Principal Programação Resumo das Novelas Chat Lista de Discussão Links


Realidade

‘Malhação’ discute preocupação dos jovens com ataques terroristas aos Estados Unidos

[Fonte - O Dia]

A preocupação com o atentado terrorista aos Estados Unidos, há uma semana, chegou a ‘Malhação’. Nos próximos capítulos, os personagens da novela vão mostrar a angústia e o receio diante de um provável conflito armado. "Sentimos a necessidade dos jovens por informações, uma vez que eles nunca viram uma tragédia de proporções tão grandes", comenta a autora, Andréa Maltarolli, ressaltando não se tratar de uma nova trama na novela. "Temos que andar junto com os jornais, por isso não daria para fazer uma história. Corre-se o risco de ficar desatualizada".

Nesse debate pra lá de realista, todo mundo entra na roda. "Como o objetivo é esclarecer e tranqüilizar, até as crianças terão as suas dúvidas. FM (Helder Agostini), por exemplo, vai querer saber o que é talibã. Já os adolescentes se preocupam se o conflito vai sobrar para gente e, em caso de guerra, se o País terá que entrar", diz a autora, numa correria só com a novidade. "Estamos colocado adendos aos textos e, por isso, não dá muito tempo para respirar".

O colégio Múltipla Escolha será palco dos debates. Nas aulas, os alunos levantarão algumas questões sobre os ataques ao World Trade Center, em Nova Iorque, e ao Pentágono, em Washington, e seus desdobramentos. "É como acontece nas escolas, quando um problema desse é posto na nossa frente. O papel dos professores é sempre fundamental. E em casa, é aquela conversa que acontece em todos os lares", acredita Andréa, que não tem previsão para acabar com o debate. "Acompanho o conflito. Enquanto ele estiver rolando, estaremos comentando, mas não de forma obsessiva".

Andréa garante que as discussões não serão massacrantes. "É uma coisa rápida, não vai ficar se prendendo durante todo o capítulo para não se tornar chato. Não vamos levar violência nem angústia para as pessoas".