3.6.2- O TRIÂNGULO   
"Um dia em Recife, passou um menino vendendo cavaco chinês, com aquele tubo nas costas e tocando triângulo...tinguilim, tinguilin, tinguilin  num ritmo danado. Achei que dava certo com o zabumba e
fiquei logo apaixonado, fiquei doido quis até comprar o triângulo do menino. Daí, veio até palavrão; cê é besta, vender meu instrumento, nada  mas eu pago bem  não vendo meu instrumento, não. Então dava pelo menos pra você vir no hotel pra mim tirar as medidas do instrumento? Mas, ele não veio, tava com medo que eu tomasse o instrumento dele. Mandei fazer de qualquer jeito. Quando vim do nordeste, já trouxe o instrumento feito, isso na época do Baião começando, 46, 47. Porque o Baião não foi lançado por mim...eu comecei gravando com Os Quatro Ases e Um Coringa. Só depois eu entrei, já de zabumba do lado direito e triângulo do lado esquerdo"
(Luiz Gonzaga)
 
                    Triângulo é instrumento idiofônico  de percussão, que tem como corpo vibrante o metal. Como o próprio nome diz, tem o formato de um triângulo e pode ser de aço ou ferro. A ressonância é controlada pela mão  que o segura pendurado. Consegue-se esse efeito abafando-o ou não.   
                    "O triângulo e o zabumba dialogam na rítmica marcada e específica do Baião: esta, no primeiro tempo e na sincopa que leva ao segundo tempo do compasso dois por quatro; aquele, habilmente dando a impressão de duas vozes, já que marca continuamente as oito semicolcheias do compasso dois por quatro, porém acentua a primeira e a quarta junto com a zabumba, por uma técnica instrumental que ‘abafa’, de certo modo, o toque cristalino do metal."    
                    O toque solto é representado por um círculo aberto (o), e o toque abafado  é representado por uma cruzinha (+). O tocador de triângulo é o "trianguero".    
                    O triângulo é acionado por uma vareta (chamada ferrinho) também de ferro ou aço, e percutido através de batidas. Seu som é de natureza seca e ressonante.   
                    No Dicionário de Música Zahar, triângulo  é constituído  de uma vareta de aço dobrada em forma de triângulo, usualmente com pequena abertura em um dos vértices. É percutido com uma baqueta de metal e produz um som cintilante de altura indefinida. Foi introduzido em bandas militares em meados do século XVIII, com os pratos , tamborim e outros instrumentos especiais de percussão, a fim de transmitir um efeito turco.    
                    Também apareceu na orquestra por essa mesma época e tem sido periodicamente usado desde então. Pode ser percutido do lado de fora para produzir notas individuais, ou tocado em trêmulo, movimentando-se a baqueta de uma lado para o outro na parte interna do triângulo.   
Embora como colocamos à pouco, Luiz Gonzaga afirme ser ele quem introduziu o triângulo no Baião, há um fato que pesa muito contra essa afirmação, que é a da existência de uma fotografia de uma "banda de música no interior do Estado de Alagoas, publicada pela revista Ilustração Brasileira, em número de 1929, onde mostrava ao lado de tocadores de pífaros, caixa, zabumba e rebeca, um menino segurando um triângulo de ferro.
VOLTAR