Tratamento
Depressão é uma doença altamente "tratável". Mas você não deve tentar fazer isso sozinha. Não acredite se disserem que depressão é "coisa de cabeça" e que para "sair dela" basta um pouco de força de vontade. Ninguém consegue controlar processos químicos cerebrais apenas com "força de vontade". Você também não diria a um diabético "Sai logo dessa diabete!!", não é? Não deveriam dizer isso para você também. Por isso,
é muito importante que você procure ajuda profissional.
Medicamentos
Remédios antidepressivos funcionam basicamente regulando a produção de certas substâncias no cérebro. Podem demorar qualquer coisa entre duas e oito semanas para começarem a fazer efeito. E, mesmo depois que você se sentir melhor, vai continuar a tomar o remédio por mais algum tempo. Isso é seu médico quem vai decidir.
Há muito preconceito e falta de conhecimento a respeito de antidepressivos. Isso porque os primeiros remédios desse tipo traziam o incômodo de vários efeitos colaterais. As novas gerações de medicamentos antidepressivos são mais seguras e não causam tantos efeitos colaterais, nem mudam o comportamento de ninguém.Tampouco são "pílulas da felicidade", apenas aliviam os sintomas de depressão. Ao contrário do que muitos acreditam por aí, antidepressivos não têm efeito nenhum em quem não precisa deles. Já ouvi histórias de gente tomando Prozac para dar barato...
É normal ter que fazer alguns ajustes na quantidade prescrita de remédio ou até mesmo trocar de medicação para que se descubra a melhor para você. Existem vários tipos de antidepressivos, e só você e seu médico saberão a melhor opção. Se você não se sentir bem com a medicação, converse com seu médico.
O uso de antidepressivos nunca deve ser suspenso por conta própria!
Terapia
Pode ser feita com um psiquiatra ou psicólogo. O objetivo da terapia é ajudá-la a entender a depressão na sua vida e tentar desenvolver formas de lidar com a doença. Não espere resultados imediatos. Assim como os medicamentos, a terapia também leva algum tempo para "fazer efeito" ,mas você verá resultados.
Muitas vezes faz-se uma combinação dos dois tipos de tratamento (terapia e medicação). Nem sempre os dois tipos de tratamento são necessários. Converse com seu médico.
Psicólogo ou Psiquiatra?
Depende dos seus objetivos e necessidades. Você sabe a diferença entre os dois? O psicólogo é formado em Psicologia e não pode receitar remédios. O psiquiatra se formou em Medicina, se especializou em Psiquiatria e pode prescrever medicamentos.
|