O que pensamos e sabemos sobre a indústria do silício?

 

Uma esmagadora minoria das pessoas que se utiliza da tecnologia atual sabe como ela é produzida, ou ao menos faz idéia do que está dentro de seus aparelhos eletrônicos e computadores.

Sendo assim, podemos calcular que uma pequena parcela dessa minoria sabe como os componetes que estão em suas calculadoras, televisões e até máquinas de lavar são fabricados. Procuramos saber a opinião de todos os lados: desde pessoas leigas no assunto, pessos que tem conhecimentos dos mais básicos aos mais profundos nesse processo as vezes obscuro de produção de semicondutores. O resultado pode ser visto a seguir. Foram feitas as seguintes perguntas a diferentes pessoas:

 

1- Você conhece o processo de fabricação de componentes semicondutores? (tais como processadores, transistores, chips, diodos, portas lógicas, memórias...)

2 - Qual é a imagm que você tem a respeito dessas indústrias? (limpas, poluidoras, seguras, inseguras...?)

3 - Você é a favor ou contra a implantação desse tipo de indústrias? Dê sua opinião.

4 - Você acredita que o processo de fabricação desses componentes é prejudicial ao meio ambiente e aos seres humanos? Explique.

5 - Você conhece algum caso de acidente em alguma indústria desse tipo? Se conhece, descreva.

6 - O que você acha que deve ser feito a respeito da poluição que as indústrias do silício podem causar?

 

Opinião de uma pessoa comum, que utiliza aparelhos eletrônicos:


1- Não

2- Poluidoras e seguras
3- A favoe desde que elas controlem sua poluição.
4- Aos seres humanos não mas ao meio ambiente sim
5- Não
6- Procurar algum meio novo para sem solucionar esse problema

Podemos notar que pesoas comuns pouco sabem sobre o que se passa dentro de uma fábrica de semicondutores. Foi uma surpresa para nós notar que uma boa parte das pessoas comuns não vê tais impresas como totalmente limpas e não poluidoras, mas imaginam serem bastante seguras.

 

Opinião de estudantes da área de tecnologia


1- Não
2- A imagem é de uma empresa limpa, provavelmente a fabricação deste material produz silica que é altamente poluidor, mas industrias de alta tecnologia passa a imagem de boas industrias e provavelmente tem tecnologia e dinheiro para impedir a contaminação do meio ambiente.
3- Pensando no ecosistema terrestre deveriamos ser contra a implatação de qualquer industria, politicamente falando é a industria de base que falta no Brasil, é urgente a implantação de uma destas industrias para o futuro tecnologico brasileiro, inclusive há um plano governamental com subsidios e tudo mais para que uma industria destas venha para o Brasil, é importante também que não venha somente a parte suja destas industrias, como acontece em Twain, Mexico, etc... onde os componentes são projetados no Japão e Eua e fabricados onde há mão de obra barata, neste caso sou contra a implatação desta industria, pois não agregará novos conhecimentos a industria nacional.
4- É muito provavel que o processo seja prejudicial, porém a tecnologia para impedir que isso aconteça deve existir.
5- Não
6- Deve ser obrigatório o uso de filtros e processos que impessam que o material poluidor entre em contato com o meio ambiente e com os funcionários da industria.


1'- Mais ou menos.
2'- Extremamente limpas por dentro. O que fazer com a natureza eu nao sei.
3'- Totalmente a favor, mas como qualquer indústria deve respeitar o nosso planeta.
4'- Acredito que sim , porque as empresas estão mais preocupadas com o retorno do investimento e com lucros do que com a conservação do ambiente.
5'- Nao.

6'- Nao conheco o tipo
de poluição causada pelas industrias de silicio.

Para estudantes da área de tecnologia, podemos notar que esse assunto se torna menos obscuro, uma vez que por nossa pesquisa eles mostraram ter uma boa idéia de como funciona esse tipo de indústria. Porém, mesmo para esses estudantes, a fabricação e o destino dos dejetos dessas indústrias permanece sendo um mistério.

