NAMO BUDDHAYA - NAMO DHARMAYA - NAMO SANGHAYA !

ANANDA SE TORNA O PRINCIPAL DISCÍPULO
Trecho do livro "O Livro Tibetano da Grande Liberação" W. Y. Evans-Wentz – Ed. Pensamento

Um monge, em Bodh Gaya, chamado "Boa Estrela" (Tibetano: Legs-pahi-Skarma)havia memorizado doze volumes dos preceitos, sem nada por em prática. Dessa forma, o Senhor Buddha o admoestou, dizendo-lhe: 
"Embora possais recitar todos esses preceitos de memória, fracassais na prática. Vós, portanto, não podeis ser considerado um homem instruído."

Com isso, o monge foi ficando excessivamente irado e replicou: 
"Existem apenas três coisas que Vos tornam diferente de mim: os Vossos trinta e dois nomes ilustres, os Vossos oito bons exemplos e a Vossa aura que tem a largura dos vossos braços esticados. Também eu sou instruído. Apesar de ter-vos servido durante vinte e quatro anos, não descobri em Vós nenhum conhecimento sequer, nem do tamanho de uma semente til."

Depois, tendo aumentado a ira do monge, ele gritou alto: 
"Eu me recuso a continuar a Vos servir, mendigo imprestável! Sou superior a Vós no entendimento da Doutrina, Vós, patife que fugistes do Vosso próprio reino!"
E, ainda gritando raivosamente, o monge saiu. 

O Senhor Buda reuniu os discípulos e lhes disse: 
"’Boa Estrela’ ficou muito irado e me deixou. Desejo saber quem irá me servir no seu lugar."

Todos os discípulos juntos se inclinaram e se ofereceram, dizendo: 
"Eu desejo servir; eu desejo servir."

Buddha perguntou: 
"Por que desejais me servir, sabendo que agora eu estou velho?"

E, como o Senhor Buddha não escolheu nenhum deles, eles entraram em meditação silenciosa; e Mogallana viu logo que Ananda era apropriado para ser o escolhido. Consequentemente, a assembléia, composta de quinhentos monges instruídos, muitos deles Bodhisattvas, escolheu Ananda. O Senhor Buddha sorriu e disse: 
"Seja bem-vindo"

E Ananda respondeu: 
"Embora eu seja completamente inadequado para Vos servir, no entanto, se devo servir-vos, desejo que me façais três promessas. A primeira promessa é que me seja permitido providenciar a minha própria comida e roupa; a segunda, é que deveis dar-me tudo aquilo [de orientação religiosa] que eu possa Vos pedir; e a terceira é que não deveis comunicar uma [nova] doutrina em um momento em que eu não esteja presente."

O Buddha de novo sorriu e replicou: 
"Muito bem, muito bem, muito bem.

A primeira solicitação de Ananda ao Senhor foi que informasse sobre 'Boa Estrela'; diante disso, o Senhor profetizou que 'Boa Estrela' morreria dentro de sete dias e se tornaria um fantasma infeliz a vagar pelos jardins do mosteiro. Quando Ananda contou-lhe a profecia, 'Boa Estrela', um tanto perturbado, disse: 
"De vez em quando as Suas mentiras se tornam verdade. Se eu estiver vivo depois do sétimo dia, terei mais algumas coisas para dizer a Seu respeito. Enquanto isso, permanecerei aqui."

Na manhã do oitavo dia, Ananda encontrou 'Boa estrela' morto, e o seu fantasma vagava pelos jardins. Dali em diante, sempre que o Senhor Buddha estava no jardim, expondo o Dharma, o fantasma voltava o rosto ao Senhor e colocava suas mãos nos ouvidos.


Da lista de discussão Chung Tao de Budismo - Cláudio Miklos

A semente til indiana, da mesma forma que a da mostarda, é muito pequena.