Principal Programação Resumo das Novelas Chat Lista de Discussão Links


Manoel Carlos

Dramaturgo - Outubro 2000

Mestre em desvendar a alma humana

Minucioso, o autor Manoel Carlos chega ao requinte de encomendar mapa astral para os principais personagens de suas novelas

[Fonte - Tititi Online]

A televisão sequer havia completado um ano de existência e Manoel Carlos já estava lá, para conferir tudo de perto. Isso foi em março de 1951, na semana em que completara 18 anos. Hoje, aos 67 anos, o autor é dono de uma vasta e respeitável obra construída com amor e sensibilidade e, sobretudo, com o olhar apurado de quem se dedica a desvendar a alma humana como poucos. Trabalhou para as extintas Excelsior, Paulista e Tupi, isso sem contar sua contribuição às emissoras Record, Bandeirantes, Manchete e Globo, nas quais foi responsável por inúmeros trabalhos. De Família Trapo ao Grande Teatro Tupi, lá estava o nome de Manoel Carlos nos créditos das atrações.
Mas são as novelas as grandes referências do escritor. Por meio dos personagens, sabe expor na medida exata a força e a fragilidade do ser humano, regendo com maestria questionamentos, conflitos, emoções e reações. Tudo de acordo com as diferentes personalidades que retrata. A marca registrada de Manoel Carlos está presente em novelas como Maria Maria (1978), A Sucessora (1978-1979), Baila Comigo (1981), Sol de Verão (1982-1983), Felicidade (1991) e Por Amor (1997-1998). A seguir, a entrevista exclusiva concedida por Manoel Carlos à tititi online.

tititi online - De onde vem a inspiração para desenvolver um roteiro com questões polêmicas e cenas ousadas como as da novela Laços de Família?

Manoel Carlos - Tudo que escrevo vem do que vivi, do que ouvi, do que leio nos jornais, do que me contam, do que suspeito existir, do que tenho certeza que existe. Como diz a Regina Duarte, eu olho pelo buraco da fechadura das casas de família e fico sabendo o que está acontecendo.

tititi online - É verdade que o senhor costuma fazer o mapa astral de seus personagens?

Manoel Carlos - Sei tudo sobre os meus personagens. Data que nasceram, filiação etc., inclusive o mapa astral dos personagens principais.

tititi online - De onde vem sua admiração pelo nome Helena, sempre presente em suas novelas?

Manoel Carlos - Um dos romances que mais impressionaram a minha vida foi precisamente Helena, de Machado de Assis, que li quando tinha 11 anos.
Mais tarde, em 1951, adaptei o romance para a televisão. Em 1956, fiz uma nova adaptação para o Grande Teatro Tupi e para o Teleteatro Cacilda Becker. Também me impressionou muito a histórica personagem Helena, de Tróia, da mitologia grega.

tititi online - Pesquisas de opinião e dicas de amigos da Globo costumam influenciar os destinos de seus personagens?

Manoel Carlos - As únicas pessoas que podem influenciar minha novela são o empregado da padaria, a caixa do banco, o rapaz da banca de jornais, o farmacêutico, o meu barbeiro, as pessoas pelas quais eu passo na rua, no Leblon, o garçom que me serve no restaurante. A opinião dessas pessoas tem grande valor.

tititi online - Uma de suas filhas, Júlia Almeida, está em Laços de Família. É difícil trabalhar com alguém tão próximo ou isso facilita o trabalho de composição do personagem?

Manoel Carlos - A Júlia já fez Por Amor, minha novela anterior. Eu a vejo como uma atriz do elenco, igual às outras. A diferença é que eu a amo mais do que a qualquer outra pessoa.

tititi online - Qual é a emoção de saber que milhões de pessoas assistem a seu trabalho todas as noites? A responsabilidade deve ser grande, não é?

Manoel Carlos - Esse é o lado mais difícil do meu trabalho. Lidar com essa realidade. Às vezes, dá até medo. É uma grande responsabilidade.

tititi online - Como consegue retratar com tanto realismo e sensibilidade, ao mesmo tempo, a vida dupla de Capitu? A atuação de Giovanna Antonelli vem ajudando a personagem a crescer?

Manoel Carlos - Tenho uma vasta pesquisa sobre garotas de programa. Falei com muitas, entrevistei, recebi pesquisa da minha assistente, Gabriela Miranda. Gosto muito da personagem, e a Giovanna é um manancial de inspiração. É tudo que um autor precisa para escrever com amor.