Diagnóstico de amostras de madeira por tomografia de raios X


Esta página tem como objetivo apresentar o trabalho desenvolvido pelo aluno Nilton S. Ramos Quoirin para sua dissertação de mestrado. Serão apresentados os conceitos referentes às tecnicas de radiografia e tomografia industrial. Em seguida, dar-se-á enfoque à aplicação destas técnicas ao estudo da estrutura interna de corpos de madeira.

Importante: esta página está sendo atualizada progressivamente. O seu conteúdo será construído e melhorado aos poucos. Verifique atualizações na parte inferior desta introdução.

A seção raios X apresenta princípios básicos de radiografia: geração e detecção de raios X, interação de raios X com matéria, aplicações da técnica, etc.

Na seção tomografia é feita uma abordagem dos princípios gerais de tomografia: objetivos, histórico e gerações tomográficas, o Teorema da Seção de Fourier, reconstrução de imagens, retroprojeção filtrada, etc.

A seção qualidade de imagens apresenta parâmetros de qualidade de radiografias e tomogramas: ruído, contraste, resolução de alto e baixo contraste, artefatos.

Na seção caracterização do sistema é feita uma descrição do sistema Gilardoni do Laboratório de Tomografia Industrial do LACTEC. Os parâmetros de qualidade abordados na seção qualidade de imagens são aqui apresentados, de forma a conhecer as possibilidades e as limitações do sistema.

A seção madeira constitui a discussão principal deste trabalho. Demonstra-se que a técnica de tomografia é uma ferramenta de valor para o diagnóstico de objetos de madeira.

Para um maior aprofundamento e para dúvidas gerais, várias referências são incluídas nesta página: livros, artigos, tutoriais, demonstrações, etc.

Por fim, a seção autor traz maiores informações sobre o autor do trabalho.


Última atualização: 20/02/2004 - 09:27


Counter