HBM Consultores Associados Ltda.

Diagnóstico

Organizacional

*Hirã Soares Justo

Há vários entendimentos sobre o conceito de diagnóstico e de seus propósitos. Todos, contudo, concordam que existe a idéia de ação, onde ele terá o caráter de preparar o caminho para a atuação do agente de mudança ou intervenção nos processos de uma organização.

Distingue-se da pesquisa pura, onde objetiva-se entender algo.A diferenciação é importante pois ela implica em uma definição fundamental: se temos como objetivo simplesmente a compreensão, a identificação dos problemas, a postura do elemento realizador do diagnóstico é passiva, limita-se à observação e o diagnóstico é um fim em si mesmo.

O agente de mudança deve pesquisar os recursos da organização, seus resultados, as políticas e padrões de administração, buscando identificar, ou definir mais precisamente, suas forças e fraquezas e os problemas-chave que inibem a normalidade das operações ou impedem o seu ulterior crescimento.

O diagnóstico é encetado como o primeiro passo de um trabalho de consultoria, que, diante de uma perspectiva, do gestor do negócio, de superação dos entraves internos e busca de novos padrões de competitividade, deve ter continuidade.

Não podemos esquecer que o conhecimento da realidade objetiva da empresa é sempre incompleto e obtido por sucessivas aproximações.

O contexto subjetivo que engloba as políticas, o clima organizacional, as atitudes e reações, a filosofia da empresa, o aspecto emocional de todas organizações, etc., levam-nos a destacar a relativização dos dados obtidos.

Diagnóstico é, em síntese, um retrato multicolorido, abrangente e complexo da organização, pintado à luz das experiências, dos princípios (teoria) e impressões (fatores de ordem subjetiva e objetiva) e realizado em um período de tempo específico.

Deve ter três características, básicas:

sistemático - pois é resultado de um sistema testado e organizado de levantamento de dados;

amplo - contém uma visão global de toda a organização em seus múltiplos aspectos e interações;

contínuo - deve se destinar a um objetivo de melhoria, superação ou transformação, ser o ponto de partida para um processo de ajustes, otimizações ou mesmo de controle, servindo como referência para futuras comparações, em um processo dinâmico de auto superação.

* Administrador de empresas, cooperativista e profissional da HBM

Página Inicial