Charruas
Grupo formado em 1965 na Escola Agrícola de Santarém. Carlos Sardinha (viola-solo), Dany Silva (primeiro na bateria e depois na viola-baixo), João Baptista (harmónica e bateria) e João Magalhães (voz e viola-ritmo) foram os músicos da formação inicial. Ficaram em terceiro no 1º Concurso de Ié-Ié do Cinema Império.
Em 1968 gravaram o EP «O Povo». Interpretavam também temas de Elvis, The Beatles, Bee Gees, Otis Redding e outros.
Acabaram em 1971. Em 1996 editaram o CD «Os Amigos No Tempo». Modificaram a sua formação à medida que os seus membros saíam daquela escola, t
tendo passado pelo grupo:
Felipe Mendes e João Sardinha (guitarra), Gil (percussão), João Madeira (teclas) e Katia Guerreiro (voz).
A colectânea "Biografia do Pop-Rock", publicada pela Movieplay em 1997, incluíu o seu tema "Os Teus Olhos, Senhora".
A banda reagrupou-se em 1994 e em 2005 deram um grande concerto comemorativo dos 50 anos, sobre o qual o jornal Público de 10 de Julho deste ano (na revista Pública) inclui uma extensa reportagem de Paulo Moura, com fotografias de Nuno Ferreira Santos.
Em 2002 a banda deu um espectáculo no Bar da Lua, integrado na 39ª Feira Nacional da Agricultura/49ª Feira do Ribatejo, sobre a qual o jornal Tinta Fresca publicou esta notícia:
Coube aos Charruas animar a noite de sábado e foi talvez o concerto no Bar da Lua, com mais adesão por parte do público. O Tinta Fresca falou com João Sardinha, dos Charruas, e soubemos que a banda foi formada em 1965 por ex-alunos da Escola Agrária, conhecendo hoje uma nova formação, bem como a colaboração de “amigos músicos dos Charruas” que os acompanham em concertos, fazendo com que dos 8 elementos fixos da banda, se tenha passado para os 14 elementos em palco, acrescentando com eles mais vozes e metais.
Com um interregno de 1972 a 1994, os Charruas estão aí e em forma, como o público pode comprovar, exigindo, por duas vezes, que voltassem ao palco. A única banda que mostrou capacidade de fazer levantar o público das cadeiras, num repertório de covers incidente nas décadas de 60 e 70, a banda contou com o convite de Júlio Isidro para estarem presentes na feira.
Da antiga formação esteve presente Dani Silva, recém-chegado do estrangeiro, que mostrou como se canta soul. Os Charruas são actualmente compostos por Mário Viegas, no baixo; João Sardinha, na viola acústica; Carlos Sardinha, na viola eléctrica; João Madeira, nas teclas; Filipe Mendes, na guitarra solo; João Baptista, na bateria; Gil Honório, na percussão e Kátia, na voz
|
Na net encontra-se uma fotografia recente da banda, da autoria de Pedro Santos, disponível nesta página.
|