogica.com.br

Volta para o Yaten's Bar