HBM Consultores Associados Ltda.

Organização Estratégica

Com Vista a Contingência Ambiental

*Oscar Luiz da Silva Júnior M.s.

A história das empresas revelou que todos os empresários de sucesso, além do trabalho árduo, souberam aproveitar as oportunidades que desfilaram pelo mundo dos negócios. Essa realidade nem sempre foi clara através dos tempos, pois os reflexos percebidos das mudanças ocorridas no mundo dos negócios levavam muito tempo para se materializar, fazendo com que as pessoas construíssem uma cultura que ora valorizasse o esforço e ora valorizasse o oportunismo.

A realidade contemporânea está marcada de um lado pela comunicação instantânea do fato social, político e econômico, de outro lado pela possibilidade de qualquer pessoa participar. através da comunicação, como ator no processo decorrente, intervindo nas conseqüências do mesmo. Isso significa que, além do trabalho árduo, é preciso uma vigília permanente do contexto sócio, político e econômico uma vez que as oportunidades não mais desfilam, elas são instantâneas.

Aqui, se faz necessário fazer uma distinção para os fatos econômicos, em especial para aqueles que acontecem no mercado, onde a lógica é, hoje, o foco no satisfação dos desejos dos clientes. Clientes satisfeitos são clientes mantidos - clientes insatisfeitos são clientes que precisarão ser reconquistados. Nesse sentido, vale lembrar que custa mais caro para a empresa reconquistar um cliente do que mantê-lo.

É nesse espaço que a empresa vai adotar uma estrutura organizacional que permita a melhor adequação possível dos seus meios humanos e materiais com vistas a atingir o objetivo de satisfazer o desejo dos clientes, ao mesmo tempo propiciar o lucro indispensável à manutenção e a continuidade da empresa. Somente satisfazer o cliente não é suficiente, é fundamental ter lucro.

O lucro sempre é uma relação entre o preço de venda e o custo praticado por cada unidade de produto ou serviço produzido e vendido pela empresa. Entretanto, algumas considerações merecem ser submetidas à reflexão:

Isso posto, eis aqui a grande interrogação: "como organizar os meios materiais e humanos (os custos) de tal sorte que se pratique o preço de mercado e se remunere o lucro da empresa?"

A questão proposta é perfeitamente factível e será aprofundada na próxima ediçâo. Até lá e reflita um pouco.

 

* O autor é consultor de empresas e professor universitário.

Página Inicial