Data de artigo:  Julho de  , 2000,
Volume de revista:    23
Assunto:   7
Author(s):
  *Barbara Robertson 
  - 

Diferença visível 
 
Para o filme O HOMEM SEM SOMBRA ,  A Sony Pictures  Imageworks fez  um humano digital ficar invisível camada por camada 
 
Por Barbara Robertson  para  CGW World Magazine
 
É irônico que o humano mais realista já criado através da computação gráfica foi projetado para ser um efeito visual para um homem invisível. Este humano digital aparece no filme o Homem sem sombra ( the hallow man )  da Columbia Pictures , estrelado por Kevin Bacon como Sebastian Caine, cientista carismático, egocêntrico, e Elisabeth Shue como a colega dele , Linda Foster. De fato, o humano digital é  Kevin Beacon-ou melhor um modelo de CG de músculo e osso o mais proximo possivel de Kevin Bacon . 
 

Dirigido por Paul Verhoeven que dirigiu Tropas Estelares ( Starship troopers ), RoboCop, e O vingador do Futuro ( Total Recall ), o filme  e sobre um homem que fica invisível e começa a desrespeitar todas as éticas sociais. Filmes sobre homens invisíveis não são novidade, e em muitos, o herói usa a invisibilidade dele para fazer ações boas. Não neste aqui, há mais para temer do que você pode ver. Só porque você pensa que você está só não significa que você realmente está". E como ficam os efeitos visuais? O supervisor de Efeitos especiais sêniors Scott E. Anderson diz, o " Paul tirou fora todos os efeitos cômicos e começou a enfocar nos mais ameaçaradores. " 
 
Click aqui para aumentar a imagem

o Anderson começou a trabalhar no projeto da Sony Pictures Imageworks (Cidade de Culver, CA)  a dois anos atrás- em 7 de julho de 1998, " Este projeto precisou de muito planejamento desde o princípio, " ele diz. Havia o problema de criar um personagem invisível que poderia instilar medo. E havia a pergunta mais geral de como filmar um personagem invisível do nada. Mas o mais  intrigante era o modo no qual fariamos o personagem ficar invisível e visível. 

 
Em alguns filmes sobre homens invisíveis, os personagens desaparecem e reaparecem gradualmente (  fade )  do nada. Em O homem sem sombra , assistimos o  corpo se  corroer e reaparecer pedaço por pedaço, e não é um processo facíl. A revelação ou reaparecimento de uma parte do corpo so foi possível graças a um script desenvolvido por Andy [Marlowe], " diz o Anderson. " Eu soube que nós íamos ter estas várias etapas de Sebastian aparecendo e reaprecendo ao longo do filme. Isso é o que me trouxe para o projeto. Para mim, isto era um  grande desáfio ! era a aplicação certa para criar um humano digital, surpreendentemente. Ele estava certo. 
 
 " Este filme tem mais de 550 das mais dificeis cenas que já fiz " diz Anderson. Foram criados 414 cenas na  Imageworks e 155 por uma equipe da Tippett Estúdios (Berkeley, CA) foram eles que criaram as cenas de Sebastian invisível  nadando e movendo-se através de fumaça, e outras semelhantes. " Estes cenas estavam muito bonitas e a equipe de Phil [Tippett]  é muito artística, assim eles eram a escolha mais lógica para fazer estas cenas "  ele diz. 
 
Todos as cenas com o humano digital  ficaram a cargo da Imageworks onde mais que 300 pessoas trabalharam nos efeitos digitais, alguns durante quase dois anos. As ferramentas  que eles usaram incluíram os programas Alias|Wavefront (Toronto) Maya, Studio Paint, e Composer; Side Effects (Toronto) Houdini; Pixar (Pt. Richmond, CA) Photorealistic RenderMan; e Paraform (Santa Clara, CA). Ao redor de dois-terços das cenas da Imageworks envolveram o Sebastian invisível; e um terço envolveram o humano digital ou o gorila. Havia mais de 100 cenas de um humano que não era real  correndo ao redor do set de filmagens, " Falou Anderson . 
 
Corpos Dificeís 
Isto não é somente uma concha de um humano com um esqueleto dentro. Até que a equipe da Imageworks terminasse, eles tinham criado dois dos modelos geométricos mais complexos construídos para um filme: o humano digital construido para reproduzir Kevin Bacon com tanta precisão quanto possível, e um gorila digital. Ambos os modelos são anatomicamente perfeitos deste os  vasos capilares as maçãs do rosto, do estomago a escápula, do músculo a menbrana. 
 
 Aqui esta o porque: Em uma cena do começo do filme, Sebastian, Linda, e vários outros cientistas que trabalham em um laboratorio subterrâneo secreto está a ponto de injetar em Isabelle, uma gorila que eles já fizeram invisível, com um soro de antídoto. Nós vemos a depressão feito pelo corpo dela na cama, as correias que seguram os braços dela e pernas, mas nada mais. Eles lhe dão o soro, e assim que o soro começa a fazer efeito, nós podemos ver o sangue dela começar a fluir por veias que parecem flutuar no ar. E um efeito incrivel, e depois disso, a forma de um gorila é revelada enquanto o seu sistema circulatório vai enhendo-se com o soro. E então, ossos, orgãos, e tiras de músculos começam a aparecer. A batida do coração dela é irregular e os cientistas tomam medidas de  emergência para a mante-la viva. Mais orgãos aparecem, então músculos, e finalmente pele e cabelo, e nós vemos totalmente e vivo um gorila em CG amarrado na cama do laboratório. 
 
