98/99

Crescer com a Música  
 

 

INTRODUÇÃO

NOTAS PRÉVIAS

OBJECTIVOS

CARACTERIZAÇÃO

NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO

ÂMBITO DE IMPLEMENTAÇÃO

CARACTERIZAÇÃO DO PROJECTO PEDAGÓGICO

 

 

 





FlBisel1a.jpg (10740 bytes)

         

          INTRODUÇÃO

          Um dos aspectos mais gratificantes da actividade do "Crescer com a Música" tem sido a empatia conseguida com a população escolar, nomeadamente com os alunos das escolas envolvidas. Cada vez mais, as aulas de música integram a realidade escolar constituindo mais uma razão para se afirmar o prazer de estar na Escola. Este é o prazer que ofusca o dever e o transforma em sede de conhecimento e sabedoria.

          Sentir que, com naturalidade, a música começa a fazer parte integrante de uma prática educativa, superando o tradicional pessimismo, é um sinal claro de evolução. Evolução no sentido mais amplo e positivo, proporcionando às crianças de hoje aquilo que, no passado, sempre esteve reservado a uma minoria.

          No nosso país, é com alguma frequência que se ouve falar em atraso cultural. Reconhecemos que há um longo caminho a percorrer. Mas também nos parece que, um pouco por todo o lado, muito se está a semear para mudar a face de um país que se transfigurou num curto espaço de tempo. Essas mudanças são mais perceptíveis na área do acesso a bens de consumo mas, também, em áreas de mais difícil assimilação. Exemplo paradigmático é a facilidade com que o português reagiu à necessidade de lidar com instrumentos baseados em tecnologia avançada, tais como o telemóvel e o Multibanco.

          A evolução em termos culturais não foi tão evidente e notória. A sociedade reagiu mais lentamente porque a natureza assim o exige. Não se pode alterar repentinamente algo que demora gerações a cimentar. Para fruir a cultura é fundamental vivê-la. E a Escola é um dos mais importantes espaços onde essa vivência pode ser construida.

          O "Crescer com a Música" tenta ser um pequeno, mas importante passo, para que as crianças desta região, se preparem para ser adultos melhor dotados e - porque não ? - …mais felizes.

Crescer com a Música

 

 

topo da página