NAMO BUDDHAYA - NAMO DHARMAYA - NAMO SANGHAYA !

A IMPORTÂNCIA DA ESPIRITUALIDADE EM NOSSA VIDA DIÁRIA
Don Kulatunga Jayanetti

Querendo compreender a essência da vida, que é viver feliz, vamos examinar, caros amigos, a importância da espiritualidade no cotidiano. A espiritualidade pode ser definida como a qualidade do progresso metódico, anímico e natural, dotada de sensibilidade na vida animada - psíquico - , na vida animal, humana e seres invisíveis. Na vida animal, espiritualidade é os poucos momentos de amor, caridade, compaixão e alegria que os animais compartilham com sua própria espécie ou filhotes, mas que eles não estão capacitados a desenvolver. Por outro lado, o homem, com a sua dualidade corpo-mente, seus atributos de coragem, paciência, vigor, concentração, etc..., tendo consciência de suas virtudes e fraquezas e dispondo de incontáveis recursos para vencer as vicitudes, deve aproveitar sua existência para enriquecer seu lado espiritual, a essência da vida. Pois, se assim não proceder, perderá a oportunidade única que lhe é oferecida de atingir maior progresso evolutivo neste ciclo de nascimento e morte - Samsara. Espiritualidade é, na verdade, a mais elevada tarefa que pode o ser humano desempenhar.

Junto ao lado espiritual, existe o lado material - mundano, que é considerado transitório e dado a gozos ou prazeres materiais. Sem condições apropriadas, a espiritualidade não floresce. Nestes termos, vemos que há necessidade de se desenvolver ambos os aspectos - material e espiritual - para alcançar o progresso evolutivo. Ainda assim, estamos condicionados, vivendo viciados por uma multiplicidade de estímulos que nos iludem fazendo-nos acreditar que nada existe além do progresso material - mundano em detrimento do espiritual. Em vista disso, o lado espiritual é negligenciado e, sem ele, o progresso material torna-se superficial devido às leis universais que regem o cosmo, como a lei da causalidade - ação - reação - Karma. Colhemoss o que semeamos. Cada ação-palavra-falar, pensamento-pensar ou agir pelo corpo é movida por uma intenção, que é uma vibração que entra neste cosmo. Nada se perde; tudo está no cosmos. Existem boas e más vibrações que nos pertencem neste cosmo. À semelhança de uma ímã, às vezes atraímos boas vibrações e, então temos boas condições; às vezes, atraímos más vibrações e temos más condições. Não há certeza sobre o que vai acontecer porque tudo é relativo, depende de outras circunstâncias. Por esta razão, torna-se necessário dar importância à espiritualidade no dia-a-dia.

Amor, compaixão, caridade, alegria e equanimidade são elementos básicos da espiritualidade inerentes a todos os seres. Para aperfeiçoar essas qualidades, devemos igualmente aperfeiçoar as outras boas qualidades também inerentes a nós, como a moralidade - uma vida ética, a renúncia, o esforço, a sabedoria, a paciência, a tolerância, a veracidade e a determinação. Nelas nada é novo; nada que nos seja desconhecido. Sabemos a verdade que elas encerram, mas falta manter o forte reflexo em nossa mente sobre a importância - a proeminência, a necessidade urgente de sua prática a cada momento do dia-a-dia. Então, temos que enfatizar, estimular e aperfeiçoar essas qualidades, praticando, falando, contemplando e, desta forma, gravando na mente - memória de um forte reflexo que vai atuar indiretamente em todas as atividades de nossa vida, de modo natural e espontâneo. De que vale a teoria que sabemos se não a colocamos em prática? Só provando é que conhecemos o paladar de uma coisa, mas não a explicação sobre ela. Tal como corpo e mente, materialidade e espiritualidade, teoria e prática são interdependentes, se entrelaçam, se interligam. Nossa tarefa é trabalhar para que formem uma união equilibrada que se traduz em uma existência harmônica e feliz - o lado positivo da vida, com menos egoísmo.

Para conhecer o lado positivo da vida, vamos pesquisar o que é nossa vida. Dizemos que estamos vivos por causa da consciência que funciona através dos cinco sentidos e da mente. Se a consciência não aparece, estamos como mortos. Então, o surgimento da consciência é nossa vida. Estamos conscientes deste surgimento de consciência pelos pensamentos como “Estou consciente”, “É dor”, “É lembrança”, “Estou ouvindo”, etc. A cada momento de nossa vida, oito fatores estão funcionando para que estejamos conscientes. Senão vejamos: para ouvir, temos que fazer (1)esforço para (2)conscientizar que traz a (3)concentração na audição. Por causa desta concentração, temos uma percepção instantânea, uma (4)compreensão e (5)pensamentos com as (6)palavras e a (7)ação de ouvir, a qual faz o nosso (8)meio de vida neste momento. Estes oito fatores estão funcionando simultaneamente com muita velocidade, com alguns aspectos mais proeminentes. Colocá-los no lado positivo é o Caminho da Correta Compreensão - Budismo - o caminho universal da eespiritualidade que é a essência da vida humana. Colocando nossa vida no lado positivo por meio desta prática, desenvolvemos ambos os lados - espiritual e material - podemos viver felizes sem nos envolver no sofrimento - nos aspectos negativos da vida, como dor, tristeza, medo, ansiedade, raiva, ciúme inveja, lamentação, etc. Não se trata de alguma coisa em que devemos acreditar mas sim entender - compreender. Pratique este caminho da vida no lado positivo e verifique por si mesmo a verdade destes fatos.

Seja Feliz !