Um tempo depois, o próprio Sebastian testa o soro nele mesmo , O soro produz um efeito horrivelmente doloroso, e nós  assistimos ele se contorcer  em agonia, cabeça lançada para trás , músculos que enrijecem lentamente enquanto o corpo dele corroe lentamente. A pele dele fica translúcida, então transparente, então desaparece e revela uma capa de músculos com veias e artérias por cima . Fibras de músculo se desintegram e revelam os orgãos e ossos abaixo. O sistema circulatório fica mais evidente. Finalmente, não permanece nada menos que os ossos dele. O corpo dele fica imovel. E então os ossos se corroem lentamente até a total invisibilidade. 
 
Esta é a última cena na qual Kevin Bacon aparece no filme na forma corpórea dele; porém, ele executa o papel de Sebastian ao longo do filme. A animação humana que nos fizemos foi  completamente baseada no desempenho de Kevin e é incrivelmente detalhada e realista ". 
 
Super Modelos 

Trabalhando por fotografias, cyberscans, e medidas detalhadas de Beacon, e com ajuda de professores de anatomia, uma equipe de  seis-pessoas conduzida por Wayne Kennedy começou a usar Maya para criar os modelos de NURBS em 1998. 
 
Eles começaram pelo esqueleto usando informações de medidas de pele e de informações de peritos em anatomia para criar a espinha de Sebastian. " Walt Hyneman que  não esta mais aqui, fez o trabalho para determinar onde os ossos se sentariam na pele de Kevin , isso  era importante porque se os ossos estivessem fora do lugar, os músculos estariam também, " Kennedy explica. " Se isso não fosse feito, nós teríamos um músculo que saltaria fora  pela pele ". Kennedy estima que so no dorso, ele esculpiu mais de 200 músculos e os prendeu a ossos. " É muito complexo porque eles tiveram que dobrar e mover como  músculos reais " ele diz. " Se nós não estivéssemos feito isto , os musculos saltariam foara da pele na animação quando a geometria está deformada, assim nós tivemos que ser muito atentos onde nós os prenderiamos. Além disso, por causa das técnicas de matização  que a equipe usaria depois, os músculos não puderam ser formas planas de geometria; cada músculos  tinha que ter volume-até mesmo  os minúsculos inclusos entre as costelas. Ele é anatomicamente correto  e completo " Sim, " diz Kennedy " Absolutamente. " 
 
Click aqui para aumentar a imagem

O Sebastian digital tem uma boca interna completa com uma língua realista e uma garganta. " Nós poderíamos  fazer ele engolir se séssemos, " diz edy . Todos os orgões dele etão  lá - o coração com todas suas câmaras, os pulmões, o cerebro, estomago, intestinos, e assim sucessivamente. " Os intestinos eram inacreditavelmente difíceis porque eles são firmemente apertados e nós não quisemos espaço vazio entre as superfícies, " ele diz. Espaço vazio sempre era uma preocupação. Por exemplo, o sistema circulatório que é tão complicado e finamente detalhado que quando visto só pode sugestionar a forma do corpo inteiro, é tecido de fato entre e ao redor de todos os músculos, orgãos, e ossos. O modelo de Sebastian, quando visto onscreen, é tão denso em geometria que  quase parece solido. 

 
O gorila compartilha algumas das mesmas geometrias. O orgãos foram construídos primeiro para o gorila, então redimensionados para Sebastian e semelhantemente, foram construídas os braços de Sebastian e pernas primeiro e redimensionados para o gorila. Aparte de gênero (o gorila é fêmea), a diferença principal nos dois é a cabeça. Aparte da variação óbvia em tamanho e forma, a cabeça de Sebastian e face precisavam se parecer com  Kevin Bacon, e esta é a única parte do modelo que não é quase totalmente anatomicamente  precisa. Desde que não haveria nenhuma pele em cima dos músculos e nenhuma capa gordurosa entre eles , os modeladores alteraram a forma dos músculos para ajudar a fazer o " músculo facial " se parecer mais com a face de Bacon. 

Barbara Robertson é Editor Sênior, Costa Ocidental, para 
Computer Ghaphics World Magazine

 

DENTRO DA ESTORIA
 
115 cenas com o humano digital (o Sebastian) ou gorila (Isabelle) 
Cada modelo digital inclui : 
65,227 artérias procedurais, veias, e nervos (42,303 para Isabelle) 
50,000 curvas procedurais geraram os vasos capilares 
10,000 a 50,000 fibras de músculo (40,000 tipicamente em 
Sebastian ) 
10,000 mapas de textura pintados 
3150  pedaços de physiqued modelados (não incluso
objetivos de animação faciais, modelos cenas-específicas dos mode-
los) 
300 a 400 bones 
20 orgãos internos

 

© Copyright 2000 
1