Principal Programação Resumo das Novelas Chat Lista de Discussão Links


Amor tecnológico

‘O Clone’, que estréia nesta terça-feira, debate clonagem humana e acompanha casal separado pela religião

[Fonte - O Dia]

A marca registrada da novelista Glória Perez são os temas polêmicos. Na novela das 20h ‘O Clone’, que estréia nesta terça-feira, na IPCTV, não poderia ser diferente. Além da cultura muçulmana, que nas últimas semanas se tornou assunto no mundo inteiro por causa do atentado aos Estados Unidos, a clonagem promete intensa discussão.

Na história, Murilo Benício interpreta os gêmeos Diogo e Lucas e, ainda, Leandro, o clone de Lucas que aparece na terceira fase da novela. "A idéia de clonar humanos não é legal, mas a própria pessoa se clonar pode ser interessante para a ciência. Talvez se encontre a cura de doenças e coisas que ainda não foram descobertas de outra forma", especula Murilo.

O clone entra na história depois que Diogo – o gêmeo dominante, com personalidade prática e talhado para herdar os negócios do pai – morre em um acidente de helicóptero, e o padrinho dele, o cientista Albieri (Juca Oliveira), resolve fazer um duplo do gêmeo que sobrou. As características de Leandro só Glória Perez pode decidir, mas se depender de Murilo e Jayme Monjardim, diretor de núcleo, deveriam ser as mesmas de Lucas, romântico, sensível e frágil. "Isso abre uma porta para Lucas refletir sobre a vida dele. Ele assumiu a empresa do pai, no lugar do irmão, e deixou o sonho de ser músico. É interessante para se pensar", conclui o ator.

Antes de toda essa tecnologia, a novela é pura história de amor. Com a morte da mãe, Jade (Giovanna Antonelli) vai morar com o tio Ali (Stênio Garcia) no Marrocos. Lá ela conhece Lucas, que está viajando com Diogo, o pai, Leônidas (Reginaldo Faria) e a namorada dele, Yvete (Vera Fischer). Lucas e Jade se apaixonam, mas ela já está prometida para um muçulmano. Por causa da religião, é obrigada a se casar com Said (Dalton Vigh) e Lucas fica com Maysa (Daniela Escobar).

"Gosto de escrever sobre o que ninguém escreveu ainda. É instigante", justifica Glória. Giovanna Antonelli não aprova a clonagem humana. "Isso é perigoso e nunca sabemos nas mãos de quem vai cair. Para criar órgãos, seria bom, ajudaria quem está na fila à espera de um transplante", acredita a atriz.


Elenco: quem é quem em 'O Clone'

AUGUSTO ALBIERI (Juca de Oliveira) - Vaidoso, culto e preocupado com ética. É um cientista apaixonado pelas possibilidades da engenharia genética. As perdas que sofreu o fazem ainda mais fascinado pela possibilidade de clonar um homem. Cria o clone Leandro a partir de uma célula de Lucas.

LEÔNIDAS FERRAZ (Reginaldo Farias) - Forte, dominador e bem-humorado, é dono de uma empresa de importação e exportação. Teve muitos casos amorosos, mas não quis se casar até conhecer Yvete.

YVETE (Vera Fischer) - Mulher alegre e com forte toque de vulgaridade. Fez bicos como modelo e vendedora de loja até conquistar Leônidas.

ALI (Stênio Garcia) - É patriarca da família muçulmana e amigo de Albieri. Os dois discordam sempre quando o assunto é clonagem. Para ele, a engenharia genética é a tradução do materialismo do Ocidente.

EDNA (Nívea Maria) - Secretária de Albieri, depois se casa com ele. Sofre porque o cientista vive da lembrança da ex-noiva. A partir de uma traição, ela passa a querer destruir o homem que a enganou.

DEUSA (Adriana Lessa) - Mãe de aluguel de Leandro. Acredita que o filho foi fruto de inseminação artificial. Para ela, Albieri quer separá-la do filho.

