1983
Trans-ocidental
Por detrás das pedras, à sombra dos rios
inconsciente no centro da vegetação cíclica
espera-me um diálogo infindável com o teu rosto
espelhado nos objectos familiares como o pão,
os livros, os cabelos dos outros sorrindo na quietude
imóvel do ar, sem extâse especial, sem gestos bruscos
o sangue acariciando as nervuras, por dentro das têmporas
um sono circular na noite do enigma.
Olho em volta e a luz não se move.
Haverá movimento entre os homens na plenitude da manhã?
Apenas meus olhos crescem sem ruído e aguardam
uma dimensão propícia para falar do amor e das recordações,
mas no espaço solitário nada se desune
e regresso ao princípio da inquietação com a morte do assombro
e do mistério encarcerada nos lábios, o tempo venceu-me,
há que acordar de novo no cálice das mãos
um vinho mais embriagador que o álcool dos dias.
Tanta terra, tantas mãos, tanto passado
e que resta da velhice dos sonhos que arderam outrora?
Há muros altivos erguidos contra a voz dos meus passos,
muros sem alma, apenas de existência sonâmbula
geometricamente acordada na raíz de todas as fugas.
Pesadelo infinito, terra imaculada, e no entanto
tão prenhe de átomos e de feridas valorosas que se deram
num amanhecer mediterrânico crispado nos lábios das oliveiras,
hoje este azeite une as mãos tranquilas, ungindo o templo
dos que conhecem a forma mais elementar do fruto e cantam
na noite uma melodia de apelo, a distância do sol
que regressa à pátria incorrupta dos seus crentes.
Flores de pedra cinzelada no regresso de cada viagem
adormecidas nos ombros da noite, em cada pétala
uma emboscada urdida na passagem dos ventos e ao longe
inclinam-se os teus olhos no murmúrio dum luar que não existe.
A exaustão do saber, um esboço de penumbra
no odor quente que atravessa este vale iluminado
pelas águas breves que não conhecem dono, nem lhes basta
o açaime imaginado por quem teme do fulgor a duração,
este rio é talvez o mesmo que inundou o chão da palestina,
como estas águas têm a cor dos homens que nelas se procuraram
mãos estendidas pela folhagem rumorejante, ao alto as montanhas
erguidas num assombro de sentinelas ultrajadas.
Paisagens desfilando na perpétua sedução do rosto humano
que no sabor da própria carne descobre uma flor de sal erguida
no espectro dos mares, voltada a oriente e adormecendo
sua dança na esfíngica revelação da morte.
1985
Escrevo na palma da mão um arbusto de cinza
sua sombra devorando a lentidão do meu gesto.
Como se a terra ardesse em minhas mãos.
Como se a luz devorasse o meu olhar.
z
As prostitutas
Junto ao cais
molhado pela respiração dos navios
são como mãos inocentes
despidas de toda, toda a raíz.
z
Nossa secreta magia tece o seu halo
em torno da casa dos antepassados
Uma linhagem sedutora e feroz
gentil de tanta água em seu olhar
Possuindo o rigor ardente dos dias
em seus gestos invioláveis de prazer
Promessa de um tempo eis a lonjura
o círculo e a voz germinal da saudade.
z
Março é o mês da inocência.
É o mês das fogueiras junto ao rio.
É o mês das estrelas vacilantes
sobre a vertigem dos corpos trespassados.
z
À sombra de um grito feroz e maternal
as crianças passeiam suas mãos acesas,
amadurecem na paz das rosas difíceis
e fazem dos seus lábios a casa dos deuses.
Poderia uma criança escutar sua voz
- essa vagarosa cadência do fogo,
sem estremecer na alma das mães
o coração das palavras habitadas?
z
Para coroar de sentido a raíz dos meus gestos,
para realizar a totalidade acesa das horas -
eu preciso da beleza sábia de teus olhos,
de teus olhos tão sábios porque mensageiros
de um mundo imerso na lentidão assombrada
das palavras jazentes na aurora das coisas,
teus olhos mensageiros da vertigem de amar
como braços dilacerados no amanhecer da vida,
como rosas ascendentes para além do tempo.
z
Em teus olhos o canto é a terra anunciada.
