SIGNOS
|
Os 12 signos, Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário, Peixes, representam os padrões primários de energia.
Quando falamos que somos de determinado signo, estamos nos referindo ao signo em que estava passando o Sol na hora do nascimento. Realmente este é um dos ponto mais importantes do mapa natal, porém uma análise astrológica profunda e séria, é muito mais do que apenas a verificação do signo solar.
Esta abordagem descreve os signos de uma forma geral e se aplica tanto ao Sol como aos demais planetas. Assim, podemos não ter o Sol em em Libra, por exemplo, mas temos Mercúrio, que representa nossa forma de pensar e comunicar, neste signo, desta forma temos uma faceta de nossa personalidade com as características Librianas. Devemos portanto considerar todos os outros pontos (planetas) do mapa, em seus respectivos signos, seus interaspectos, e as casas onde se encontram. Somente desta forma obteremos um perfil mais detalhado, com as características particulares de cada um.
O círculo do Mapa Astrológico, o Zodíaco, é a representação gráfica da eclíptica, trajetória aparente que o sol descreve anualmente ao redor da Terra. Esta eclíptica foi dividida em 12 segmentos fixos e iguais, de 30o cada um, os Signos, que receberam o nome das constelações, pelas quais passa o sol em seu movimento anual, perfazendo um total de 360o, equivalentes aos 365 dias do nosso calendário, e correspondendo a uma volta completa da Terra ao redor do Sol
O ponto do espaço em que a eclíptica cruza o plano de equador terrestre no equinócio de primavera, o ponto vernal norte, é definido como o ponto de início no Zodíaco Tropical, o 0o de Áries.
O ano astrológico começa portanto, no equinócio de primavera no hemisfério norte, outono no hemisfério sul.
|
Existem dois sistemas utilizados em astrologia que são: o Zodíaco Tropical e o Sideral. O mais utilizado no ocidente e que vamos considerar é o Tropical. O zodíaco Sideral é móvel e o Tropical fixo. Na época em que este Zodíaco foi idealizado, a aproximadamente dois mil e poucos anos atrás o ponto vernal encontrava-se na constelação de Áries e por isso o primeiro signo recebeu o nome desta constelação. Depois disso, pela precessão dos equinócios, o ponto vernal deslocou-se, encontrando-se atualmente na constelação de Peixes, já bem perto da constelação de Aquário. Como no Zodíaco Tropical, o primeiro signo é sempre contado a partir do equinócio de primavera no hemisfério norte, o Zodíaco tropical e o sideral atualmente não coincidem.
Não devemos portanto confundir as constelações que tem um tamanho variável, com os signos astrológicos, que tem um tamanho fixo e representam um duodécimo simbólico do círculo completo.
E devemos por fim nos lembrar do que foi dito anteriormente, que no zodíaco tropical a posição dos signos, devido ao movimento de precessão dos equinócios, atualmente não corresponde à posição das constelações.