 

Opinião de um funcionário de uma empresa que instala Salas Limpas:

1- Tenho uma idéia geral do processo, sem muitos detalhes.
2- O potencial poluidor deste tipo de indústria é alto. Eu daria nota 7, numa escala crescente até 10. Quanto a segurança do processo, não tenho informação.
3- Sou a favor da implantação criteriosa, visando produção sem poluição.
4- A partir do instante em que se utilizam produtos químicos com alto potencial poluidor / cancerígeno, cuidados extremos devem ser tomados para que o meio ambiente e o homem não tenham contato direto com estes produtos. A norma ISO 14000 deveria ser aplicada a todas estas indústrias.
5- Não.
6- Bom senso e critério.

Vemos que mesmo para quem está envolvido com esse tipo de tecnologia as informações não são muito precisas. Salas Limpas são um dos pontos essenciais para indústrias que processam silício, mas o real uso dessas salas dentro dessas empresas parece ser um mistério.

 

Opinião de um professor universitário da área de semicondutores

Para o professor foram feitas perguntas um pouco difertentes, e seguem a seguir, com as respectivas respostas.

1- Você sabe como é o processo de fabricação de um componente eletrônico como um transistor ou CI? Se sim, cite algumas das principais fases desse processo.
R- Deposição de filmes finos, litografia, corrosão, remoção de resiste, implantação de íons, etc.


2- Você acredita que o processo de fabricação de componentes eletrônicos pode oferecer algum risco à saúde e ao meio ambiente?
R- Sem cuidados adequados, pode oferecer um certo risco à saúde e ao meio ambiente.


3- Você conhece algum caso de acidente em uma indústria de silício? Em caso afirmativo, descreva o fato.
R- Não conheço.


4- Você acha correto que indústrias de alta tecnologia passem a imagem de que, pelo fato da produção dos componentes exigirem utilização de salas limpas, elas são indústrias que não poluem o meio ambiente e não oferecem risco à saúde de seus empregados? Justifique.
R- Acho correto as indústrias usarem salas limpas pois a tecnologia, de fato, precisa altíssima qualidade de processos. Assim, diminui a porcentagem de rejeitos, e em conseqüência, a necessidade de produzir (e talvez, poluir) mais.


5- Durante o processo de fabricação e/ou processamento do silício, existe alguma possibilidade de ocorrer algum acidente com vítimas? Em que parte do processo? Quais as precauções que as indústrias tomam ou devem tomar para evitar tal fato?
R- Vários gases tóxicos e inflamáveis são usados em tecnologia de silício. Sem cuidado com as normas de segurança, acidentes com vitimas (como em qualqer outra indústria que usa gases tóxicos e inflamáveis) são passíveis de acontecerem. Porem, acredito que o nível de qualificação bastante alto dos técnicos e funcionários empregados pela indústria de semicondutores minimiza o risco. As precauções que indústrias tomam (devem tomar): monitoramento /controle permanente das condições de equipamentos, manutenção
preventiva, padronização de rotinas de fabricação, treinamento dos funcionários e técnicos.


6- Faça um comentário geral a respeito do risco ao meio ambiente e às pessoas que as "indústrias
dosilício" podem oferecer. Dê sua opinião favorável ou contrária a respeito.
R- Como muitas outras indústrias, essenciais para vida da sociedade moderna, as "indústrias de silício" podem oferecer riscos ao meio ambiente e às pessoas. Por isso, todo cuidado é pouco quando se trata a prevenção de acidentes, poluição de MA, etc. Caminhos para melhoria: busca de novas técnicas de processamento de materiais que oferecem o risco menor, treinamento de funcionários, desenvolvimento de técnicas de controle de MA, etc.

Vemos aí informações muito mais seguras e completas, posto que são vindas de alguém que trabalha nessa área. Porém, será que o processo pode ser tão bem controlado como julga o professor? Ou será que é rentável para as indústrias se preocupar com isso?