Prenhe de inocência, à flor do seu leito,
nasce o teu corpo aberto, infindável planura
transparente ao desejo das mãos vigilantes -
repletas de sangue para as horas difíceis,
repletas de morte para as canções matinais.
z
Sophia
Cristal insepulto, navegante e demandante,
uma estátua grega emerge do seio da luz
- sinal deslumbrado atento à memória
da nitidez dos homens, do poema sobre a terra.
z
Reconheço-te, planta da vida
tecida em meu labor infantil,
semente materna e dolorosa
inclinada nas trevas do tempo.
No claro rosto da neblina
tudo é frágil, meu irmão -
como as mãos de tua mãe,
como o sorriso da tua amada.
z
Uma poalha de cansaço tomba na fronte do rio
desfeito o corpo da chuva, o interminável ciciar.
A leve crispação das águas anuncia a vinda do outono
a voz trágica das estrelas que abre o caminho do mar.
Quando todos deixam suas casas esquece-se o pão na lareira
e a rosa das trevas abandonada no abismo da noite.
Rosas virgens da tua infância no leito absoluto da vida
repartidas por outras idades mais antigas e solidárias.
Ao luar sorridente a liberdade selvagem das águas
terra da imensa sombra, eis a pátria imortal dos irmãos.
z
Coração de maio
O tempo está contido nos lábios de maio,
sua voz equânime percorre as margens dos dias
e por vezes penetra em seu coração instável.
Mistério atento que se agita nos destroços de outono,
na eleição da terra despojada, no calor da vinda
dos filhos errantes pela sedução do mundo.
z
Há um corpo mais profundo do que a noite
cintilando o coração da rosa-mãe,
há a sombra desvelada dos meus anos
junto ao cais da tua vida mais além.
Há meus dedos naufragados de magia
encerrados na canção de estar aqui,
há o sonho e o reverso dos navios
sepultando só paisagens que eu não vi.
Quando toda a noite arder a nossa estrela
por estas ruas descalças de segredo
e embriagadas de rasgos e traição:
Cantaremos a flor pura da manhã,
a superfície gelada do seu medo
onde ardeu um rosto imenso de ilusão.
1986
Estou de novo na margem do tempo.
As luzes vacilam em meu redor. As luzes.
Estranho. As luzes na tarde, na tarde.
Começo a desenhar as lâminas da quietude.
Mais um cigarro, o fumo que se enevoa.
Um piano desenha no fumo a nuvem de Liszt.
A música de Liszt, ainda outra insistência sobre as teclas.
Mais força agora, sorrio, este papel é testemunha
do abandono que não rejeita a ironia, antes a contrai
sobre o papel amarrotado, a mão nervosa, as palavras
ansiosas por se adiantarem ao movimento dos dedos.
Liszt na tarde - intenção do absurdo.
A música na tarde, Liszt e um piano interminável.
As lâminas estão completas, o cigarro acabou.
Estou de novo na margem do tempo.
Luzes na tarde - mágica ironia.
z
Meio poema, meio pastiche (mas foram coisas como esta que fizeram a fama de algumas eminências da nossa praça...)
Tudo começa como se não fosse
outra água a estremecer na baía.
Inicial, rumorosa, nasce a posse
da razão para além da luz do dia.
Cresce tímida e frágil e acontece
que muda em claro canto de alegria.
Em torno dos seus lábios há a prece
de um corpo a despontar na maresia.
Se a rota do meu sangue se pudesse
perder na tua noite eu quereria
que o fogo nunca mais amanhecesse.
E que sobre a manhã despida e fria
a primeira palavra descobrisse
onde a luz fatigada se escondia.