VITÓRIA NEWS
Vitória - Espírito Santo - Brasil

PONTOS TURÍSTICOS

VITÓRIA

         Praia de Camburi – Com cinco quilômetros de extensão. É a mais freqüentada e popular de Vitória. É um dos pontos de atração turística do Estado e centro de vida noturna da cidade.

         Praia do Canto – Entre as praças do Namorado e dos Desejos, com águas calmas. É recomendada para crianças.   

         Curva da Jurema – Na Enseada do Suá. Totalmente urbanizada é um ponto de atração política. No local existem vários barzinhos  que com atrações movimentam a vida noturna local.   

         Ilhas do Boi e do Frade – As águas da pequenas praias existentes nas duas ilhas são as mais claras da cidade. Das ilhas se consegue ter uma visão panorâmica da baía de Vitória.       

         Praça dos Namorados – Área de Feiras de Comidas Típicas e Artesanato, com palco para shows. Possui lanchonetes e brinquedos e quadras de esportes. Na Praia do Canto.  

         Praça dos Desejos – Fica no aterro da Comdusa na Praia do Canto. Possui pista de patinação e quadras de esportes.   

         Praça Costa Pereira – No Centro da Cidade.   

         Parque Moscoso –  Possui 48 mil metros quadrados e fica no Centro da Cidade. É o mais popular centro de lazer da Capital, dispondo de alamedas, Concha Acústica, Fonte Luminosa, Capela e lagos artificiais.   

         Praça dos Trovadores – Em frente a Praça dos Namorados e praça dos Desejos. Criada por lei Municipal de autoria da então Vereadora, já falecida, professora Etta de Assis, atendendo a um pedido da Diretoria do Clube dos Trovadores Capixabas, CTC, presidido pelo Trovador Clério José Borges. Instalada durante o Governo Municipal do Dr. Hermes Laranja.

         Escola de Arte Fafi – Antiga Faculdade de Filosofia. Fica no Centro da Cidade e no local funciona atualmente um Ponto de grande movimentação cultural.   

         Palácio Anchieta – Antigo Colégio, Igreja e Residência dos Padres Jesuítas. Fundado pelo Padre Afonso Braz. Fica na Cidade Alta. A Construção é do século XVI. Hoje abriga a sede do Governo do Estado do Espírito Santo.  No local há uma homenagem ao Padre José de Anchieta com um monumento é um túmulo.   


         Catedral Metropolitana – Fica na cidade Alta. No interior possui uma capela subterrânea onde estão sepultados os bispos da diocese do Espírito Santo. Arquitetura de estilo neogótico, com belos vitrais.   

         Capela de Santa Luzia – Na Cidade Alta. A Igreja foi construída sobre uma pequena pedra logo após a ilha ter sido habitada em 1535. É a Igreja mais antiga da Ilha de Vitória. Em suas dependências funciona a Sede da Secretaria do Patrimônio Histórico.

         Igreja do Rosário – Foi criada no século XVIII, sendo tombada pelo Patrimônio Artístico e Cultural. Fica no Centro.   

         Convento de São Francisco – É uma construção do século XVI com características do estilo colonial e Barroco. No local funciona a sede do Arcebispado de Vitória. Fica na Cidade Alta.   


         Santuário de Santo Antônio – No bairro do mesmo nome, sendo construído pelos Padre Pavonianos na década de 60. Possui três cúpulas.   

         Antiga Assembléia Legislativa – Na Cidade Alta. Prédio da antiga sede da Assembléia Legislativa Estadual, construída em 1606. Em 1912 foi remodelado e recebeu o nome de Palácio Domingos Martins, em homenagem ao herói Capixaba, um dos chefes da Revolução Pernambucana de 1813.    

         Teatro Carlos Gomes – Construído em 1927 pelo Arquiteto André Carloni, sendo uma réplica do Teatro Scala de Milão. Arquitetura de estilo neo-renascentista italiano. Na Praça Costa Pereira, no Centro.   

         Ponte Darcy Castelo Mendonça – É conhecida como a terceira ponte, que liga Vitória a Vila Velha. É um monumento arquitetônico, sendo considerado um verdadeiro espetáculo cênico da entrada da baía de Vitória. Possui cerca de 4 quilômetros.   

         Igreja de São Gonçalo – Construída em 1766 e foi tombada pelo Patrimônio Histórico Artístico e Cultural, em 1948. No Centro da Cidade.   

         Museu Solar Monjardim – Localizado no bairro de Jucutuquara é na verdade uma cópia de uma residência rural do século XIX. Apresenta peças ligadas à história da Cidade.   

         Ponte Florentino Avidos – Toda em ferro, com tecnologia alemã. Liga Vitória ao Continente no lado sul.   

         Penedo – Pedra localizada em Vila Velha, na entrada da baía de Vitória, com 136 metros de altura. Monumento natural que se apresenta como um dos principais Cartões Postais da Capital.   

         Pedra dos Dois Olhos – Fica entre os bairros de Jucutuquara e Maruípe e é conhecido como Pico de Frei Leopardi. Possui duas fossas esculpidas pela erosão semelhantes a dois olhos. Possui 136 metros de altura.

         Morro da Fonte Grande – Possui 312 metros de altura e é o local onde ficam as torres de TV e de rádio. Oferece vista panorâmica da cidade.

         Porto de Tubarão – É o maior porto de exportação de minério de ferro do mundo. Pertence a Companhia Vale do Rio Doce e está integrado a um terminal ferroviário. Fica no final da Praia de Camburi.

         Porto de Vitória – É um cais comercial que corre ao longo do centro da cidade. Situado na baía de Vitória.

         Gruta da Onça – Localizado na rua Barão de Monjardim, no Centro da Cidade. Possui área de vegetação de Mata Atlântica. Situado no Morro da Capixaba. No local existe o Parque e a estátua da Onça, que fica no alto da pedra que forma a gruta. O parque Municipal foi criado em 1988. 



============================

MAIS DETALHES SOBRE A HISTÓRIA DO ESPÍRITO SANTO,
ACESSE O SITE:
HISTÓRIA DA SERRA


Clique aqui para enviar seu recado