Objectivo

O grupo Objectivo formou-se a partir da extinção de grupos como os Ekos e os Showmen, nos anos 60.Era um grupo português, mas que tinha a particularidade de incluir no seu seio músicos norte-americanos e ingleses.

A sua primeira formação só tinha músicos portugueses: Mário Guia (bateria), Zé Nabo (baixo), Tó Gândara (guitarra) e Luís Filipe (guitarra e teclas).

Passado pouco tempo Gândara e Filipe seriam substituídos por Mike Seargent e Kevin Hoidale. Seargent era escocês e tinha pertencido ao grupo Hedghoppers Anonymous, chegando a gravar vários discos em Inglaterra, antes de se radicar definitivamente em Portugal. Hoidale era norte-americano. O nome do grupo foi escolhido por votação dos telespectadores do lendário programa de televisão "Zip-Zip".

O seu primeiro EP incluía os temas "At Death's Door", "A Place In The Sun", "Gin Blues" e "I Know That".

Mário Guia abandona a formação para dar lugar a Zé da Cadela, um lendário baterista do meio musical português que já tocou com quase toda a gente .

Em 1970 foi gravado o primeiro disco estéreo em Portugal e os autores foram os Objectivo. O disco, um single, continha os temas "Dance of Death" e "This Is How We Say Goodbye".

O grupo toca no Festival de Vilar de Mouros, em 1971, e obtém muito boas críticas da imprensa especializada (com destaque para a revista "Mundo da Canção") e uma grande aderência do público às suas propostas musicais.

As mudanças de line-up voltam à ordem do dia e Mike Seargent abandona, entrando para o seu lugar Dick Stubbs, que sairá, também, passados 3 meses. Para o seu lugar entra Bas Riche, que não ficaria muito tempo na banda. Finalmente, adere ao grupo o guitarrista Jim Cregan, que seria mais tarde membro dos Cockney Rebel de Steve Harley e músico da banda de Rod Stewart. Esta formação ainda gravará o single "Gloria", com "Keep Your Love Alive" no lado B.

Cregan parte para Inglaterra (o grupo colocava anúncios na imprensa inglesa, tentando recrutar músicos, mas eles não paravam cá muito tempo porque o meio musical português, bem ao contrário do inglês, não lhes permitia a sobrevivência) e será substituído por Terry Thomas, ao mesmo tempo que Zé da Cadela sai para dar lugar na bateria a Guilherme Inês.

Mike Seargent ainda regressaria à banda para gravar o seu último disco "Music" e "Out Of The Darkness" e pouco depois o grupo daria por terminadas as suas actividades.

Hoje todos os seus registos discográficos são consideradas verdadeiras raridades e procuradas por coleccionadores.


Crédito: Aristides Duarte, Nova Guarda, citado por ANM - A Nossa Música

Projecto nascido das cinzas dos Ekos. Grupo formado em meados da década de 60 por Zé Nabo (baixo), com Mário Guia (bateria), Tó Gândara (guitarra) e Luís Filipe (teclas). Não chegaram a gravar com esta formacão. O americano Kevin Hoidale substituiu Luís Filipe e o escocês Mike Seargent entrou para o lugar de Gândara. O primeiro EP, edição Sonoplay, incluía os temas «At Death's Door», «A Place in the Sun», «Gin Blues» e «I Know That». Zé da Cadela entra para o lugar de Mário Guia (?). Em 1970 gravaram o primeiro disco em estéreo gravado em Portugal, o single com os temas «Dance of Death» e «This Is How We Say Goodbye». Com muitas alterações na formacão, sempre com Zé Nabo como líder, o grupo continuou durante a década de 70.(...) chegam a inverter essa mecânica, acolhendo, em tempos diferentes, vários músicos britânicos na sua formação. De todos eles, só Mike Seargent acaba por se estabelecer definitivamente, pois segundo Mário Guia, baterista original e mais tarde empresário do grupo, "eles vinham para cá, mas depois chateavam-se porque viam que o meio musical em Portugal era quase inexistente e nem podiam viver da música". Gravaram o disco «Blackground» com o Duo Ouro Negro.

Objectivo: Grupo formado na segunda metade dos 60 pelo baixista Zé Nabo, com Mário Guia na bateria, Tó Gândara na guitarra e Luís Filipe nos teclados. Não chegaram a gravar com esta formação. Para o seu primeiro EP, com quatro temas em inglês ("At Death's Door", " A Place in the Sun", "Gin Blues" e "I Know That"), o americano Kevin Hoidale substituiu Luís Filipe e o escocês Mike Seargent substituiu Gândara.

Depois de uma nova mudança, Zé da Cadela no lugar de Mário Guia, em 1970 registaram o primeiro disco em estereo gravado em Portugal, um single com "Dance of Death" e " This Is How We Say Goodbye". Com numerosas alterações na sua formação, sempre com Zé Nabo como líder, o grupo continuou a actuar durante os anos 70.


Discografia

  • At Death's Door/A Place In The Sun/Gin BluesI Know That (EP, Sonoplay, 1969)
  • The Dance of Death/This Is How We Say (Goodbye) (Single, Movieplay, 1970)
  • Glory/Keep Your Love Alive (Single, 1970)
  • Music/Out Of The Darkness (Single, 197*)


    Página inicial