Um pouco de história
 

Já vai longe o tempo em que os homens dançavam somente por questões religiosas para agradar seus deuses. Percebendo a importância da atividade multidisciplinar que a dança proporciona, um grupo de universitários deu asas ao esforço pedagógico da professora Chang Yen Yin, que deu os primeiros passos para a formação do Grupo Experimental de Dança da Educação Física (Gedef), em 1987, o qual nasceu com o objetivo de incentivar os alunos à prática da dança.
Atualmente rebatizado de Balé Habeas Corpus, esta companhia universitária de dança vem desenvolvendo, ao longo dos últimos três anos, trabalhos coreográficos que reúnem elementos de outras áreas da expressão cênica, tais como teatro, mímica, poesia, capoeira, música etc.A base do trabalho desenvolvido pelo Balé Habeas Corpus são os ensinamentos da técnica acadêmica de dança. Paralelo ao trabalho de dança clássica, todos os integrantes fazem aulas de outros estilos e gêneros como jazz, sapateado, dança minimalista, técnica orgânica, ginástica olímpica, musculação, capoeira, aeróbica, dança de rua e dança do ventre.
Em 1994, o Balé Habeas Corpus sofreu um período de profunda reformulação e redefinição de linha de produção de espetáculos e repertório, estreando, em 1997, "Vozes de Soror Saudade, o seu primeiro grande trabalho, com duração de 50 minutos, fruto de um ano de pesquisas e ensaios, que inaugurou uma série de atividades do grupo dentro da sua proposta de se tornar uma companhia de dança contemporânea aberta a todos os estilos de dança e de outras expressões artísticas.
Em 1998, o Balé Habeas Corpus estreou nova produção, "Motus Animi", apresentada no Teatro Amazonas juntamente com "Vozes de Soror Saudade", que sofreu ligeiras alterações como a inclusão de novos sonetos e a supressão das cenas em black-out originalmente apresentadas em 1997. Com a estréia do novo espetáculo e a reapresentação de "Vozes de Soror Saudade", o Balé Habeas Corpus evidencia o lema que motiva todos os membros da companhia, isto é, fazer com que cada montagem não seja esquecida após seu período de estréia, fazendo com que seja mantida em repertório para futuras apresentações.
Para o biênio 1998/1999, o Balé Habeas Corpus pretende apresentar-se com o espetáculo "Tacacá Society", uma crítica bem-humorada à sociedade consumista dos anos 90, que conta com a participação de outros profissionais da área da dança na montagem e na produção, revelando, assim, a preocupação da companhia em estabelecer um intercâmbio com os profissionais de dança da cidade de Manaus.


 
 
 

Voltar