CONSERVATÓRIO REGIONAL DE
CASTELO BRANCO

 

          Dados Históricos

         O Conservatório Regional de Castelo Branco iniciou as suas actividades em 1974, a partir de uma ideia do maestro Carlos Gama e sob a direcção de Maria do Carmo da Conceição Gomes tendo, também, sido dirigido por José Manuel Nunes e, posteriormente, por Alexandre Branco.

          Desenvolve a sua actividade integrado na rede oficial do ensino artístico, em regime de paralelismo pedagógico, tanto para o ensino básico como para o ensino secundário.
          No programa geral das comemorações do Dia Mundial da Música que em 1986 tiveram lugar em Castelo Branco, a então Secretária de Estado da Cultura, Maria Teresa Gouveia, diria: "A escolha desta Cidade justifica-se pela significativa vitalidade da sua actividade musical, desenvolvida em torno do Conservatório Regional, justamente apontado como uma das mais dinâmicas e exemplares escolas de música, do qual o País já beneficiou através dos numerosos professores e executantes que aí tiveram a sua formação".
          Nesse mesmo ano foi atribuída ao Conservatório a Medalha de Mérito Cultural.

          Aqui se formaram já cerca de quarenta jovens músicos com cursos superiores e algumas centenas com cursos secundários, que estão a leccionar nesta e noutras escolas particulares e públicas.
Tendo iniciado actividades como secção do Conservatório Regional de Castelo Branco, o Conservatório de Portalegre "nasceu" com a ajuda desta escola, tendo o seu corpo docente sido constituído, inicialmente e na quase totalidade, por professores que aqui fizeram a sua formação.

          Paralelamente às actividades pedagógicas, e como complemento das mesmas, têm sido levados a efeito um considerável numero de audições e concertos com a participação de alunos do Conservatório, dentro e fora da escola, no País e no estrangeiro (houve já deslocações à Holanda, à Suiça e à Polónia).
          Também o Conservatório tem dado o seu contributo na organização de actividades culturais, tanto pela promoção de concertos e recitais com músicos convidados, como pela promoção regular de recitais com os seus professores.

          Desde 1994 e em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Castelo Branco, promove o Primavera Musical - Festival Internacional de Música de Castelo Branco, que conta, desde 2001, com a Direcção Artística de Carlos Semedo e Guenrikh Elessine.

          Em 1999 e 2000, promoveu uma Temporada de Concertos intitulada "Portados Quinhentistas" e, em 1999 e 2002 , foi a Escola Hospedeira da Orquestra Portuguesa das Escolas de Música.

          A Direcção Pedagógica actual é constituida pela professora Cristina Lima, contando como assessor o professor Ramos António. A Direcção Administrativa está a cargo do gestor, Sr. José dos Santos Nunes.

.

 

Cursos para o Ano Lectivo
2003/2004

Formação Musical
Acordeão
Canto
Clarinete
Flauta de Bisel
Flauta Transversal
Guitarra
Oboé
Saxofone
Trombone de Varas
Violino
Viola
Violoncelo
Curso Livre de Fagote

 

 

   MATRÍCULAS

   Perguntas mais Frequentes!!!!!


Corpo Docente  ]

Actividades  ]

[  Formação Musical  ]

Sistema de Avaliação  ]

Calendário Escolar 2003/2004  ]

Utilidades  ]

Ligações ]

[ Olimpíadas ]

[ Concurso de Piano]

[ Aventura Musical ]

 

Por favor, assine o nosso Livro de Visitantes
ou veja o queoutros disseram sobre esta página
.

 

Abertura

Última actualização a  23 de Outubro de 2003