janeiro/2000

Coluna Sem Nome

PARA MIM CONTINUA SENDO

São Mateus, São Marcos, São Lucas, São João. Mateus, Marcos, Lucas e João. Tem diferença? Para mim tem, e muita. Mateus é meu sobrinho, marcos é meu nome, Lucas é meu colega e João é meu vizinho.

São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João, porém, estão na lista daqueles homens que, recebendo o seu galardão, em vista às vidas que levaram, foram elevados pelas autoridades da Igreja Católica Apostólica Romana às honras dos altares. Foram homens que, com uma dedicação incomum, devido as dificuldades naturais do seu tempo, registraram para a posteridade a História da Salvação, dando-nos condições de contatar a maravilha da amor de Deus para conosco, quando enviou seu filho ao mundo.

Por isso, podemos afirmar se medo de errar, que são os escritores mais lidos da terra, pois basta existir um cristão, em qualquer lugar do planeta, para que seus livros sejam lidos diariamente.

Acontece, porém que de repente, não mais que de repente e nenhuma explicação, os nossos padres e os nossos bispos estão ignorando a santidade desses homens (santidade por eles mesmos divulgada e ensinada durante centenas de anos) quando da proclamação do Evangelho durante as celebrações das Missas.

O Evangelho que ouvíamos "SEGUNDO SÃO MATEUS" PASSOU A SER O Evangelho "SEGUNDO MATEUS". Mesmo estando escrita no folheto da Missa, a santidade dos nossos evangelistas é ignorada pelos nossos celebrantes.

Uma das conseqüências do Concílio Vaticano Segundo é o Ecumenismo que deve levar todos os cri