julho/2000

Eis as relíquias

Ano passado bem no seu começo, o confrade Wiler José de Lima, Presidente do Conselho Nacional do Brasil, mostrava emocionado aos integrantes de sua diretoria, o recipiente recebido do Pe. Robert Maloney, Superior Geral da Congregação da Missão, contendo as preciosas relíquias de nosso patrono São Vicente de Paulo.

Logo uma comissão iniciou os preparativos para se traçar o roteiro por onde elas seriam levadas em nosso país. Reuniões foram realizadas, planos estabelecidos e durante a Reunião Nacional no mês de agosto, na cidade de Bauru, São Paulo, os Conselhos Metropolitanos puderam receber as escalas para suas respectivas regiões.

O início, foi pela cidade do Rio de Janeiro, numa festa emocionante na Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, presidida por Sua Eminência, o Cardeal Dom Eugênio Sales.

Da antiga capital, as Relíquias foram conduzidas para a área do Conselho Metropolitano da Bahia e Sergipe e depois de estarem presentes no norte, nordeste, sul e oeste, chegam agora na área de trabalho do Conselho Metropolitano de Governador Valadares.

E trabalho, tem sido uma constante em nossa área a partir de janeiro de 2000.

Todas as semanas, ocorria uma ou mais reuniões preparatórias. As perguntas sobre as Relíquias levaram vicentinos a pesquisarem sobre a vida deste Santo. Bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas foram visitados, explicando-se-lhes o objetivo desta presença honrosa em nosso meio. Não só a Sociedade de São Vicente de Paulo mas os demais ramos da enorme Família Vicentina, foram destacados. Aprendeu-se mais sobre a Associação Internacional de Caridades, Congregação da Missão e Filhas da Caridade, entidades fundadas diretamente por este Santo.

Orações fervorosas foram e continuam sendo recitadas, pedindo a intercessão de São Vicente de Paulo, principalmente aquela composta para as Missões Vicentinas.

Pois bem, a partir de 22 de julho elas estarão na área do Conselho Metropolitano de Governador Valadares.

Podemos elevar os olhos aos céus e agradecer a Deus pelos inúmeros benefícios trazidos até nós, pelas Relíquias.

Se houvesse alguma coisa a empanar o brilho destas Relíquias, ainda assim, poderíamos ficar tranqüilos – Elas já cumpriram sua missão, ao proporcionarem momentos felizes para todos nós.

Eis aí as Relíquias.

Vamos venerá-las com muito respeito. Elas são Embaixadoras de Deus.

As esperadas Relíquias

n Finalmente neste mês de julho as Relíquias de São Vicente de Paulo chegam na área do Conselho Metropolitano de Governador Valadares. Elas passaram antes, na região do Conselho Metropolitano de Diamantina e uma comissão, foi até a cidade de Capelinha, para recebê-las e encaminhá-las ao Conselho Central de Jequitinhonha, onde se inicia a peregrinação.

Reuniões têm sido elaboradas objetivando o maior brilhantismo deste acontecimento, sem descurar do aspecto espiritual, sem dúvida o mais importante.

n Os Senhores Bispos de nossas região, têm sido muito acolhedores em contatos com os vicentinos.

Em Araçuaí, por ocasião de um Encontro promovido pelo Conselho Central de Jequitinhonha, nos dias 12, 13 e 14 de maio deste ano, Dom Enzo Rinaldini fez questão de comparecer e dirigir-se aos participantes.

n São dois Bispos e irmãos. O de Governador Valadares é Dom José Heleno. Em Caratinga, Dom Hélio Heleno. Ambos têm muita simpatia para com a Sociedade de São Vicente de Paulo.

Quando procurados para autorizarem a passagem das Relíquias de São Vicente de Paulo em suas Dioceses, não só permitiram como repassaram orientações e aconselhamentos valiosos, com vistas ao maior brilho e aproveitamento espiritual do acontecimento.

n Não podemos deixar de mencionar os Bispos de Coronel Fabriciano/Itabira, Dom Lélis Lara, Dom Hugo van Steekelenburg de Almenara e Dom Diogo Reesink, de Teófilo Otoni, pela maneira cordial que se dispuseram, também, em permitirem a passagem/permanência das Relíquias em suas respectivas Dioceses.

Home Page - Links vicentinos - email:vicentinosonline@yahoo.com.br