Os nossos passos! |
O Coral Mille Voce é uma Associação Cultural que iniciou a sua actividade em Novembro de 1991 na Cidade do Porto, como coral misto composto por cerca de 32 elementos.
Sem sede própria tem utilizado no seu percurso instalações cedidas por várias entidades, encontrando-se presentemente a desenvolver as suas actividades em instalações cedidas pela Escola C+S de Aldoar, freguesia do Concelho do Porto.
É um grupo que desenvolve a maior parte da sua actividade na área do Grande Porto, tendo como objectivo principal a difusão da música coral polifónica "à capela" ou acompanhada.
O reportório do Mille Voce desenvolve-se com obras de polifonia seiscentista até ao século XX. Inclui nomeadamente peças de Juan del Encina, Thoinot d'Arbeau, Josquin des Près, bem como dos Cancioneiros Ibéricos do século XVI (Cancioneiro de Palácio e Cancioneiro de Upsala).
Percorrendo o século XVII e XVIII, tem presentemente obras de Häendel, Ph. Brooks, J. S. Bach e W. A. Mozart. No âmbito do século XX, apresenta obras do reportório espanhol e português como Fernando Lopes Graça, (canções populares portuguesas e 1ª Cantata de Natal).
No ano de 1997 apresentou-se em concerto com a Orquestra "Musicare" interpretando a Missa Brevis de Mozart em Sol dirigida pelo maestro Cesário Costa. Também com intuito de divulgação alargou o seu âmbito de acção actuando em Viseu e Valpaços. Realiza com regularidade intercâmbio entre grupos corais dentro e fora do país. Mais recentemente já neste ano de 1998 apresentou-se novamente e pela Páscoa com a Orquestra "Musicare" desta feita para a estreia em Portugal da obra de "António Caldara" Missa Dolorosa. Obtendo nos três concertos efectuados : Porto, Gaia e Matosinhos rasgos elogios.