Mini-Pop

O grupo Mini-Pop formou-se em 1969, no Porto, com crianças que variavam entre os 8 e os 12 anos de idade. Apesar de frequentarem ainda a escola primária e os primeiros anos do Liceu, estes miúdos do Porto não deixavam por isso de se apresentarem em público segundo a estética mais clássica do rock, trajando roupas exóticas. Gravaram alguns discos de sucesso como "Era Uma Casa Muito Engraçada". Gravaram também dois singles para a editora Zip-Zip, passarando depois para a Movieplay, onde gravaram «Delta Queen» e «Beggar's Can´t Beem Chosen».

Exibindo cabelos comprido, bem dentro da moda, eles eram os irmãos Pedro, Mário e Eugénio Barreiros, a quem se juntou o amigo Abílio Queirós. Doze anos depois esta efémera aventura rock iria dar origem aos Jafúmega um dos grupos mais marcantes do início da década de 80.

Os Mini-Pop participaram no Festival de Vilar de Mouros de 1971. Participaram ainda no Festival RTP da Canção de 1973, com a canção "Menina de Luto".


Mário Barreiros

Natural do Porto (1961), estudou bateria e guitarra como autodidacta, tendo integrado, apenas com oito anos de idade, o grupo Mini - Pop, formado pelo seu pai. Frequentou o conservatório de Música do Porto e em 1978, com o fim do Mini Pop, Mário Barreiros descobriu em definitivo o Jazz, desde logo nutrindo uma grande admiração por Tony Williams. As suas primeiras actuações como baterista de Jazz aconteceram em Lisboa no Hot Clube e em 1981-82 surgiu integrado no Quarteto de Rão Kyao juntamente com António Pinho Vargas e José Eduardo. Mário Barreiros estudou com os bateristas Billy Hart, Paul Motian, Joe Hunt e Kenny Washington. Fez parte do Quinteto de Maria João, Quarteto de António Pinho Vargas, Sexteto de Jazz de Lisboa, Quarteto de Mário Laginha, Cool Jazz Orchestra (de Pedro Abrunhosa) e tocou entre outros, com Andy Sheppard, David Liebman, Frank Lacy, John Stubblefield, David Schnitter, Al Grey, Perico Sambeat e Wayne Shorter. Foi ainda um dos fundadores do grupo Jafumega e do Sexteto de Mário Barreiros. Foi guitarrista de Rui Veloso e os Optimistas e de Pedro Abrunhosa & Bandemónio. Participou em Festivais em Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica, Suiça, Macau, Inglaterra, Canadá, EUA e Brasil. Actualmente para além da sua actividade como guitarrista e produtor, integra o Quarteto de Carlos Barretto, juntamente com Perico Sambeat e Bernardo Sassetti.

Crédito: Meloteca.


Página inicial