Grupo VIIIB - [Ferro, Rutênio, Ósmio] ; [Cobalto, Ródio, Irídio] ; [Níquel, Paládio, Platina]


FERRO ( Fe )

ferro

          HISTÓRICO:  O ferro é conhecido pelo homem desde épocas remotas, da civilização pré-histórica. O ferro sempre foi largamente utilizado para a produção dos mais diversos utensílios.

          OCORRÊNCIA NATURAL:  O ferro é um dos metais mais difundidos na Terra, sendo muito abundante na crosta terrestre. cada tonelada de rocha contém em média 50 kg de ferro. Os maiores produtores mundiais de ferro são os EUA. Existem inúmeros minerais que contêm esse elemento; dentre eles destacam-se:

          PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS: As propriedades mecânicas do ferro e suas ligas tornaram-no indispensável ao desenvolvimento da civilização.

          UTILIZAÇÃO:  O ferro é utilizado na metalurgia e na siderurgia, na fabricação de ligas das mais diversas e em vários setores da indústria, na produção de numerosos utensílios.


RUTÊNIO ( Ru )

rutênio

          HISTÓRICO:  O rutênio foi descoberto em 1845 por Claus.

          OCORRÊNCIA NATURAL:  Encontra-se, associado à platina e em alguns sulfetos, em pequenas quantidades na Rússia, Bornéu e Brasil.

            PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS: Insolúvel em todos os ácidos, até mesmo em água-régia, o rutênio reage com cloro elementar dando o cloreto RuCl3 e com bases fundidas, formando uma solução alaranjada de rutenato. O estado de oxidação do rutênio pode variar de II até VIII, embora os mais estáveis sejam III e IV.

             UTILIZAÇÃO:  Como catalisador de algumas reações de oxidação.


ÓSMIO ( Os )

ósmio

          HISTÓRICO:  O ósmio foi descoberto em 1803 por Smithson Tennant.

          OCORRÊNCIA NATURAL:  Encontra-se, associado à platina e em alguns sulfetos, em pequenas quantidades na Rússia, Bornéu e Brasil.

            PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS: Há compostos de ósmio com números de oxidação que variam de II a VIII. O único composto octavalente conhecido é o tetróxido de ósmio (OsO4). O ósmio é o metal mais denso que se conhece (22,48 g/cm3).

             UTILIZAÇÃO:  O ósmio pode ser utilizado como agente redutor em sínteses orgânicas, devido à sua grande afinidade com o hidrogênio.


COBALTO ( Co )

cobalto

          HISTÓRICO:  O cobalto foi descoberto em 1735 por Brandt.

          OCORRÊNCIA NATURAL:  Esse metal não é muito difundido na natureza, e geralmente encontra-se associado ao níquel e, às vezes, a minerais de cobre e ferro. Os minerais de cobalto mais importantes são:

          PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS: O cobalto comporta-se como um metal bivalente ou trivalente. Os mais importantes compostos de cobalto +2 são o cloreto, o sulfato, o nitrato e o cianeto. Dentre os mais importantes compostos de cobalto +3 estão o hidróxido, o fluoreto, o nitrato e vários tipos de sulfatos mistos de cobalto e outros elementos. O cobalto possui um único isótopo estável (Co59), mas quando bombardeado por nêutrons lentos, esse elemento captura um nêutron e emite raios gama, transformando-se em Co60, usado como fonte radioativa para fins medicinais (bomba de cobalto), especialmente na terapia do câncer.

          O cloreto cobaltoso (CoCl2), anidro, é um sal de coloração azul. Se, porém, for hidratado, torna-se praticamente incolor, e se for aquecido, o sal perde água novamente e volta à sua coloração azul. Tal propriedade é utilizada para compor as chamadas "tintas invisíveis"; o escrito aparece por aquecimento da superfície onde ela foi aplicada.

          UTILIZAÇÃO:  O cobalto é utilizado principalmente na preparação de ligas especiais e seus compostos como pigmentos de corantes.


RÓDIO ( Rh )

ródio

 

          HISTÓRICO:  O ródio foi descoberto em 1803, por William Hyde Wollaston.

          PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS: O ródio puro é obtido pela redução do cloreto de pentaminoródio - Rh(NH3)5Cl3. Nos óxidos, hidróxidos e sulfetos, o ródio participa com valência +3. O óxido (Rh2O3) é obtido pela oxidação a quente do metal. O hidróxido de ródio tem caráter anfótero, dissolvendo-se tanto em ácidos quanto em bases.

          UTILIZAÇÃO:  Além de servir como catalisador em numerosas reações químicas, o ródio participa de ligas metálicas muito utilizadas em espectroscopia e revestimentos galvânicos. Suas suspensões coloidais são de extraordinário poder bactericida. Uma fina camada de ródio vaporizado sobre vidro produz excelentes espelhos.


IRÍDIO ( Ir )

irídio

          HISTÓRICO:  O irídio foi descoberto em 1803, por Smithson Tennant.

          PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS: As principais característica do irídio são a sua insolubilidade em água-régia (poderoso reagente químico à base de ácido nítrico e clorídrico, que dissolve até mesmo o ouro) e a propriedade de se combinar com bases fundidas. O estado de oxidação mais estável é +4, embora apresente valência +1 em alguns compostos, como os carbohalogenetos - ex: K(Ir(CO)2Cl2).

          UTILIZAÇÃO:  Seu principal uso é com a platina, formando ligas particularmente resistentes e de elevado ponto de fusão.


NÍQUEL ( Ni )

níquel

          HISTÓRICO:  O níquel foi descoberto em 1751 por Cronstedt.

          OCORRÊNCIA NATURAL:  Metade da produção mundial de níquel provém do Canadá. Os minerais que contém esse metal mais importantes são:

          PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS: O níquel é um metal tenaz, dúctil, bom condutor de eletricidade, inoxidável a frio e não atacado pelos ácidos, exceto o nítrico. Absorve facilmente hidrogênio, quando pulverizado em finos grãos, e por isso é utilizado como catalisador nas reações de hidrogenação, como acontece nos processos de saturação de óleos vegetais.

          O níquel praticamente só exibe a valência +2 em seus compostos, que, em geral, não têm aplicações importantes. Conhecem-se o óxido, o cloreto, hidrato, sulfato, nitrato, cianeto, sulfeto simples e duplo, e ainda os arseniatos.

          UTILIZAÇÃO:  As maiores aplicações do níquel são as do metal em estado elementar, para revestir metais contra a corrosão (niquelação), ou em ligas. A niquelação é mais eficaz do que a cromagem de peças metálicas, pois a camada de cromo rompe-se com certa facilidade, abrindo caminho para a oxidação do metal. Junto com cromo e ferro, o níquel forma o aço inoxidável. O níquel é muito utilizado também em ligas com o zinco, na construção de resistências elétricas de precisão e pilhas.


PALÁDIO ( Pd )

paládio

 

          HISTÓRICO:  O ródio foi descoberto em 1803, por William Hyde Wollaston.

          PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS: O paládio é obtido durante a purificação e separação do níquel, como um subproduto. No estado metálico, possui uma coloração semelhante à da platina e, quando aquecido em presença de oxigênio, combina-se com este para formar o óxido de paládio (PdO).

          UTILIZAÇÃO:  Em ligas com outros metais, presta-se à fabricação de instrumentos de alta precisão e peças delicadas, como as guarnições de balanças e ferramentas cirúrgicas, bem como a elaboração de objetos de ornamentação. Pela sua extraordinária capacidade de absorver oxigênio, a platina é também utilizada como catalisador em certas reações químicas. Usa-se também o paládio com ouro, prata e outros metais, para dar rigidez as incrustações e pontes dentárias.


PLATINA ( Pt )

platina

          HISTÓRICO:  A platina foi descoberta em 1738 pelo espanhol Antonio de Ullos.

          OCORRÊNCIA NATURAL:  Embora pouco abundante na litosfera, a platina é encontrada em depósitos concentrados, sob a forma de pepitas ou grânulos, o que torna fácil a sua separação. Geralmente ocorre associada ao rutênio, ródio, paládio, ósmio e irídio. As jazidas mais ricas de platina estão na Rússia e no Canadá. Muitas vezes a platina é encontrada na argila dos rios, por causa da fragmentação (ver intemperismo) sofrida pelas rochas por ação das águas. O metal então se desprende dessas rochas e deposita-se no leito dos rios.

          PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS: Dissolvendo platina em água-régia e procedendo, em seguida, a várias evaporações acompanhadas de adição de ácido clorídrico, pode-se obter o ácido cloroplatínico (H2PtCl6), ponto de partida para a obtenção de muitos compostos de platina. O metal resiste a vários tipos de ataques químicos, e por isso é usado na fabricação de diversos utensílios de laboratório, principalmente quando endurecida por pequena quantidade de irídio. Deve-se evitar, porém, o contato de hidróxidos fundidos com objetos de platina, pois esta dissolve-se, formando platinatos. Também deve-se evitar o contato com cianetos, tiossulfatos e sulfetos ou com o fósforo, arsênio, silício, antimônio e chumbo, pois estes últimos formam com a platina ligas de baixo ponto de fusão. Assim, o aquecimento de um cadinho de platina que os contenha pode provocar a contaminação das suas paredes, e sua fusão. Uma interessante propriedade da platina (e também do paládio) é a de ser porosa ao hidrogênio.

          UTILIZAÇÃO:  Um importante composto da platina é o tetracianoplatinato II de bário, usado na fabricação de telas de aparelhos de radioscopia, pis é fluorescente. Por ser muito dúctil e maleável, a platina metálica é usada na fabricação de fios delgados, lâminas e agulhas de pequenas dimensões e na fabricação de vários utensílios para laboratório, como já foi dito. Industrialmente, o principal uso da platina é como catalisador de muitas reações químicas.


<< Anterior



Química 2000 - Wagner Xavier Rocha, 1999