Bio-bibliografia
Tomaz Emídio Leopoldo de Carvalho Cavalcanti de Albuquerque Schiappa Pectra Sousa Ribas – Professor, escritor, etnólogo e crítico de teatro e dança. Nasceu em Alcáçovas, Viana do Alentejo, em 20 de Junho de 1918, e morreu em Lisboa, na sua casa em Campolide, na Rua Carvalho e Araújo, em 21 de Março de 1999.
Ingressou no Conservatório Nacional, contra a vontade paterna, tendo concluído o Curso Especial de Dança e Coreografia. Foi aluno de Alice Turnay, Ivo Crammer e Barbara Thiel. Diplomou-se em Estudos Hispânicos pela Universidad Internacional de Santander (Espanha) e foi bolseiro do Instituto de Alta Cultura (Ópera de Paris e Archives Internationales de la Danse – Paris), do extinto Ministério do Ultramar (S. Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique), da Fundação Calouste Gulbenkian, do Ministério da Educação e Cultura de Espanha e do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América. Estagiou na Académie Nationale de la Danse com Serge Lifar, nos Archives Internationales de la Danse (Paris), nos Arquivos de teatro e dança de teatros líricos de Itália e nalgumas das mais prestigiadas escolas de teatro e dança dos E.U.A.
Foi Conservador e Arquivista e Adjunto da Direcção do Teatro Nacional de São Carlos, Secretário e Professor do Centro de Estudos de Dança do Instituto para a Alta Cultura, Director Adjunto do Teatro Nacional de D. Maria II, Professor da Escola de Teatro do Conservatório Nacional, Professor do Instituto Superior de Novas Profissões e da Escola de Turismo do Algarve, Delegado do Ministério e da Secretaria de Estado da Cultura na Região Sul (Algarve), Chefe da Divisão de Etnografia e Folclore do I.N.A.T.E.L., Membro do Conselho Científico e Orientador de Seminários da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa, Professor da Escola de Dança do Conservatório Nacional, Membro das Comissões Cultural e de Estudos e Documentação do C.I.O.F.F. – U.N.E.S.C.O., Membro da Secção Nacional Portuguesa do C.I.O.F.F., Professor Convidado da Escola Superior de Teatro, Assessor da Direcção do I.N.A.T.E.L. na área da Etnografia e do Folclore.
Foi, ainda, Orientador de Seminários e Estágios de Dança, Orientador de Cursos Especiais de Teatro nas Universidades das ex-colónias de Angola e Moçambique e do I.N.A.T.E.L., Orientador e Arguente de teses de licenciatura e de mestrado em Antropologia da Dança e Antropologia do Teatro (a convite do Departamento de Antropologia da Universidade Nova de Lisboa), Conferencista, Colaborador de várias publicações periódicas portuguesas e estrangeiras, Produtor e Autor de séries de programas sobre Dança e Folclore na Rádio Televisão Portuguesa e Autor de Programas sobre Dança na Radiodifusão Portuguesa.
Foi destinguido com a Comenda da Ordem de Mérito, Doutor Honoris Causa pela Université de la Danse (Paris), Medalha de Cultura e Arte do Conselho Brasileiro da Dança, e foi nomeado Observador Técnico nas Reuniões Internacionais do C.I.O.F.F. e do Instituto de Cultura Popular da Hungria e Membro do júri de vários festivais e concursos internacionais de dança popular.
Foi autor de uma vasta obra, que vai desde a ficção – de recorte neo-realista – ao teatro, passando pela poesia e pelo ensaio: Monotonia, Montanha Russa, Cais das Colunas, A Casa de Malafaia, O Primeiro Negócio, Histórias de Bichos d’África, Giovanna: Histórias Arquivadas, História da Gata Borralheira, Roberto e Melisandra, Retrato de Senhora, A Casa de Isaac, Cláudia e as Vozes do Mar, Auto da Alma, O que é o Ballet, O Ballet no Passado e no Presente, O Ballet Contemporâneo, Etnologia I e II, A Dança I e II, Como Fazer Teatro, O Teatro e a sua História, Danças Populares Portuguesas, Danças do Povo Português, Anna Pavlova, Introdução ao Estudo das Danças Populares de Cabo Verde, Introdução ao Estudo das Danças da África Portuguesa, O Teatro Popular de São Tomé e Príncipe, O Tchiloli – Teatro Clássico Popular de São Tomé e Príncipe, Aspectos da Etnografia e do Folclore da Nazaré, Guia de Recolha de Danças Populares, O Teatro Popular Tradicional Português, Monografias da Dança Folclórica da Europa (parte referente a Portugal, Edição do Centro de Documentação da UNESCO, Budapeste).
Colaborou em várias enciclopédias e obras monográficas sobre Portugal (Antropologia Cultural e Folclore): Roteiro-Portugal Turístico e Guia Turístico de Faro.
Publicou, ainda: Beja – À Descoberta do Passado e O Teatro da Trindade – 125 Anos de Vida e deixou inéditos, para além das suas Memórias e de uma recolha de anedotas, O Teatro Moderno, A Dança Moderna e Pós Moderna, Danças Populares Tradicionais Portuguesas, Tentativa de uma Classificação das Danças Populares Portuguesas, O Ballet Russo e Soviético e Bosquejo histórico das Danças Tradicionais Portuguesas.
Deixou inéditas Prelúdio e Morte (Romance), Sonata a Quatro e outras quatro peças de teatro: Retrato de Senhora, Pedro e a Morte de Inês, A Única Mulher de Barba-Azul e O Grito de Medea. Quanto à obra O Trajo Popular em Portugal, que o autor deixou no prelo, tem esta sido continuada pela sua editora DIFEL.![]()