Pentágono


Grupo de que fez parte o músico António Garcez, mais tarde dos Roxigénio. No início de 1973 os Psico juntaram-se aos Pentágono formando os Psicágono, banda que durou pouco tempo com este nome. Os Pentágono actuaram no Festival de Vilar de Mouros de 1971; a publicidade do Festival anunciava-os como: "Pentágono, com Paulo de Carvalho".

Acompanhavam Paulo de Carvalho e, por vezes, Fernando Tordo. O vocalista "Very Nice" (Fernando Girão) saiu e entrou para o seu lugar António Garcez. Em 1971, o grupo tocou no Festival de Vilar de Mouros, onde também tocaram Elton John e os Manfred Mann. A crítica falou em "melhor banda portuguesa" no festival e em "excelente cantor". Ainda nesse ano tocaram na famosa Festa do magnata chileno Patiño, numa quinta de Colares, para um conjunto de convidados onde se encontravam os famosos actores Sofia Loren e Omar Sharif. Depois do 25 de Abril, o grupo tentou sobreviver com as festas de finalistas mas não conseguiram. Alguns músicos da banda decidiram ir para a ilha da Madeira, tocar num hotel. António Garcez ofereceram os seus préstimos aos Psico. [Em 1973 entraram três elementos dos Pentágono (António Garcez-voz, Fernando Nascimento-gtr e José Martins-baixo) para o grupo Psico].


André Sarbib

André Sarbib é um dos mais prestigiados músicos da cena jazzística portuguesa, sem nunca ter perdido a ligação à área da música popular, de onde é originário. Nos anos 60 e 70 integrou grupos de grande projecção nacional, como os Tártaros, Albatroz, Pentágono e Arte & Ofício.


Fernando Girão

Nasceu em São Paulo, Brasil, no ano de 1951. Aos 17 anos vem para Portugal com o pai, onde forma a banda de rock Pentágono.


António Garcez

Após ter passado pelos Pentágono e Psico, para além dos Arte & Ofício, em 1980 António Garcez recruta o guitarrista Filipe Mendes (que vinha dos Psico e tinha passado pelos Heavy Band e os Chinchilas), o brasileiro Betto Palumbo, na bateria e o baixista José Aguiar para dar forma aos Roxigénio, um projecto musical muito próximo do Heavy-Metal, sem influências da New-Wave.


Firmino Neiva

Toca desde 1968 (Baixo), tendo participado em vários grupos como "Turma 6" e "Pentágono" (do qual faziam parte músicos como André Sarbib e Fernando Girão, entre outros), que trabalhou com Paulo de Carvalho, destacando-se a sua participação no I Festival de Vilar de Mouros.


Página inicial