MOHAMED (Antônio Calloni) - Marido de Latiffa e irmão de Said. É simpático e morre de ciúmes de Latiffa. Eles se dão muito bem, até que sua irmã, Nazira, o convence de ter uma segunda esposa, Ranya.

SAID (Dalton Vigh) - Irmão de Mohamed. Casa-se com Jade e se torna milionário. É esperto, genioso e vingativo.

LATIFFA (Letícia Sabatella) - Prima de Jade, também viveu no Brasil e voltou para o Marrocos. Ao contrário dela, adaptou-se aos costumes muçulmanos, mas usa a malícia para conseguir seus objetivos.

NAZIRA (Eliane Giardini) - Irmã mais velha de Said e Mohamed, não suporta a felicidade dos outros. Nunca se casou para cuidar da casa.

RANYA (Nívea Stelmann) - Segunda mulher de Mohamed. Jovem desajeitada nos afazeres domésticos. Através dela será mostrada a convivência de duas mulheres no casamento muçulmano.

ZEIN (Luciano Szafir) - Chamado de ‘maldição do faraó’. Sedutor, forma triângulo amoroso com Jade e Lucas.

MAYSA (Daniela Escobar) - Casa-se com Lucas depois da morte de Diogo, que era seu namorado. Vaidosa e egocêntrica, viverá uma fase de turbulência quando a filha Mel se envolver com drogas.

MEL (Débora Falabella) - Filha de Maysa e Lucas. Vai se apaixonar por Xande e se envolver com drogas.

XANDE (Marcelo Novaes) - Treinador de luta livre, se torna segurança de Mel. Vai ajudá-la a sair das drogas.

TAVINHO VALVERDE (Victor Fasano) - Amigo de Lucas e um dos diretores da empresa. Alegre e sedutor, será envolvido em um processo de paternidade.

ALICINHA (Cristiana Oliveira) - Determinada e fria, é capaz de atropelar tudo para conseguir seus objetivos.

NANDO (Thiago Fragoso) - Jovem advogado que se transforma quando se envolve com as drogas.

Murilo fez consulta com duas psicólogas

TERAPIA - Para construir o caráter dos irmãos, Murilo freqüentou sessões de terapia com duas psicólogas. "Foi interessante. Tive chance de ouvir o que as pessoas pensavam sobre os personagens. Não encarava como uma sessão de análise, mas como se estivesse contracenando com duas atrizes", conta.

SEM MEDO - Mesmo com a polêmica em torno dos muçulmanos, Giovanna não teme ser confundida nas ruas. "Não tenho medo de apanhar. A situação está muito séria e dá medo, mas a televisão é o melhor meio para informar as pessoas", diz.

TRABALHOSO - Murilo conta que, para conseguir encaixar as imagens dos irmãos juntos, é preciso muita disciplina. Cada cena dos irmãos é gravada de uma vez. "Não posso mexer na cadeira, no guardanapo que está na mesa e tenho que fazer o caminho sem esbarrar em nada, senão não dá o efeito certo quando se juntam as cenas. O Jayme me ajuda", explica.

AMIZADE - Apesar da diferença de caráter, Lucas e Diogo são amigos. "Vamos mostrar isso nas entrelinhas. O Diogo gosta de ter uma pessoa igual a ele, mas Lucas não se sente tão à vontade", diz Murilo.

NÚMEROS - Para produzir as cenas iniciais da novela, no Marrocos, foram necessários 40 dias, 900 quilos de equipamento, 25 camelos, 12 beduínos, 20 brasileiros da produção para checar áudio e vídeo e 25 figurantes marroquinos, sob um sol de 53 graus.

CONFLITOS - Jade nasceu no Marrocos, mas foi criada no Brasil. A marca da jovem, segundo Giovanna, será seu conflito interno em busca de identidade. "Ela não se sente nem muçulmana, nem brasileira. Ela está prometida para outro, mas é determinada e vai lutar por seu amor verdadeiro", adianta a atriz.

TEMA - "Não temos a proposta de discutir política ou religião. O que importa é a história de amor de Lucas e Jade. Mas para não errar nos costumes, nós nos cercamos de especialistas", conta Jayme Monjardim.