" Uso de Dentes Naturais em Próteses Total Removível"

Autores: Célio Jesus do PRADO
                João Edson Carmo OLIVEIRA
                Luiz Carlos GONÇALVES
                Márcio Magno COSTA
                Samara Santos RODRIGUES
                Simone Maria Ávila Silva REIS
                Vanderlei Luiz GOMES

__________________________________________________________

RESUMO

         Os autores apresentam a técnica de utilização de dentes naturais do próprio paciente na confecção de prótese removível total, enfatizando suas vantagens e desvantagens. Um dos casos clínicos apresentados está sob controle há 26 meses e o outro, há 14 meses, respectivamente. Neste período não ocorreu deslocamento, fratura e/ou cárie nos dentes utilizados.

UNITERMOS

Dentaduras completas; Dentes naturais; Estética.

INTRODUÇÃO

         A utilização de dentes naturais humanos em aparelhos protéticos como forma de repor dentes ausentes nao é uma alternativa recente. Este processo teve início com os fenícios em 1600 a.C. Além dos dentes humanos, os etruscos usavam dentes bovinos, no período de 753 a 300 a.C.
          Por volta de 1825 Samuel Stockton iniciou a produção extensiva de dentes artificiais em porcelana destinada `a profissão odontológica. No entanto, os dentes humanos ainda continuaram sendo amplamente usados na confecção de próteses removíveis totais até meados do séc. XIX.
          A fabricação de dentes artificiais, em acrílico ou porcelana, mesmo empregando os recursos tecnológicos de última, é um grande desafio aos fabricantes, pois é impossível reproduzir com as mesmas prorpiedades a infinita combinação de cor, forma, tamanho e textura superficial, além das características físicas, químicas e mecanicas que o esmalte e a dentina apresentam.

Artigo puplicado na Revista ODONTO POPE - V.2 - N.1 - P. 290-298 - JAN./MAR. - 1998

VOLTAR