HBM
Consultores Associados Ltda.Planejamento Estratégico
Base para o sucesso
*Márcio W. Fortunato.
Planejamento Estratégico de uma empresa, como o próprio nome já diz, é elaborado a partir do nível hierárquico mais elevado de uma organização, o estratégico.
Para que realmente ofereça um resultado positivo, é necessário que seja bem implementado, com um levantamento fiel de dados de que se necessite, com um análise séria e uma estruturação adequada de cada passo que caracterizar o Plano Estratégico. Este tipo de plano, é extremamente difícil de ser realizado, porque pode envolver uma série de mudanças dentro de uma empresa, para poder chegar aos objetivos enumerados nas várias etapas do Plano. Paralelamente a isso, este trabalho gera um comprometimento muito grande dos dirigentes para com a empresa, já que as estratégias pré-definidas e os planos de ação para a efetivação das estratégias devem ser seguidos à risca, e de fato cumprida a agenda definida. Um detalhe esquecido, ou um compromisso atrasado pode por em risco todo o sucesso do trabalho.
É muito comum nas organizações que se propõem a realizar este tipo de Planejamento depararem-se com inúmeras dificuldades, desistirem ou elaborarem projetos que não reflita a real situação da empresa - transformando-se em "Planos de Papel".
A ajuda desempenhada por uma consultoria séria e competente é decisiva para o alcance deste tipo de Projeto. Pois, uma visão externa, técnica, isenta dos efeitos dos limitadores internos, comuns a qualquer organização, possibilita que uma multiplicidade de fatores possam ser analisados e a visão de futuro a ser projetada surge com muito mais riqueza de detalhes.
Temos que ter muito cuidado na escolha deste elemento externo que jamais pode ter um papel centralizador e sim de facilitador no processo de tomada de decisões. Sua função deve ser sempre de fornecer o método, o roteiro para a elaboração, sempre no sentido de questionar, aprofundar pontos obscuros e nunca de tomar em sua mãos o que é função e responsabilidade, única e exclusiva dos dirigentes de uma organização - serem os arquitetos do seu próprio sucesso.
* Administrador de empresa, cooperativista e sócio-gerente da HBM Consultores Associados.