NAMO BUDDHAYA - NAMO DHARMAYA - NAMO SANGHAYA !


BUDISMO - UMA ANTIGA ESCOLA DE SABEDORIA
Ricardo Mário Gonçalves
Provavelmente você ouviu nos bancos escolares que o Budismo é uma religião nascida na Índia que conta com numerosos adeptos no Japão e demais países do Extremo Oriente. Na realidade, o Budismo não é bem uma religião, no sentido ocidental do termo, pois não se preocupa com deuses ou profetas. A preocupação básica do Budismo é a plena realização da personalidade humana através do desenvolvimento da Sabedoria e da Compaixão.

O Budismo nasceu na Índia há 2.500 anos, pregado pelo príncipe Siddhartha Gautama, também conhecido pelos nomes de Sakyamuni (O Sábio Silencioso da Tribo dos Sákyas) ou simplesmente Buda (o Desperto ou o Sábio). O Buda não é nenhum Deus ou profeta de alguma divindade, é simplesmente um homem que, através de seu próprio esforço, logrou alcançar o máximo desenvolvimento possível a uma personalidade humana. O que ele realizou está igualmente ao alcance de todos nós. Cada homem é um Buda em potencial.

O Budismo não é uma doutrina teórica, mas sim um Caminho, ou melhor, um conjunto de caminhos práticos para se atingir o pleno desenvolvimento da personalidade. Ele nos oferece uma série de métodos dentre os quais podemos escolher o que se mostre mais adequado a nossa índole. As pessoas contemplativas e amantes da solidão poderão escolher, por exemplo, os métodos oferecidos pelas Escolas Zen e Theravada encontradas no Japão e no sudeste Asiático, respectivamente. As pessoas de índole devocional poderão se realizar através da Fé na Terra Pura do Buda Amida, ensinada em muitas escolas populares da China e do Japão. As pessoas de temperamento místico, amantes de símbolos e rituais esotéricos, poderão se desenvolver através do Lamaísmo ou budismo tibetano, ou de seu congênere japonês, a escola Shingon de Budismo Esotérico. Os amantes da Filosofia, por sua vez, encontrarão rico material para reflexões na Dialética do Vazio de Nagarjuna e no Inconsciente Cósmico pregado na escola da consciência dos irmãos Asanga e Vasubandhu, filósofos budistas indianos. No Budismo há de tudo para todos.

No Oriente, o Budismo não está apenas nos templos e mosteiros. Os praticantes de judô e de karatê e os apreciadores dos filmes de kung-fu sabem que ele está também nas artes marciais. Está também na música, na literatura, na pintura e na dança, como também na alimentação oriental. 

Embora nascido no Oriente, o Budismo é universalista. Já existe um Budismo europeu e americano. Já começa a nascer por aqui um Budismo brasileiro. Já existem movimentos budistas em São Paulo, no Rio, no Recife, em Minas Gerais, no Espírito Santo e no Rio Grande do Sul, liderados quer por orientais quer por brasileiros, alguns dos quais professores de universidades.


Reverendo Ricardo Mário Gonçalves Ph D
INSTITUTO BUDISTA DE ESTUDOS MISSIONÁRIOS
ASSOCIAÇÃO RELIGIOSA NAMBEI HONGANJI BRASIL BETSUIN
Av. Cursino 753 - Saúde - São Paulo - SP - CEP 04133-000
Tel. (0xx11)5061-4766 - Fax (0xx11)5062-7370
e-mail: mario.tln@terra.com.br