HBM
Consultores Associados Ltda.Consultoria de Risco ???
Antes de definirmos esta modalidade de contrato em consultoria, é necessário que façamos uma pequena discussão: o que é consultoria e quais os seus aspectos positivos e negativos.
Consultoria é antes de tudo um suporte, um apoio, uma nova opinião diferente sobre o seu negócio.
O principal ponto positivo que pode trazer uma consultoria é a visão externa do problema, o ponto de vista de quem não faz parte do conjunto de dificuldades e desafios que a organização atravessa no seu dia-a-dia.
A escolha deste apoio, deve ser criteriosa, cercada de extremo cuidado e responsabilidade pois esta é a garantia contra aventuras infrutíferas e até possíveis danos para o seu patrimônio.
Outro fator, que devemos levar em conta na escolha, são os resultados, o que este apoio externo trará em benefícios, isto é, produtos concretos, mensuráveis e verificáveis, a tradução em lucro líquido das mudanças e correções efetuadas - este é o ponto de partida do contrato de risco.
As consultorias sérias e competentes estão adotando esta modalidade de contrato, pois demonstram que estão realmente em parceria com seus clientes. Praticam o jogo do ganha-ganha, onde não há perdedores. De um lado temos a empresa com resultados além dos obtidos com os métodos atuais de gestão e, por outro, a consultoria colhendo os frutos do seu trabalho eficaz com o máximo empenho na otimização de processos e de obtenção de melhorias.
Muito se tem ouvido de "profissionais" empenhados em vender programas de qualidade, marketing total, administração por objetivos, re-engenharia e um infindável número de soluções para o sucesso empresarial.
De fato existe uma série de instrumentos novos e até úteis em determinado contexto. O que o gestor deve ter sempre presente é que toda organização é complexa e única. Isto é, deve ser analisada dentro de seu contexto, de sua história, de suas perspectivas e formulado não um remédio específico para um sintoma, mas a busca da saúde organizacional, a situação que lhe permita sobreviver e desenvolver-se globalmente.
O contrato de risco é a fórmula que permite a certeza do empresário que, além de despesas mínimas de operação, não terá que fazer os elevados e incertos desembolsos dos contratos normais de consultoria. Pagará à medida do resultado obtido, um percentual do diferencial do resultado.
Isto é, após a apuração mensal de um balancete gerencial de resultados, que assinalará a situação atual, o marco zero do contrato, que, por exemplo, tenha o valor de X. Todo o resultado X+1, que a consultoria conseguir, seja por tranferência de tecnologia, otimização de processos, treinamento, enfim utilizando-se de toda e qualquer ferramenta gerencial, o empresário pagará um percentual justo e apenas desse ganho obtido.
Poderá ser feito também este contrato pelo resultado alcançado ou por outros indicadores combinados tais como: sobras, produtividade, retrabalho, custos, receita bruta etc.
Enfim, é um moderno estilo de relação de troca no sentido mais elevado da concepção do termo.
Cria oportunidade para profissionais competentes demonstrarem seus serviços e progresso para as organizações com segurança e livres de aproveitadores de ocasião.
Apresentação
Gestão para um novo milênio
Empresa