PRINCIPAIS MÉTODOS DE OBTENÇÃO DOS ALCENOS

1- Craque de alcanos
2- Hidrogenação de alcinos
3- Desidratação intramolecular de álcoois
4- Desalidrificação de haletos
5- Desalogenção de dihaletos vicinais com zinco
6- Reação de aldeídos ou cetonas com ilídio


          1- Craque de alcanos

          Os alcanos, quando convenientemente aquecidos, sofrem ruptura homolítica na cadeia, simétrica ou não, resultando outros alcanos e alcenos de cadeias menores. Essa reação é muito usada para se obter gasolina (mistura de octanos) a partir de querosene e óleo diesel (alcanos com mais de 16 carbonos). O alcano passa através de uma câmara aquecida a cerca de 400 a 600o C, utilizando geralmente um catalisador formado por óxidos metálicos. Essas reações também produzem certa quantidade de hidrogênio.

cracking de alcanos


          2- Hidrogenação de alcinos

          Os alcinos podem ser hidrogenados em presença de um catalisador. Este atua diminuindo a energia de ativação necessária para que a reação ocorra. Os reagentes são adsorvidos na sua superfície, rompendo as ligações pi e enfraquecendo as ligações sigma, o que facilita a reação. O paládio, a platina e o níquel podem servir como catalisadores da hidrogenação. Veja que, como a adição do hidrogênio ocorre como se fosse um "encaixe", no mesmo lado, o alceno formado terá sempre a configuração cis :

hidrogenação de alcinos


          3- Desidratação intermolecular de álcoois

          Os álcoois podem ser desidratados com ácido sulfúrico concentrado a quente ou com Al2O3 (alumina). O produto formado dependerá basicamente da temperatura em que a reação for realizada. A cerca de 180o C o produto principal é de eliminação - um alceno. Trata-se de uma desidratação intramolecular. Veja:

desidratação intramolecular de álcoois


          4- Desalidrificação de haletos

          Tratando os haletos com uma solução alcoólica aquecida de uma base inorgânica (KOH, por exemplo) é possível transformá-los em alcenos. É importante notar que, no caso de haletos com mais de três carbonos, podem se formar produtos diferentes, em quantidades variadas. No exemplo abaixo, o 2- Bromo butano dá origem a uma mistura de dois alcenos isômeros:

desalidrificação de haletos


          5- Desalogenação de haletos vicinais com zinco

          Os dihaletos vicinais, quando tratados com zinco metálico, podem ser desalogenados, originando alcenos. Veja o exemplo abaixo:

desalogenação com zinco


          6- Reação de aldeídos ou cetonas com ilídio

          Os aldeídos e cetonas, quando reagidos com ilídios (compostos especiais de fósforo pentavalente: H2C = PR3), produzem alcenos. O ilídio mais comumente usado, por sua grande reatividade, é o metileno-trifenil-fósforo. Veja:

reação de aldeídos ou cetonas com ilídio



Química 2000 - Wagner Xavier Rocha, 1999